O Microsoft PowerPoint pode ser uma ferramenta poderosa nas mãos de um usuário experiente. O programa de apresentação de slides pode ser usado para criar apresentações eficazes e de nível profissional no escritório – e na sala de aula, ele pode ser usado tanto como um auxiliar de aula quanto como um aprimoramento ativo da experiência de aprendizado. Particularmente no ambiente de sala de aula, tornou-se comum usar apresentações de slides do PowerPoint como guias de estudo personalizados ou atividades de questionário tipo cartão de memória flash. No entanto, existe um grande problema ao tentar usar o PowerPoint dessa maneira:não há nenhum método padrão disponível no PowerPoint para randomizar slides. Os slides ainda podem ser randomizados – tanto no PowerPoint 2007 quanto nas versões mais recentes do programa – mas exigem mais tempo e atenção do que o esperado.
Uma apresentação de slides do PowerPoint em ordem aleatória?
As apresentações de slides do PowerPoint são projetadas para serem lineares:enquanto as apresentações podem ser personalizadas com várias formas de mídia, estoque ou transições personalizadas e links para páginas da Web externas, as ferramentas de navegação de apresentação de slides do PowerPoint são projetadas para percorrer os slides em ordem sequencial ou pular diretamente para um slide numerado. Embora isso seja sensato – ter slides aparecendo aleatoriamente pode ser desastroso em muitas configurações, e as opções de randomizador podem tornar o PowerPoint menos acessível para novos usuários – isso apresenta um problema para aqueles que se beneficiariam da criação de uma apresentação de slides do PowerPoint com slides de ordem aleatória. No entanto, o Microsoft PowerPoint ainda é
capaz de apresentar slides em ordem aleatória, apesar do design de suas ferramentas de navegação. O programa pode ser reprogramado para isso.
Macros e complementos personalizados
Microsoft PowerPoint é compatível com a linguagem de programação Visual Basic. Como resultado, é possível programar o PowerPoint – manualmente ou usando um arquivo de apresentação que inclui certas sequências de código – para operar de maneira diferente do que normalmente faria. Muitas vezes, isso é usado para criar tabuleiros de jogo semelhantes ao Jeopardy, mas pode ser usado para randomizar a ordem dos slides da mesma maneira. Embora isso geralmente seja feito por meio do processo de habilitar o console do desenvolvedor do PowerPoint, abrir um módulo e inserir uma sequência de código definida para criar uma macro aleatória, hoje é muito mais fácil instalar um suplemento ou usar um PowerPoint predefinido Arquivo. Verifique a seção Recursos para links para suplementos e arquivos predefinidos.
Depois de baixados, os suplementos podem ser instalados abrindo o arquivo do instalador e seguindo as instruções de instalação – os arquivos predefinidos devem simplesmente ser abertos no PowerPoint, quando você pode criar apresentações de slides como faria normalmente. Quando a apresentação de slides terminar, ative o Modo de apresentação e os slides serão randomizados automaticamente. Se você usa versões diferentes do PowerPoint em casa e no trabalho, esse processo funciona da mesma forma no PowerPoint 2007, bem como em edições mais modernas, incluindo a versão Office 365 do PowerPoint. Se você usa e deseja randomizar o Google Slides para facilitar a transferência ou apresentação de suas apresentações de slides, o complemento "Slides Randomizer" pode ser instalado para obter o mesmo efeito online.
Randomizando manualmente
Se, por algum motivo, você não conseguir fazer com que as macros funcionem no PowerPoint ou usar o Apresentações Google com um complemento aleatório não for uma opção, você sempre poderá randomizar sua apresentação manualmente. Embora o processo seja mais demorado do que o desejado, basta clicar, arrastar e soltar slides no menu de navegação no lado esquerdo da tela para reorganizar a sequência em que os slides aparecem. não ser a solução mais elegante, e pode tornar as apresentações de slides do quiz menos eficazes quando usadas várias vezes seguidas (devido ao tempo de inatividade necessário para misturar os slides, além da maior chance de os slides aparecerem na mesma posição ou sequência) – mas produzirá uma apresentação aleatória mesmo assim.