A tecnologia tornou a comunicação muito mais conveniente de várias maneiras - mas, infelizmente, nem todas são positivas. Hoje em dia, um valentão não precisa estar fisicamente perto de suas vítimas para atormentá-las. Mensagens de e-mail ameaçadoras, mensagens de texto abusivas a qualquer hora do dia ou da noite ou perfis falsos de mídia social assediando você pode fazer com que pareça impossível escapar de agressores sem nome. No entanto, se você procurar ajuda, os cyberbullies podem ser pegos e impedidos.
Rastreamento de cyberbullies
Os cyberbullies podem parecer escondidos atrás do anonimato quando atormentam suas vítimas de longe, mas o mundo digital mantém registros meticulosos. Quando um valentão envia uma mensagem de texto, uma operadora tem um registro de quem está pagando pelo serviço telefônico do número; quando os agressores fazem login em sites, esses serviços registram seu endereço IP. Quando eles enviam e-mails ameaçadores, esse e-mail tem informações de endereço IP no cabeçalho que levam de volta ao remetente.
Investigações policiais
Embora os cidadãos não tenham necessariamente a autoridade para obter todas as informações que podem levar de volta a um cyberbully, a polícia tem. As unidades de crimes cibernéticos têm capacidade técnica para rastrear essas trilhas digitais e autoridade para obter endereços IP e os nomes dos titulares de contas. Enquanto alguns cyberbullies são mais adeptos do uso de tecnologias para cobrir seus rastros do que outros, uma combinação de investigação cibernética e trabalho policial antiquado dá às autoridades uma boa chance de pegá-los.
Políticas de sites antibullying
Muitos sites importantes como Facebook, YouTube e Twitter não toleram cyberbullying ou outros comportamentos abusivos de seus usuários. Se você relatar esses comportamentos à equipe do site, isso dará a eles a oportunidade de agir. Isso pode assumir a forma de advertências formais, suspensão da conta ou até mesmo encerrar completamente a conta do agressor.
Não fique em silêncio
A única maneira de os cyberbullyings serem inalcançáveis e imparáveis é se você ficar em silêncio quando estiver sofrendo cyberbullying. Se os pais ou professores não souberem o que está acontecendo, ninguém saberá para começar a procurar. Se você não denunciar agressores on-line, os sites não saberão que devem fechar suas contas. Salve o que os valentões te mandam como prova e conte a alguém. Uma vez que você diz às pessoas que está sendo intimidado, os pais, funcionários da escola e até a polícia podem ajudar a acabar com isso.