O termo digitalização tem sido usado há muito tempo no sentido geral para descrever qualquer conversão de informações analógicas, como texto, imagem ou som, em um formato digital para armazenamento, transmissão e processamento de computador. Nesse sentido, um digitalizador é qualquer dispositivo que realiza a digitalização, como um scanner de imagem. No entanto, a introdução do tablet e do smartphone levou a um uso mais especializado do termo digitalizador para descrever dispositivos que funcionam em conjunto com telas sensíveis ao toque.
Digitalizadores de tablets e smartphones
Um dos maiores problemas com a tecnologia de toque baseada em dedos usada por muitos tablets e smartphones é a dificuldade que muitos usuários têm na execução de tarefas complexas usando o toque. Um digitalizador que melhora a precisão do toque está embutido nas telas de alguns tablets e smartphones. Outros usam um dispositivo digitalizador, como uma caneta, para permitir que os usuários especifiquem os locais na tela com mais precisão. Existem três tipos comuns de digitalizadores de tela sensível ao toque:passivos, ativos e duplos.
Digitalizadores passivos
Um exemplo de digitalizador passivo é uma caneta de plástico que você usa em uma tela sensível ao toque para aumentar a precisão. Esse tipo de caneta, também conhecida como caneta capacitiva, é detectada pela tela sensível ao toque como se fosse um toque de dedo. Nenhuma comunicação ocorre entre a caneta e a tela de toque.
Digitalizadores ativos
Um digitalizador ativo na tela de um tablet ou smartphone pode detectar quando um tipo especial de caneta está perto da tela ou a toca. Isso é feito por uma grade de sensores integrada à tela e uma caneta digital (sem necessidade de bateria) que envia um sinal de volta à tela para que sua localização possa ser calculada. A caneta digitalizadora pode ter botões, semelhantes aos botões de um mouse, fornecendo entrada e controle adicionais.
Há vantagens nos digitalizadores ativos sobre os passivos, incluindo o mascaramento de toques acidentais dos dedos ou da palma da mão enquanto a caneta está em uso. Como esses digitalizadores são sensíveis à pressão, uma prensa mais firme pode ser representada com um traço mais grosso ou mais ousado. Eles são os digitalizadores preferidos para caligrafia em tela sensível ao toque.
Digitalizadores duplos
Um digitalizador duplo fornece recursos de digitalizadores ativos e capacitivos, permitindo que um usuário empregue dedos ou uma caneta digitalizadora para diferentes tipos de interação. Os dedos podem ser usados com a GUI (interface gráfica do usuário), enquanto a caneta digitalizadora pode ser usada para desenho ou escrita detalhada. Isso fornece a precisão de um digitalizador ativo com a facilidade de uso da tela de toque capacitiva, permitindo que os usuários alternem perfeitamente entre os dois modos de operação.