Os desenvolvedores de software chamam o Perl de "Fita adesiva da Internet" porque a linguagem de programação se presta a correções rápidas e fáceis de problemas de dados. Criado no final dos anos 80 pelo desenvolvedor de software Larry Wall, o surgimento do Perl coincidiu com a crescente popularidade da Internet e o início da World Wide Web. Perl veio do ambiente Unix e tem muitas características em comum com outros softwares Unix.
Objetivo
Perl é uma linguagem de programação de alto nível que se destaca no processamento sofisticado de arquivos de texto e, entre outros usos, pode gerar saída de Hyper Text Markup Language para páginas da Web. Inclui interfaces para incorporar bancos de dados, tornando a linguagem adequada para e-commerce, fóruns, blogs e outros sites dinâmicos e orientados por dados (Ver Referência 4). Além dos aplicativos da Internet, o Perl é útil para tarefas diárias de administração do sistema, relatórios e manutenção.
Plano de fundo Unix
Perl se originou em computadores baseados em Unix e continua sua popularidade em máquinas Linux. Sua sintaxe se baseia fortemente em linguagens de script de shell Unix, bem como em utilitários de processamento de texto C, C++ e Unix, como "awk". Versões do Perl também estão disponíveis para Microsoft Windows e Mac OS X.
Idioma interpretado
Em uma linguagem compilada tradicional, como C, COBOL e FORTRAN, o programador escreve um arquivo fonte na linguagem de sua escolha e, em seguida, usa o programa compilador da linguagem para criar um arquivo executável que o computador executa diretamente. Por outro lado, um programador Perl executa primeiro o interpretador Perl, depois escreve e executa o código dentro do interpretador. O interpretador é um ambiente interativo que facilita a programação. O programador também pode executar o código Perl a partir de uma linha de comando como este exemplo ilustra:
c:>perl nomedoprograma.pl
Aqui, "prgramname.pl" é um arquivo de texto contendo um programa Perl.
Pontos fortes e fracos
A principal força de Perl é a velocidade de desenvolvimento; sua sintaxe concisa permite que os programadores escrevam códigos poderosos rapidamente. A linguagem emergiu como um player significativo, com uma base de desenvolvedores que algumas estimativas colocam em mais de 1 milhão (consulte a Referência 5). No entanto, a sintaxe densa dos programas Perl também funciona contra ela, tornando os programas difíceis de ler e depurar.