Quando você se conecta a um computador pela Internet a partir de sua rede doméstica ou do escritório local, geralmente precisa saber seu endereço de protocolo de Internet ou um nome de domínio, como www.example.com. Dependendo de como você se conecta a ele, também pode ser necessário especificar um número de porta específico que indica um serviço que a máquina disponibiliza. Um número de porta comum é a porta 445, que está associada ao serviço de compartilhamento de arquivos do Windows chamado "Server Message Block" ou SMB.
Porta 445 no Windows
A porta 445 é usada para um serviço de compartilhamento de arquivos do Windows de longa data chamado Server Message Block, comumente abreviado como SMB. É usado no Windows 7 e em outras versões do Windows e também é compatível com outros sistemas operacionais com o software apropriado instalado. Muitos sistemas operacionais não Windows, incluindo Linux, Unix e OS/2, usam um pacote de software de código aberto chamado Samba para compatibilidade com os sistemas Windows SMB. A porta 445 é usada para Microsoft, Samba e outras implementações não oficiais de SMB.
A porta 445 entra em ação para compartilhar arquivos entre vários computadores e para outras tarefas comuns, como imprimir em uma rede.
Quando um computador tenta se conectar a outro para usar um desses serviços, ele o faz usando o nome ou endereço IP desse computador junto com um indicador de que deseja se conectar à porta 445. Se a porta 445 estiver bloqueada devido a regras de firewall locais ou de toda a rede , ele pode não conseguir se conectar. Se você estiver usando um computador em seu local de trabalho e suspeitar que isso é um problema, entre em contato com o suporte técnico da sua empresa para obter assistência. Em alguns casos, a porta pode ser restrita por motivos de segurança.
Em geral, você pode pesquisar como uma determinada porta é normalmente usada consultando uma lista mantida por uma organização chamada Internet Assigned Numbers Authority. A Microsoft também mantém sua própria documentação especificando quais portas são usadas por quais funções do Windows.
Porta 445 e malware
Certos tipos de malware, incluindo o notório malware WannaCry, usam a porta 445 e vulnerabilidades em implementações de software SMB para se espalhar.
Se você não precisa ter a porta 445 aberta, considere bloqueá-la localmente usando um firewall. Se você só precisa tê-lo aberto para uma rede local ou determinados conjuntos de computadores, você deve implementar essas restrições em seu firewall ou roteador de rede.
Se você estiver executando um software SMB mais antigo, a Microsoft recomenda desativá-lo por motivos de segurança. Em seguida, atualize para uma nova versão e confirme que não há vulnerabilidades de segurança conhecidas envolvidas na execução.