Uma maneira comum de armazenar e compartilhar conjuntos de vários arquivos é usar o formato de arquivo ZIP. Um comando zip compacta um ou mais arquivos e os agrupa em um único arquivo. A maioria dos sistemas operacionais modernos, incluindo Microsoft Windows, macOS e formas de Unix e Linux, podem lidar com arquivos ZIP. Se você usa um sistema operacional Unix ou Linux, talvez queira usar a ferramenta de linha de comando Unix zip para gerenciar esses arquivos.
O comando ZIP do Unix
Se você estiver na maioria dos sistemas Unix modernos, poderá usar uma ferramenta de linha de comando chamada simplesmente "zip" para compactar vários arquivos. Há uma ferramenta de descompactação Unix separada para extrair os arquivos de um arquivo zip.
Para criar um arquivo ZIP, vá para a linha de comando e digite "zip" seguido do nome do arquivo ZIP que você deseja criar e uma lista de arquivos a serem incluídos. Por exemplo, você pode digitar "zip example.zip folder1/file1 file2 folder2/file3" para criar um arquivo ZIP chamado "example.zip" incluindo cópias compactadas dos arquivos nos três caminhos listados.
Para usar o comando zip do Unix para vários arquivos, inclua quantos nomes de arquivo desejar no argumento da linha de comando. Se alguns dos arquivos são diretórios ou pastas que você deseja incluir em sua totalidade, adicione o argumento "-r" para descer recursivamente nos diretórios e incluí-los no arquivo zip.
Depois de criar um arquivo com o comando zip, as pessoas poderão abri-lo na maioria dos sistemas operacionais.
Descompactar Unix
Se você tiver um arquivo ZIP em um computador Unix e precisar extrair arquivos dele, use o comando unzip. Digite “unzip” na linha de comando seguido pelo nome do arquivo ZIP, como “unzip example.zip”.
O arquivo é descompactado no diretório atual. Se você quiser usar o comando unzip para listar arquivos em um arquivo ZIP sem realmente extraí-los, digite "unzip -l" para a opção de lista. Isso economiza espaço e evita preencher um diretório com arquivos se você não tiver certeza do que está em um arquivo zip.
Arquivos ZIP podem conter malware, então é melhor trabalhar com arquivos ZIP somente de pessoas em quem você confia.
Alternativas para compactar e descompactar
Compactar e descompactar não são as únicas ferramentas que você pode usar para trabalhar com arquivos ZIP em sistemas Unix.
O Apple macOS inclui suporte nativo para arquivos ZIP, para que você possa clicar duas vezes neles para abri-los como outras pastas. Os sistemas Linux que executam o ambiente de desktop GNOME geralmente incluem uma ferramenta gráfica chamada File Roller, e os sistemas que executam o ambiente KDE geralmente usam uma ferramenta chamada Ark.
Os usuários do Unix também usam outro sistema para agrupar arquivos conhecido como tar, que é suportado por ferramentas de linha de comando que funcionam de maneira semelhante às ferramentas zip. Em geral, use "tar -c" para criar um arquivo tar e "tar -x" para extrair um. O manual do Unix contém outras opções disponíveis, incluindo vários tipos de compactação de dados semelhantes ao ZIP.