Estes são bons dias para ser um músico auto-gravado. As gravadoras e artistas de grandes gravadoras podem ter dificuldades para encontrar seu caminho no novo mundo, mas nunca foi tão fácil criar gravações de qualidade profissional em casa e levá-las ao seu público. Seu laptop oferece todo o recurso de gravação que você precisa, e gravar de um mixer para um laptop é um processo simples.
É tudo sobre as entradas
Os laptops geralmente têm apenas uma entrada de áudio. Esse é o conector de microfone posicionado ao lado do conector de fone de ouvido. Não há problema em fazer chamadas de vídeo ou conversar com seus amigos enquanto estiver jogando online, mas é limitado para áudio sério. Além de permitir que você grave apenas de um dispositivo por vez, os conversores analógico-digital em sua placa de som comum não são de qualidade profissional. Trabalhar através de um mixer resolve perfeitamente os dois problemas. Ele oferece a variedade de entradas que você precisa para seus instrumentos e microfones, e os mixers mais modernos permitem que você ignore o conector de microfone e conecte o mixer ao seu laptop através de uma porta USB.
Use um mixer existente
Se você já tem um mixer e deseja usá-lo com seu laptop, dê uma olhada nas conexões do mixer. Modelos atuais ou recentes possuem um ou mais conectores USB em algum lugar, geralmente na parte traseira. Um conector plano, como os do seu laptop, geralmente serve como entrada. Em vez disso, você está procurando o tipo arredondado e em forma de D, como você encontraria em uma impressora. Se você não tiver um, você precisa ir da saída analógica do mixer para o seu computador. Dependendo do mixer e do seu vintage, você pode ter um plugue de 1/4 de polegada no estilo de fone de ouvido ou um par de conectores RCA vermelho e branco ou ambos. Pegue um cabo apropriado para ir dele até a entrada de 3,5 mm do seu laptop. É funcional, embora não seja o ideal, porque agora você voltou a gravar com sua placa de som. Uma opção melhor é executar do mixer para uma interface de áudio separada e depois para a porta USB do seu laptop ou orçamento para um novo mixer.
Escolhendo um novo mixer
Se você estiver escolhendo um novo mixer especificamente para gravação, qualquer compromisso que você fizer será relacionado ao orçamento, não causado pelo seu hardware. Dê uma olhada séria em quantas coisas você deseja conectar ao mixer e o tipo de conexões que elas precisam:conectores de microfone balanceados e não balanceados, conexões de nível de linha para seus instrumentos, conectores S/PDIF ou ADAT para conexões digitais e assim por diante . Procure mixers que tenham as entradas que você precisa – e idealmente alguns extras para coisas que você pode precisar no futuro, mas ainda não conhece – e veja o que se encaixa no seu orçamento.
Gravando do mixer para o laptop
A última coisa que você precisa para gravar do seu mixer é um programa de áudio adequado. Há muitas opções disponíveis, dependendo de suas necessidades e seu orçamento. Se você está comprando um mixer ou uma interface de áudio como parte de sua configuração, ele pode vir com um programa comercial incluído como parte do preço. Isso facilita a sua escolha. Se não, você pode comprar um ou escolher um programa gratuito. Uma opção é um programa gratuito e de código aberto chamado Audacity. É extremamente popular, então há muita ajuda e conselhos na internet para você começar a trabalhar. Você também pode começar com as versões gratuitas de programas convencionais como Studio One ou Pro Tools, que oferecem funcionalidade suficiente para um iniciante. Uma grande vantagem dessa escolha é que, à medida que suas necessidades crescem, você pode atualizar para a versão paga em vez de aprender um programa totalmente novo.
Opção ao vivo
Uma das possibilidades intrigantes que você pode analisar é gravar uma apresentação ao vivo em vez de colocar faixas em seu porão ou garagem. Gravar áudio da mesa de som de um local para o seu computador é praticamente o mesmo que gravar do seu mixer para um laptop. Como você aborda isso depende do equipamento com o qual você está trabalhando. Se você tem sua própria placa, e ela é razoavelmente moderna, ela pode ter uma saída USB. Caso contrário, ou se você estiver trabalhando com a placa do local, que pode ser mais antiga do que você, você precisa trazer seu próprio mixer ou uma interface de áudio separada e conectar-se a seu laptop como faria em casa.