Os parafusos de laptop geralmente funcionam bem com cabeças pequenas que exigem um tamanho específico de chave de fenda. Se o parafuso for apertado demais ou a chave de fenda for do tamanho errado, a cabeça pode descascar, não deixando como controlar e girar o parafuso. Isso é um incômodo sério, e remover o parafuso nem sempre é uma tarefa fácil. Uma variedade de métodos diferentes pode ajudar a recuperar o controle e remover um parafuso desmontado dos laptops.
Tamanho da chave de fenda
Pare de tentar remover o parafuso no momento em que ele começar a se soltar. Os parafusos do laptop são macios e a situação pode piorar rapidamente. Depois de parar, mude para uma chave de fenda um pouco maior. A chave de fenda maior pode agarrar a cabeça com firmeza e remover o parafuso.
Se a chave de fenda maior falhar, mude de uma cabeça Phillips para um estilo de cabeça chata. Quando um parafuso se descola, as reentrâncias não se encaixam mais exatamente, e mudar para uma chave de fenda mais simples pode ajudar a segurar a cabeça. Brinque com tamanhos diferentes até que a chave de fenda pegue e gire a cabeça.
Se esse processo falhar, o parafuso provavelmente estará totalmente desmontado e uma chave de fenda sozinha não é a solução provável. São necessárias medidas adicionais para segurar o parafuso o suficiente para girá-lo. Algumas voltas geralmente são suficientes para expor o suficiente da cabeça para segurá-la e removê-la com um alicate.
Use alicate
A maioria dos parafusos de laptop são embutidos e são difíceis de segurar com um alicate. Use o melhor alicate de ponta fina que encontrar para segurar o parafuso. Idealmente, uma pequena parte da cabeça fica exposta e você pode segurar a cabeça inteira para girar o parafuso para a esquerda. Às vezes, é adequado obter um aperto inserindo um nariz na ranhura onde a chave de fenda normalmente vai e outro ao longo da borda da cabeça.
Use um aperto leve com o alicate para evitar mais danos ou quebrar o parafuso. Esses parafusos delicados não podem suportar a mesma pressão que os parafusos típicos de madeira ou metal. Use alguma sutileza e continue girando o parafuso até que seja completamente removido.
Experimente um elástico
Um elástico pode preencher os espaços vazios e fornecer aderência para uma chave de fenda. Corte um elástico com uma tesoura e coloque-o na cabeça do parafuso. Pressione a chave de fenda no parafuso e use pressão enquanto gira para pegar e torcer o parafuso. A chave de fenda comprime o elástico e melhora a aderência do parafuso.
Se o parafuso estiver completamente desmontado, o elástico não terá ranhuras para preencher e esse método pode não funcionar. No entanto, vale a pena tentar e pode dar algumas voltas para soltar o parafuso. Uma vez que o parafuso é afrouxado, o restante do trabalho é facilmente concluído com um alicate.
Perfurar
Perfurar o parafuso é o último recurso. Perfurar os parafusos não é grande coisa na maioria dos casos, mas os parafusos dos laptops são pequenos e a perfuração pode danificar permanentemente as roscas. Perfurar é difícil porque você deve encontrar uma broca ligeiramente menor que o tamanho do parafuso.
Escolha uma broca de metal e primeiro perfure a uma profundidade rasa. A ideia aqui é fazer uma pequena impressão na cabeça do parafuso. Agora tente remover o parafuso com uma chave de fenda. Repita o método do elástico, se necessário. O novo divot pode fornecer tração suficiente para prender e torcer o parafuso.
Se a cabeça do parafuso não fornecer aderência após a perfuração, perfure cuidadosamente todo o parafuso. A perfuração raramente é necessária, e um excelente controle é necessário para evitar o alargamento do orifício do parafuso. Tenha cuidado e remova completamente o parafuso antes de inserir um substituto.