>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como saber a diferença entre uma antena UHF e uma antena VHF


Se você deseja cortar o cabo com seu provedor de cabo ou adicionar estações locais que não estão incluídas no seu pacote de TV, adicionar uma antena à sua configuração de TV doméstica é uma maneira simples e geralmente econômica de fazer isso. Os sinais de TV pelo ar são transmitidos em dois conjuntos separados de frequências, o que é uma complicação menor. Os canais específicos que você deseja assistir podem estar em uma banda ou outra, e você não poderá vê-los sem a antena certa.

UHF x VHF


Os sinais de TV over-the-air são transmitidos em duas bandas diferentes, frequência muito alta (VHF) e frequência ultra-alta (UHF). Os canais VHF transmitem em frequências de rádio entre 54 MHz e 216 MHz, enquanto os canais UHF vêm em frequências muito mais altas entre 470 MHz e 890 MHz.

Como qualquer entusiasta de rádio amador lhe dirá longamente, sua escolha de frequência tem muito a ver com o quão bem o sinal viaja. Nos dias anteriores à TV a cabo, a maioria das estações transmitia na banda VHF porque era menos propensa a interferências e levaria o sinal mais longe em uma determinada quantidade de potência de transmissão. Hoje UHF é mais popular porque fornece mais largura de banda para programação moderna de alta definição.

Frequência de transmissão e design da antena


As frequências de rádio UHF e VHF operam em diferentes comprimentos de onda. Um sinal VHF envia ondas de rádio relativamente grandes, enquanto os sinais UHF são enviados em ondas menores que chegam mais próximas. Quando falamos de um sinal UHF como tendo uma "frequência mais alta", isso é literalmente o que significa.

Os elementos ou pontas de sua antena estão diretamente relacionados ao comprimento da onda de rádio. A regra simples é que eles são opostos:quanto maior o número, menor a onda de rádio e menores os elementos da antena de TV que podem recebê-la.

Antenas com elementos visíveis


Se a sua antena tiver elementos visíveis, você poderá saber rapidamente se ela recebe VHF, UHF ou ambos. Uma antena UHF externa tem elementos curtos, com apenas alguns centímetros de largura, e geralmente são dispostos em fileiras paralelas de pontas retas. Uma antena VHF externa tem elementos mais longos, dispostos em um padrão em forma de V fácil de lembrar. Se você vir elementos em forma de V e um grupo menor de elementos retos na mesma antena, ela receberá os dois sinais.

A antena interna mais simples é o design básico de orelhas de coelho, que recebe VHF. Uma antena em forma de laço, seja disposta horizontalmente ou verticalmente, é para UHF. Muitas antenas incluem orelhas de coelho e loops para que possam receber os dois conjuntos de frequências.

Antenas sem elementos visíveis


Algumas antenas não podem ser identificadas visualmente, seja porque estão escondidas dentro de um gabinete aerodinâmico ou porque estão em um formato fora do padrão, como plano para montagem na parede. Nesse caso, verificar quais frequências ou canais ele recebe pode contar a história. Essa informação geralmente está em uma placa ou adesivo na própria antena ou no manual do usuário. Os canais de 2 a 13 estão na banda VHF, enquanto os canais de TV UHF vão de 14 a 51.

Escolhendo uma antena de TV


Se você estiver escolhendo entre antenas ou decidindo se uma antena existente pode fazer o trabalho para você, você precisa considerar duas coisas:os canais que deseja obter e a intensidade de seus sinais.

Isso é mais complicado do que você imagina porque Canal 6 Local News pode transmitir agora – por exemplo – no canal UHF 38 em vez do canal VHF 6, mesmo que ainda apareça no canal 6 para que a estação possa preservar sua marca. Há uma página no site da Comissão Federal de Comunicação onde você pode pesquisar sua estação por indicativo de chamada e comparar seus números de canais reais e virtuais. Você pode querer uma antena UHF, uma antena VHF ou uma que faça as duas coisas.

Há também ferramentas online disponíveis em sites de entusiastas e sites de fabricantes de antenas, que informam a intensidade do sinal de um canal em sua área. Com base nisso, você pode escolher entre uma antena interna simples e barata, uma antena amplificada mais potente ou uma antena externa completa.