Dispositivos de entrada são aqueles usados para trazer informações para um computador, sejam essas informações inseridas diretamente por um usuário com um dispositivo como um teclado ou mouse ou obtidas de observações por meio de um dispositivo como um scanner ou microfone. O número de tipos de dispositivos de entrada cresceu nos últimos anos, à medida que mais e mais tipos de hardware passaram a ser informatizados.
Tipos de dispositivos de entrada
Alguns dispositivos de entrada são manipulados diretamente pelos usuários para inserir dados e enviar comandos. Exemplos comuns incluem teclados e mouses de computador. As telas sensíveis ao toque de smartphones e laptops também se enquadram nessa categoria, assim como os touchpads que são substitutos comuns dos mouses em muitos laptops.
Alguns usuários podem preferir dispositivos de entrada mais especializados para determinadas tarefas. Por exemplo, jogadores frequentes de videogame geralmente preferem controladores de videogame especializados que podem ser conectados a PCs para jogos. Eles são semelhantes aos controladores usados nos sistemas autônomos de console de videogame.
Artistas e designers costumam usar outro tipo especializado de dispositivo de entrada conhecido como mesa de desenho. Isso permite que os usuários desenhem em um bloco digital com uma caneta eletrônica, da mesma forma que desenhariam com uma caneta ou lápis tradicional em um tablet de papel.
Dispositivos de entrada mais esotéricos, como pedais ou dispositivos portáteis que podem enviar sinais no estilo de mouse, também existem para aplicações especializadas, como avançar slides com as mãos livres ou sem a necessidade de sentar na frente de um computador.
Dispositivos de entrada de áudio e vídeo
Computadores modernos e telefones inteligentes também incluem dispositivos de entrada projetados para capturar áudio e vídeo. Muitos telefones e laptops incluem uma câmera projetada para capturar a entrada visual e um microfone projetado para capturar sinais de áudio, tudo em um formato digital que o computador ou telefone pode entender. Microfones externos e câmeras também podem ser conectados.
Os microfones também são usados como entrada em alto-falantes inteligentes, como os dispositivos Amazon Echo e Google Home, que se comunicam com os usuários principalmente ou inteiramente por meio de som.
Os scanners são outro tipo comum de dispositivo de entrada visual. Estes incluem scanners de mesa e portáteis usados para capturar documentos, bem como os scanners de código de barras comumente usados em lojas de varejo para identificar produtos e consultar preços.
Dispositivos de entrada científica e industrial
Aplicativos mais especializados geralmente exigem dispositivos de entrada mais especializados. Por exemplo, instrumentos científicos como microscópios e telescópios podem ser conectados a computadores para capturar imagens de objetos minúsculos ou distantes no céu.
Dispositivos industriais, incluindo sensores de pressão e temperatura usados em fábricas e ambientes similares, também podem ser usados como dispositivos de entrada de computador.