>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Qual ​​é a diferença entre uso de CPU e RAM?


Se você estiver analisando quantos recursos um determinado programa usa em seu computador ou smartphone, poderá ver uma discussão sobre o uso da unidade de processamento central do programa e quanta memória de acesso aleatório, ou RAM, ele consome. Outras medidas importantes incluem quanto espaço de armazenamento de longo prazo, como espaço no disco rígido, um aplicativo precisa. Muitas vezes, os requisitos básicos de um programa são descritos em lojas de aplicativos ou em pacotes físicos de software para que você saiba se o software funcionará sem problemas em seus dispositivos.

CPU x memória


Quando um programa de computador está fazendo qualquer tipo de trabalho, seja renderizando vídeo para um jogo ou processando números em uma planilha, ele precisa executar um certo número de instruções na unidade central de processamento do computador.

A quantidade de instruções que um processador pode executar por segundo é medida em megahertz, o que significa milhões de instruções, ou gigahertz, o que significa bilhões de instruções por segundo. Muitos processadores modernos também têm vários núcleos, ou seja, subpartes que podem executar diferentes programas e partes de programas em paralelo.

Da mesma forma, para funcionar sem problemas, a maioria dos programas precisa de uma certa quantidade de memória para armazenar seus dados de trabalho. Esses dados podem ser trocados de um lado para o outro em um disco, mas isso leva tempo e pode fazer com que o programa seja executado lentamente ou até de forma tão ineficiente que ele efetivamente não está realizando nenhum trabalho.

Ao comprar um computador ou telefone, você pode pesquisar se sua CPU e RAM são suficientes para os programas que você executa. Da mesma forma, quando você compra ou baixa um software, geralmente pode ver seus requisitos de RAM e processador na documentação ou na caixa.

Menor uso de CPU e RAM


Se os programas em execução em seus dispositivos estiverem usando muita capacidade da CPU, isso pode fazer com que o dispositivo funcione lentamente, fique quente e use mais energia. Essa é uma consideração especialmente importante se você estiver usando energia da bateria.

Se muita memória RAM estiver em uso, os programas geralmente serão executados mais lentamente e poderá levar mais tempo para alternar entre os programas se você for multitarefa.

Nem todos os programas têm configurações que permitem ajustar o uso de CPU e RAM, mas alguns têm, principalmente jogos. Verifique a documentação dos programas que você usa para ver se há configurações que você pode ajustar para que eles conservem recursos.

Se você estiver tendo problemas com a memória ou o uso da CPU em seus dispositivos, também poderá fechar programas ou partes de programas desnecessários, como guias inativas do navegador. Você pode querer evitar o uso de outros programas enquanto softwares especialmente exigentes estão sendo executados.

Para entender o uso da CPU em seus dispositivos, você pode usar vários softwares integrados. No Windows, use o programa "Gerenciador de Tarefas" integrado e, no macOS, você pode usar o Monitor de Atividade semelhante. Nos sistemas Linux e Unix, uma variedade de ferramentas está disponível, incluindo a ferramenta de linha de comando "top".

Outras considerações sobre recursos


CPU e RAM não são os únicos recursos que você considerará ao escolher software e hardware.

Alguns programas exigem conexões com a Internet de velocidade mínima para serem úteis e muitos exigem uma quantidade mínima de espaço em disco para se instalarem e os dados com os quais trabalham. Alguns programas, principalmente jogos e ferramentas de vídeo, também exigem placas gráficas com um nível mínimo de especificações para serem executados.

Verifique os requisitos do seu software e o que seu hardware pode oferecer para garantir que você tenha as ferramentas certas para qualquer trabalho de computação.