Dispositivos de entrada de computador são uma parte essencial de qualquer sistema de computador. Sem um dispositivo de entrada, você não poderá interagir com um computador. A maioria de nós está familiarizada com o teclado e o mouse como dispositivos de entrada, mas você pode se surpreender com a grande variedade de outros dispositivos disponíveis atualmente para inserir dados em um computador.
10 exemplos de dispositivos de entrada
O teclado do computador é o dispositivo mais utilizado para inserir texto em um computador. A maioria dos teclados permite inserir texto e dados numéricos e usar as teclas de função designadas como atalhos para funções comuns do sistema. Por exemplo, a tecla F5 pode ser usada para atualizar uma janela do navegador em computadores que executam o sistema operacional Windows.
O mouse de computador, touchpad e trackball são o segundo, terceiro e quarto exemplos de dispositivos de entrada de computador. Todos eles executam funções de rastreamento. Embora um teclado seja suficiente para entrada de texto, as interfaces de usuário modernas exigem que você interaja com botões gráficos e menus na tela para executar comandos. O dispositivo do mouse é segurado na mão e movido por uma superfície plana para especificar o movimento relativo. Muitos laptops oferecem um touchpad como alternativa ao mouse. O movimento é especificado deslizando um dedo ao longo da superfície do touchpad. Um trackball é semelhante a um mouse, mas tem uma bola na parte superior que é movida pelos dedos para definir o movimento. Embora um dispositivo trackball exija menos movimento do braço por parte do usuário, ele nunca foi tão popular para entrada quanto o mouse.
O próximo da lista é a tela sensível ao toque. A tela de um computador é tradicionalmente um dispositivo de saída, mas torna-se um dispositivo de entrada quando recebe recursos de tela sensível ao toque. A partir do Windows 10, a tela sensível ao toque se tornou um dispositivo de entrada comum para sistemas de computadores pessoais.
Além de interagir com a interface do computador, dispositivos de entrada podem ser usados para capturar dados diretamente do material de origem. Assim, um sexto exemplo de dispositivo de entrada de computador é o scanner digital, que pode ser usado para inserir uma versão digital de uma foto ou documento.
A sétima é a mesa digitalizadora, um dispositivo de entrada usado pelos artistas para capturar desenhos diretamente à medida que eles são criados. O usuário desenha no tablet com uma caneta que imita uma caneta ou pincel e as linhas são convertidas pelo dispositivo de entrada em dados digitais.
O oitavo e o nono exemplos de dispositivos de entrada de computador são o microfone e a câmera digital, que podem ser usados para inserir dados de áudio e visuais.
Os dispositivos biométricos são a última e mais recente inovação entre esses 10 dispositivos de entrada. Eles são usados para inserir dados relacionados a características físicas pessoais. A aplicação mais comum para esse tipo de dados é para segurança, com uma imagem da impressão digital ou do rosto de uma pessoa usada no lugar de um login e senha.