Se você encontrar um arquivo em seu computador com Microsoft Windows chamado ntuser.dat, não o exclua. Ele contém informações de configuração específicas do usuário que são lidas pelo Windows quando você faz login no computador. É uma cópia das informações que também são armazenadas no registro do sistema enquanto você usa o Windows.
Entendendo o Ntuser.dat
O arquivo ntuser.dat armazena informações de perfil de usuário usadas para configurar o Windows para diferentes usuários. Geralmente há um arquivo ntuser.dat armazenado no diretório inicial de cada usuário do Windows. O nome vem do Windows NT, um antigo sistema operacional da Microsoft a partir do qual as versões modernas do Windows evoluíram, e a tradição de encerrar os arquivos de dados com uma extensão .dat. Essencialmente, o arquivo ntuser.dat contém informações sobre usuários de todas as versões do Windows desde o Windows XP até o Windows 10.
Os dados em ntuser.dat são copiados entre o arquivo e o registro do Windows, um banco de dados usado pelo Windows para manter as configurações do sistema operacional e outros softwares no computador. O registro é dividido em seções conhecidas na terminologia da Microsoft como hives, e o arquivo ntuser.dat é uma cópia dos dados armazenados no hive do registro para um usuário específico, organizado em um conjunto de hives chamado HKEY_USERS. Quando você está conectado, seu hive de usuário pode ser encontrado no registro como HKEY_CURRENT_USER. Você pode editar e navegar no registro do Windows com uma ferramenta integrada chamada regedit, mas pode ser arriscado fazê-lo se não tiver certeza do que está fazendo.
Trabalhando com Ntuser.dat
Também não é uma boa ideia alterar ou excluir diretamente os arquivos ntuser.dat em seu computador. Essas ações podem fazer com que você perca informações sobre como o Windows está configurado para usuários específicos e dificultar o salvamento de novas informações de configuração. Se você for um administrador do sistema e quiser impedir que os usuários alterem permanentemente suas configurações do Windows para que as configurações sejam redefinidas quando as pessoas fizerem logout, você pode renomear os arquivos ntuser.dat de usuários específicos para ntuser.man. O arquivo ainda será lido pelo Windows como está, mas as alterações de configuração do usuário não serão salvas nele para uso futuro.
Você pode, em teoria, carregar um arquivo ntuser.dat no registro do Windows para editá-lo. Use uma ferramenta de linha de comando chamada reg para fazer isso e salvar suas alterações no arquivo posteriormente, mas tenha cuidado e documente as alterações feitas porque pode ser difícil determinar o que foi alterado se algo quebrar.