>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como testar se as baterias de 1,5 v ainda estão boas


Testar as baterias garante que elas estejam carregadas e prontas para uso. Operar um dispositivo sem saber que as baterias estão carregadas significa que eles podem não funcionar conforme o esperado, fazendo com que o dispositivo não funcione. Vários métodos simples estão disponíveis para testar e determinar rapidamente se uma bateria está carregada e funcional.

Use um multímetro


O meio mais eficaz de testar uma bateria é com um multímetro. Você pode testar baterias AA e outros tipos e estilos de bateria com o dispositivo. O medidor mostra a saída de tensão, que indica se a bateria está fraca, descarregada ou funcionando normalmente. Nem todo mundo tem um multímetro à mão, e outros métodos de teste estão disponíveis para pilhas alcalinas AA e AAA.

Os tipos familiares de pilhas AA e AAA são de 1,5 volts e as versões recarregáveis ​​são de 1,25 volts. Você pode se perguntar em que tensão uma bateria de 1,5 V está morta. Se a bateria testar a menos de 1,3 volts no multímetro, ela não funcionará mais corretamente e deverá ser substituída.

Para executar o teste, defina o multímetro para a configuração DCV e defina a tensão para 20 para que ele possa ler acima da tensão da bateria. Isso simplesmente coloca os recursos de leitura em um intervalo seguro. Toque o clipe preto no lado positivo e o clipe vermelho no lado negativo da bateria para ler a voltagem. Uma leitura de 1,3 a 1,5 volts significa que a bateria está boa.

Uma bateria nova pode mostrar um nível de tensão mais alto. Ler em 1,6 ou um pouco mais alto não é incomum, e esta é a razão para definir o DCV para um nível de 20 volts como o limite máximo.

O teste de queda


Um voltímetro ou multímetro é um exagero para testar algumas baterias domésticas. Se uma estiver prontamente disponível, faz sentido usá-la, mas, caso contrário, um simples teste de queda pode revelar a condição das baterias alcalinas. A composição química das baterias alcalinas muda quando a bateria está descarregada, e a forma como uma bateria reage quando cai revela o status da carga.

Segure a bateria verticalmente, alguns centímetros acima de uma superfície dura e solte a bateria. Uma boa bateria aterrissa com um som sólido e fica em pé. Uma bateria ruim salta e cai. Este teste é simples e determina rapidamente quais baterias vale a pena manter.

Tenha em mente que este teste funciona apenas para baterias alcalinas. Os tipos de bateria de lítio requerem um voltímetro ou um teste de dispositivo para determinar se são funcionais. A composição química não muda nas baterias de lítio e o teste de rejeição é irrelevante. No entanto, as pilhas alcalinas são muito mais comuns em casa.

Teste em um dispositivo


O teste do dispositivo vale a pena porque as baterias devem funcionar bem o suficiente para alimentar o dispositivo. No entanto, isso não revela a carga de cada bateria individual porque alguns dispositivos podem ser alimentados com uma bateria fraca e algumas baterias totalmente carregadas.

Carregue o dispositivo com baterias e teste a energia. Se o dispositivo funcionar normalmente, execute-o até que as baterias precisem ser substituídas. Caso contrário, substitua-os imediatamente. Se o dispositivo continuar a falhar, as baterias podem não ser o problema. Teste-os em um dispositivo diferente para determinar se o dispositivo tem problemas além das baterias. Em alguns casos, a limpeza dos contatos resolve o problema.

Embora o teste do dispositivo não seja infalível, é fácil e conveniente para qualquer tipo de bateria. O teste de queda para baterias alcalinas é um caminho melhor para testar baterias individuais, no entanto.