A boa notícia é que existe uma lista nacional de "não enviar e-mail" onde você pode registrar facilmente seu endereço de e-mail e reduzir o número de e-mails não solicitados que você recebe. A má notícia é que, mesmo que você adicione seu endereço a essa lista, sua caixa de entrada de e-mail ainda estará cheia de spam. Infelizmente, atualmente não há nada para e-mail que seja legalmente aplicável ou de escopo tão amplo quanto a lista oficial de Não Ligar para operadores de telemarketing. No entanto, existem etapas que você pode tomar, além de se registrar na lista "não enviar e-mail", para minimizar a quantidade de e-mails indesejados que você recebe.
Não enviar e-mail
A Direct Marketing Association, a maior associação comercial para profissionais de marketing nos EUA, opera o Serviço de Preferência de E-mail. Depois de registrar seu endereço de e-mail no eMPS, os membros do DMA são obrigados a remover seu endereço de suas listas de marketing por e-mail. O EMPS faz parte do programa mais amplo da DMA, DMAHoice, que permite aos consumidores limitar a quantidade de materiais de marketing que recebem por e-mail ou correio tradicional. Você pode se registrar no eMPS com uma simples inscrição online.
Limitações da lista
O EMPS reduzirá o número de e-mails enviados para um endereço registrado. No entanto, existem muitos tipos de e-mails de marketing que ainda chegarão à sua caixa de entrada. O registro eMPS "não enviar e-mail" se aplica apenas a membros do DMA e não tem efeito sobre as muitas fontes de e-mail não solicitados originados de fontes não membros. Além disso, cada membro da DMA é responsável por monitorar sua conformidade com o eMPS; uma empresa que não atualizar suas listas de marketing por e-mail excluindo os registrantes do eMPS ainda enviará e-mails para seu endereço registrado.
Usando filtros de e-mail
A maioria dos sistemas de e-mail tem filtros de spam integrados que filtram automaticamente o tráfego de e-mail recebido e enviam e-mails que são spam óbvio para uma pasta "lixo". Os filtros funcionam por meio de uma combinação de estratégias, incluindo procurar palavras-chave e frases indesejadas, verificar o endereço do remetente em uma lista negra de sites indesejados ou uma lista branca de sites aceitáveis e detectar tentativas de mascarar a origem real do e-mail. Dependendo do sistema de e-mail que você usa, você pode ajustar o nível geral de triagem para desviar os e-mails de forma mais agressiva para a pasta de lixo eletrônico. No entanto, essa estratégia provavelmente também aumentará o número de falsos positivos, o que significa que alguns e-mails serão identificados incorretamente como spam e desviados de sua caixa de entrada.
Seu sistema também pode permitir que você liste determinados endereços ou palavras-chave que você deseja rastrear; e-mails correspondentes às suas entradas também serão tratados como spam. Às vezes, os filtros de e-mail podem se ajustar automaticamente com base em seus comentários. Procure um botão em seus e-mails para indicar que uma mensagem é spam e clique nele quando apropriado para que seu sistema possa conhecer suas preferências.
Outros passos que você pode tomar
Muitos e-mails de publicidade incluem instruções para cancelar a inscrição na lista de e-mails que inclui seu endereço de e-mail. O cancelamento da inscrição geralmente envolve clicar em um link, geralmente na parte inferior de um e-mail, e seguir as instruções resultantes. Você deve ter cuidado, no entanto. Links de cancelamento de assinatura de empresas legítimas geralmente são eficazes. Às vezes, no entanto, a própria opção de cancelamento de inscrição pode ser enganosa, solicitando informações que apenas convidarão mais mensagens de spam. Tal como acontece com todos os e-mails de fontes desconhecidas, você precisa exercer seu melhor julgamento. Você também pode instalar freeware, shareware ou software anti-spam pago que se integra ao seu sistema de e-mail para fornecer uma linha de defesa adicional ao desviar e-mails indesejados de sua caixa de entrada.