Um script VBS usa códigos de script do Visual Basic para executar comandos baseados em script em sistemas operacionais Windows. O sistema de linguagem VBS Script é útil porque os scripts são facilmente escritos e executados em editores baseados em texto e no Explorer. O sistema VBScript evoluiu ao longo do tempo para atender a uma ampla variedade de funções para desenvolvedores e administradores da Web e continua atendendo a muitos usuários no sistema operacional Windows.
O que é script VBS?
O propósito e a intenção dos scripts VBS começaram para desenvolvedores da Web que trabalham na estrutura da Microsoft. Eventualmente, os administradores da web perceberam o valor dos VBScripts e começaram a usar os scripts como ferramentas de automação. Foi um grande avanço em relação às antigas ferramentas de linguagem de lote usadas e popularizou imensamente o VBS. A capacidade de salvar scripts para tarefas específicas e de acessar e executar esses scripts em questão de segundos foi uma grande economia de tempo para desenvolvedores e administradores.
O Bloco de Notas do Windows é um meio comum de escrever scripts para execução, porque o uso de um aplicativo baseado em texto torna a escrita de scripts conveniente. O script em si, no entanto, deve ser escrito perfeitamente para funcionar como pretendido. Salve e rotule os scripts VBS baseados em texto em arquivos VBS especificamente rotulados para facilitar o acesso. Usar o nome do arquivo como um caminho para execução rápida é um método comum para iniciar a execução do script VBS.
O VBS foi feito para funcionar com o Explorer e as versões 5.0 e 5.5 aumentaram os recursos para incluir expressões, classes e com instruções. Desenvolvedores e administradores web utilizam a linguagem VBS Script para realizar tarefas específicas e implementar mudanças e ajustes no sistema como um todo.
Executar um arquivo VBS
Abra o Windows Explorer ou um programa de execução específico de script, como PowerShell ou Windows Script Host. No Explorer, digite o local do script na barra de endereço para acessar o script. Por exemplo, uma pasta chamada "Scripts" na unidade C produzirá um arquivo
C:\Scripts para o caminho para essa pasta específica. Clique duas vezes no script VBS específico que você deseja executar e o processo será executado.
Ao usar uma ferramenta de execução de script, copie e cole do Bloco de Notas ou utilize o processo de caminho para executar os scripts. Sempre verifique novamente para garantir que você está selecionando o script correto, pois executar o script errado pode causar danos ao sistema. A execução de scripts VBS é conveniente para desenvolvedores e administradores da Web que estão usando os mesmos scripts salvos repetidamente.
No PowerShell, executar o script é excepcionalmente fácil. Basta digitar
cscript para executar seu script. O PowerShell está conectado ao seu diretório de trabalho e puxará rapidamente o script com o nome de arquivo correspondente. Tome cuidado extra para acessar o arquivo correto ao usar este processo.
Métodos de script alternativos
Embora a execução direta por meio do Explorer ou de um aplicativo de comando de script seja fácil e comum, a execução por meio do Windows Script Host também é uma boa opção. O programa usa uma caixa de diálogo para acesso rápido ao script e execução no estilo específico. Nos sistemas operacionais Windows NT e Windows 2000 (mas não nos mais recentes), você pode digitar o script diretamente na linha de comando para executá-lo.
Usando este sistema, você pode executar scripts usando o mecanismo padrão, que é o Explorer. Isso segue o mesmo processo da seção anterior, onde você escreve um caminho para o script no Explorer. Você também pode executar scripts VBS usando WScript.exe clicando em
Iniciar seguido por
Executar . Digite o caminho do arquivo em
Abrir campo e clique em
OK para abrir e executar o script.
Todos esses métodos estão essencialmente usando uma abordagem semelhante para acessar e executar o script. A única grande diferença está no programa escolhido para executar Scripts VBS, que é realmente uma questão de preferência pessoal.