Os processadores de texto tornaram-se uma das ferramentas de software de assinatura das empresas modernas, substituindo a caligrafia e tecnologias como máquinas de escrever na maioria dos escritórios. Os benefícios do software processador de texto incluem a facilidade de fazer correções e a capacidade de colaborar na edição de documentos. Ainda assim, algumas pessoas preferem usar máquinas de escrever ou escrever à mão para alguns propósitos, e algumas pessoas usam softwares alternativos de digitação, como editores de texto simples.
Vantagens do processamento de texto
O software de processamento de texto começou a ser amplamente utilizado com computadores pessoais na década de 1980, e é difícil exagerar a importância de ferramentas de processamento de texto como o Microsoft Word e o Google Docs em muitos escritórios.
O software substituiu amplamente as máquinas de escrever por vários motivos, incluindo a facilidade de fazer correções e a relativa falta de manutenção necessária em comparação com as máquinas de escrever, que exigiam manutenção e substituições de tinta. Os teclados de computador geralmente são menos barulhentos do que as máquinas de escrever, o que também pode ser uma vantagem em alguns ambientes.
Processadores de texto modernos também facilitam a colaboração de várias pessoas na edição de um documento, o que pode ser um ganho de eficiência para trabalhadores de escritório e estudantes.
Os processadores de texto também permitem amplas opções de fontes, cores de texto e outras opções de formatação que muitas vezes não estão prontamente disponíveis para usuários finais com outros dispositivos. Muitos também oferecem verificação ortográfica e gramatical integradas, que são úteis para revisão.
Desvantagens dos processadores de texto
Os processadores de texto não substituíram totalmente a tecnologia mais antiga. Alguns escritores preferem o processo lento e mecânico de usar uma máquina de escrever ou uma caneta ou lápis, dizendo que isso os ajuda a pensar profundamente sobre as palavras que estão colocando em uma página.
O uso de software de processamento de texto requer uma curva de aprendizado. Algumas pessoas que cresceram antes dos processadores de texto preferem usar tecnologias mais antigas para evitar a curva de aprendizado necessária para dominar o teclado, o mouse e os ícones em uso no software de processamento de texto.
Em alguns casos, é difícil usar processadores de texto para preencher formulários de papel existentes porque é difícil fazer com que uma impressora de computador alinhe o texto corretamente sem uma programação sofisticada. As máquinas de escrever às vezes são usadas nesses casos porque podem alinhar o texto exatamente onde ele precisa ir. Eles também podem ser usados em ambientes onde os computadores não estão disponíveis, como prisões.
Em alguns casos, o uso de processadores de texto ou qualquer outra ferramenta digital pode levar a riscos de segurança. Máquinas de escrever às vezes são usadas para lidar com documentos confidenciais para reduzir o risco de espionagem digital. Não há cópia eletrônica para hackers encontrarem quando um documento é produzido com uma máquina de escrever.
Processadores de texto e editores de texto
Além dos processadores de texto, existem tipos ligeiramente diferentes de programas para inserir texto impresso, conhecidos como editores de texto. Frequentemente usados por programadores de computador, os editores de texto oferecem menos recursos, como seleção de fontes e verificação ortográfica, e se especializam em inserir texto em um arquivo exatamente como digitado pelo usuário.
Exemplos de editores de texto incluem o Bloco de Notas no Microsoft Windows, o TextEdit em computadores macOS e as ferramentas de código aberto Emacs e Vim.