Muitas pessoas usam mais de um computador ou tablet diariamente. Esta foi uma circunstância excepcional há apenas uma década, mas tornou-se a norma para indivíduos em todo o mundo. Para muitos profissionais que trabalham, gerenciar um computador pessoal e profissional é comum. Em uma situação em que você precisa transferir dados de um computador para outro, você pode fazer isso com relativa facilidade usando um cabo de ponte USB. Compreender a configuração de laptop e desktop necessária para atingir esse objetivo é simples.
Dica
Se você estiver usando um laptop e um computador desktop, poderá transferir arquivos entre esses dispositivos usando a conectividade de hardware. Um cabo de ponte USB pode conectar dois computadores e simplificar o processo de transferência de arquivos entre eles.
Noções básicas de conexões USB
Para alguns usuários de computadores, pode ser uma surpresa saber que existem várias formas de conectividade USB para escolher. Por exemplo, o tipo de conexão necessária para transferir informações de um computador para outro é totalmente diferente do tipo de conexão usado para conectar um disco rígido portátil a um computador. A não utilização do cabo apropriado resulta em problemas técnicos ao tentar conectar os dois computadores.
Um cabo de ponte é único, pois apresenta um grande circuito eletrônico no meio do cabo, bem como conectores machos duplos. Você pode localizar um cabo de ponte usando uma pesquisa rápida na Internet. A maioria dos grandes varejistas oferece esses cabos a preços acessíveis.
Se uma busca por um "cabo de ponte" não produzir resultados satisfatórios, procure por este hardware usando um de seus vários nomes alternativos. Estes incluem "cabo de transferência de dados", "cabo de rede" e "cabo de link". Em caso de dúvida, consulte um especialista em tecnologia em qualquer grande varejista de eletrônicos em sua área.
Como conectar seus dispositivos
Quando estiver pronto para conectar um PC ao laptop via USB, confirme se cada computador possui o software apropriado necessário para facilitar a transferência. Cabos mais antigos podem exigir um driver de software antes que você possa estabelecer uma conexão. No entanto, a maioria dos novos cabos possui funcionalidade plug-and-play instantânea, garantindo que você possa iniciar a transferência quase imediatamente.
Depois de verificar o status do driver, conecte o cabo de ponte em cada um dos seus dispositivos. Neste ponto, uma janela de transferência de arquivos aparece automaticamente em seus computadores. Caso contrário, talvez seja necessário instalar aplicativos de software adicionais para agilizar a transferência.
Depois de fazer a conexão entre os dispositivos, seu computador inicia o aplicativo Transferência Fácil do Windows. Este programa, que vem incluído no sistema operacional Windows, foi projetado principalmente para facilitar a transferência de arquivos e dados entre computadores no caso de atualizações do sistema operacional. No entanto, você pode usá-lo para qualquer necessidade de transferência que surja durante o uso do computador.
Exceções importantes a serem consideradas
Os usuários da Apple cujos dispositivos usam o protocolo de hardware USB C não precisam comprar um cabo de ponte USB. Em vez disso, conecte os dois dispositivos usando um cabo USB C-para-USB C padrão.
Também é possível conectar a um PC via Ethernet. Este é um excelente plano de backup caso um cabo de ponte não funcione corretamente ou você tenha problemas para implementar a conexão.