Indivíduos que imprimem conteúdo regularmente podem descobrir que perderam acidentalmente um documento impresso recentemente e não têm mais o arquivo necessário para recriá-lo. Situações como essa parecem um pesadelo, mas definitivamente não precisam ser. Felizmente, vários programas de hardware e software de impressora que estão sendo desenvolvidos hoje fornecem aos usuários ferramentas para arquivar seus documentos impressos, garantindo que uma cópia esteja a apenas um clique de distância em momentos de necessidade. Com isso em mente, as chances de você conseguir recuperar documentos impressos não salvos, embora talvez não totalmente a seu favor, são certamente melhores do que em qualquer momento no passado.
Recuperação de arquivo de impressão:registro de impressão
Se você poderá ou não recuperar arquivos impressos depende muito do software e hardware que você está usando e das configurações configuráveis em seu computador. Como primeiro passo, você deve habilitar o registro de impressão em seu sistema operacional. Em um computador Windows, isso pode ser feito abrindo o "Visualizador de Eventos", que é acessível através da janela "Executar" digitando "eventvwr.msc" imediatamente após o comando "Abrir".
Uma vez que o Visualizador de Eventos foi aberto, você precisará acessar a pasta "PrintService". Essa pasta específica contém todos os controles operacionais relevantes para usuários que desejam ajustar o funcionamento detalhado de sua impressora. Dentro deste menu, você pode clicar com o botão direito do mouse na guia "Operacional" e selecionar "Ativar registro" para ativar o registro de impressão.
Acessando o registro da impressora
Deste ponto em diante, o nome do arquivo de qualquer documento que você enviar para sua impressora será arquivado. Você pode imprimir uma lista completa do registro da impressora abrindo primeiro o menu "Dispositivos e impressoras" no menu "Configurações" e selecionando a opção "Ver o que está sendo impresso" disponível clicando com o botão direito do mouse no ícone da impressora designada.
Reimprimir um documento da memória da impressora
Quando chegar a hora de imprimir seu documento, você provavelmente terá a opção no menu da impressora para salvar o documento em questão como PDF. Isso pode ser particularmente útil se você estiver imprimindo um grande número de documentos diariamente e estiver preocupado com a possibilidade de esquecer inadvertidamente de salvar parte do conteúdo em questão.
Os arquivos que você optar por salvar como PDF durante o processo de impressão normalmente serão salvos em um único local, tornando a recuperação desses documentos um processo relativamente simples. Combinado com as oportunidades de registro mencionadas anteriormente, você poderá avançar com um registro completo de seus documentos impressos e cópias de backup em PDF disponíveis no disco rígido do seu computador e no cache da impressora. Sem recorrer à compra de software de impressão de terceiros, as etapas descritas aqui representam as opções mais eficazes para criar com sucesso um registro digital de todos os documentos impressos no histórico recente.