Nesta era de conectividade digital, é difícil garantir que o conteúdo original que você coloca em seu site não seja distribuído ou usado em outro lugar sem o seu conhecimento. Como parte de um esforço para combater essa forma de violação de direitos autorais, alguns sites apresentam conteúdo "protegido". O termo é usado para descrever sites nos quais é impossível clicar com o botão direito do mouse no texto ou selecionar o conteúdo da página para copiá-lo e colá-lo. Se você precisar copiar texto de um site protegido, terá que adotar uma abordagem criativa.
Dica
Alguns sites habilitaram um comando JavaScript que restringe sua capacidade de copiar conteúdo. Você pode contornar isso desabilitando o JavaScript em seu navegador ou acessando o código HTML da página em questão.
Noções básicas de páginas da Web protegidas
Quando os editores de sites criam conteúdo protegido, eles estão implementando essencialmente um código JavaScript que não permite que os usuários interajam com o texto da página em seus sites. Este código JavaScript está, por falta de uma frase melhor, incorporado no site, o que significa que as proteções contra cópia permanecem ativadas independentemente do navegador ou plataforma que você usa para visualizá-lo. Antes de poder copiar texto de um site protegido, você deve contornar esse impedimento específico.
Explorando maneiras de permitir copiar e colar
Talvez o método mais eficaz à sua disposição para contornar esse problema seja desabilitar o JavaScript em seu navegador pessoal. Ao fazer isso, você garante que o site não consiga implantar essa ferramenta específica de proteção de conteúdo. Para desabilitar o JavaScript em seu navegador, você deve primeiro acessar os controles de configurações do navegador.
Por exemplo, se você estiver usando o navegador Safari, seu primeiro passo é selecionar
Preferências do
Safari menu suspenso na parte superior da tela. Na janela Preferências, clique no botão
Segurança guia e remova a marca de seleção na frente de
Ativar JavaScript .
Se você estiver usando o navegador Firefox, digite
about:config na barra de URL na parte superior da tela. O Firefox fornece um aviso que você deve aceitar antes de prosseguir com o processo. Quando isso for concluído, uma janela aparecerá mostrando uma longa lista de extensões atualmente ativas no Firefox. Role para baixo até chegar ao
javascript.enabled item de preferência. Clique duas vezes nesta frase para desativar o javascript no navegador.
Depois que o JavaScript for desabilitado, você poderá contornar quaisquer proteções incluídas no site que estiver visitando. É de seu interesse reativar o JavaScript quando você terminar de copiar, pois alguns sites populares não funcionam corretamente sem ele.
Avaliação de métodos alternativos
Embora você possa pesquisar um download de extensão de permissão de cópia, você também pode obter a cópia diretamente do código do próprio site sem precisar baixar nenhum complemento do navegador.
Se você puder clicar e arrastar sobre o texto na página da Web, selecione o conteúdo específico que deseja copiar e clique com o botão direito do mouse. A partir daí, clique no
Inspecionar elemento opção no menu. Neste ponto, aparece uma janela que exibe o conteúdo específico que você selecionou como parte do código-fonte do site. Você deve ser capaz de copiá-lo e colá-lo conforme necessário.
Se não for possível selecionar o lote específico de conteúdo devido a restrições na página, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e selecione
Exibir código-fonte da página comando para exibir o código HTML completo da página. Percorra o código até chegar ao conteúdo desejado e copie e cole a partir daí.