Embora o hardware de computador moderno seja capaz de uma excelente variedade de tarefas e funções, surgem situações em que esses dispositivos precisam de seu próprio "início claro". Reformatar um computador é uma excelente maneira de restaurar o disco rígido e o sistema operacional para as configurações originais de fábrica, removendo qualquer conteúdo que possa ter contribuído para problemas no sistema ao longo do caminho. Se você tiver um computador com Windows 7, a reformatação é um processo relativamente fácil. Se você estiver pronto para reformatar o hardware do Windows 7, poderá fazê-lo usando algumas etapas simples.
Noções básicas de reformatação
Antes de iniciar o processo de reformatação, é importante reservar um momento para entender as implicações desse processo. Quando um computador é reformatado, todos e quaisquer dados do usuário armazenados em unidades internas serão destruídos. Com isso em mente, talvez seja necessário reservar um tempo antes da reformatação para fazer backup de qualquer conteúdo ou aplicativos valiosos que você tenha. Não fazer isso pode significar que eles estão totalmente perdidos. Depois de determinar quais podem ser suas necessidades específicas de backup, você pode prosseguir com o processo de reformatação do Windows 7 conforme necessário.
Como reformatar o Windows 7
Para reformatar seu computador com Windows 7, a primeira etapa é inserir um disco de sistema ou unidade flash do Windows 7 e desligar o hardware completamente. Após fazer isso, reinicie o computador. Seu computador usará o disco em questão como sua fonte primária de inicialização. Um menu deve aparecer, solicitando que você selecione suas preferências de idioma específicas. Depois que isso estiver concluído, você poderá começar a percorrer os vários menus que aparecem no caminho para a reinstalação do Windows. Quando você chegar ao menu perguntando onde deseja instalar o Windows 7, selecione o disco rígido que você está tentando formatar.
Esta também será uma oportunidade para remover quaisquer partições em sua unidade. Quando você terminar de limpar sua unidade, você pode iniciar o processo de reformatação clicando em “Next”. Neste ponto, você será solicitado a nomear seu computador e configurar uma conta de usuário. Feito isso, o Windows 7 será reinstalado e sua unidade será formatada de volta ao padrão de fábrica.
Lembre-se de que você pode reformatar suas unidades sem reinstalar o Windows 7 neste estágio, se assim o desejar. Esta pode ser uma opção conveniente para aqueles que têm necessidades específicas de reformatação e não precisam de uma "atualização" mais generalizada de seu sistema de computador.