>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

O que significa USB?


Desde a sua introdução em 1995, o USB tornou-se rapidamente um dos componentes mais essenciais e difundidos do hardware do computador. Esteja você usando uma unidade USB portátil ou conectando hardware periférico ao seu computador via porta USB, as chances são boas de que você use ferramentas alimentadas por USB diariamente.

USB significa . . .


Embora o USB tenha se tornado um elemento onipresente da computação moderna, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que essa sigla significa. A resposta a esta pergunta está diretamente relacionada à função do hardware. USB significa Universal Serial Bus.

Entendendo a funcionalidade USB


Antes que o USB se tornasse tão difundido, vários periféricos de hardware, como impressoras e monitores, exigiam várias formas de conexão para garantir que eles se comunicassem adequadamente com a placa-mãe e a CPU. Por exemplo, conectar o monitor ao computador provavelmente exigiria uma forma de hardware completamente diferente da conexão de uma impressora. Por causa disso, tornou-se muito tedioso e demorado construir uma estação de trabalho de computador totalmente funcional. Com a chegada do Universal Serial Bus, os dispositivos puderam interagir com a placa-mãe do computador e entre si usando uma única ferramenta. Como também poderia ser usado para alimentar dispositivos, o padrão USB era particularmente atraente para os desenvolvedores.

Desde a chegada do USB em 1995, a tecnologia passou por várias evoluções. A cada iteração do USB (agora estamos usando dispositivos USB Type-C, por exemplo), a velocidade na qual os dados podem ser transferidos aumentou. Além disso, o USB Type-C agora possui um plugue reversível, o que significa que qualquer extremidade do cabo USB pode ser conectada a qualquer porta de recepção USB.

Mais informações sobre USB


Embora várias evoluções de USB estejam atualmente em operação, todas elas são compatíveis com versões anteriores, o que significa que dispositivos habilitados para USB 1.0 podem operar com sucesso com dispositivos USB 3.1. Dito isto, os dispositivos de nova geração conectados a protocolos USB anteriores serão forçados a transferir dados na velocidade do hardware mais lento. Com isso em mente, muitos usuários de computador optam por atualizar seus cabos/hardware USB regularmente para garantir que estejam alcançando o mais alto grau de funcionalidade de seus equipamentos.

Embora uma variedade de hardwares concorrentes tenham desafiado o domínio do USB ao longo dos anos, incluindo o padrão de barramento serial FireWire IEEE 1394 e o padrão de interface de hardware projetado pela Intel, o USB continua sendo o utilitário mais predominante hoje. À medida que o USB continua a evoluir, parece provável que esse padrão específico permaneça na linha de frente da tecnologia de computadores nos próximos anos.