Se o YouTube estiver ocupando muito do seu tempo ou você não quiser que seus filhos naveguem no site, talvez seja hora de bloquear o YouTube em seu computador. Independentemente de você ter um computador Windows ou Mac, você descobrirá que existem várias opções para bloquear a visualização do YouTube e de outros sites.
Bloquear com arquivo de hosts do Windows
Os usuários do Windows podem bloquear o YouTube e outros sites em um computador usando o arquivo hosts, que armazena nomes de host com endereços IP associados a esses nomes. O arquivo normalmente não é editado, a menos que você o use especificamente para bloquear um site. Você pode bloquear o YouTube em seu PC com o arquivo hosts navegando na pasta do Windows para C:\Windows\System32\drivers\etc e clicando duas vezes no arquivo hosts nessa pasta para abri-lo no Bloco de Notas. Digite "127.0.0.1 youtube.com" no final deste arquivo para bloquear todo o tráfego do YouTube. Clique ou pressione “Arquivo” e depois “Salvar” para salvar o arquivo de hosts atualizado em seu computador. Você pode desbloquear o YouTube removendo este texto do arquivo e salvando-o.
Bloquear o YouTube com software Windows
O método de arquivo de hosts do Windows para bloquear um site pode ser um pouco confuso para o usuário médio de PC. Você pode preferir usar outro método para bloquear o YouTube em seu computador usando o software Windows. Opções de software gratuito para bloquear o YouTube e outros sites em um computador incluem Cold Turkey Blocker, Web Blocker e StayFocusd. As opções de software pago para bloquear o YouTube incluem FocusBooster, FocusMe, Net Nanny e Barracuda Web Filter.
Bloquear o YouTube com o terminal Mac
Os usuários de Mac podem bloquear o YouTube e outros sites usando as versões OS X e macOS do arquivo hosts. O arquivo hosts OSX está oculto e pode ser acessado e editado melhor usando o Mac Terminal. Acesse o Terminal clicando na lupa no canto superior direito do seu Mac e digitando "Terminal" e pressionando a tecla "Return" para abri-lo.
Digite "sudo nano /etc/hosts" (sem as aspas) na janela do Terminal e pressione a tecla "Return". Digite sua senha de administrador do Mac e pressione "Return" para abrir o arquivo hosts. Pressione a tecla de seta para baixo para ir até a parte inferior do arquivo hosts e digite "127.0.0.1 youtube.com" e pressione a tecla "Return" para bloquear o site. Pressione as teclas "Control" e "O" para salvar as alterações. Pressione "Return" e depois as teclas "Control" e "X" para sair do arquivo. Digite "sudo dscacheutil -flushcache" e pressione "Return" para concluir as alterações e bloquear o YouTube em seu computador.
Bloquear o YouTube com programas do Mac
Os usuários de Mac que não querem mexer com o Terminal ou que estão procurando opções avançadas de bloqueio podem achar que usar um programa Mac para bloquear o YouTube é a melhor opção. Muitos programas para Mac no mercado bloqueiam o acesso a sites específicos. As opções de programas gratuitos para Mac incluem SelfControl, Cold Turkey Blocker, FocalFilter e RescueTime. As opções de programas pagos para Mac para bloquear o YouTube e outros sites incluem Freedom, Focus de Brad Jasper e Net Nanny.
Use o Controle dos Pais do YouTube
Você não precisa bloquear totalmente o YouTube de seus filhos, pois pode configurar o controle dos pais do YouTube nos aplicativos do YouTube para Android e iOS. O controle dos pais do YouTube permite que os pais escolham os canais e vídeos que seus filhos podem assistir. Ative o controle dos pais do YouTube abrindo a seção "Configurações" do aplicativo do YouTube e, em seguida, toque no perfil do seu filho. Toque em "Apenas conteúdo aprovado" e selecione quais vídeos e canais são permitidos tocando no botão "+" ao lado de cada um.