>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como faço para acessar remotamente meu roteador doméstico?


A tecnologia que alimenta nossas redes domésticas hoje passou por uma evolução incrível na última década. Dito isto, os elementos centrais da rede permaneceram relativamente inalterados durante este período de grande crescimento. Independentemente de você estar usando uma conexão de internet sem fio ou fibra ótica, você notou que um roteador ainda é usado para atuar como o intermediário final entre sua conexão de internet e seu dispositivo conectado.

Embora as etapas para se conectar ao seu roteador dentro da rede sejam relativamente simples, você precisará usar algumas etapas adicionais se estiver tentando acessar roteadores de fora da rede.

Dica


Você pode seguir algumas etapas simples para acessar seu roteador de uma rede externa. Para fazer isso, no entanto, primeiro você precisará criar um DNS dinâmico, bem como um novo subdomínio anexado ao seu serviço DNS.

Noções básicas de acesso remoto


O processo de acessar seu roteador fora de sua rede pessoal é comumente chamado de "compartilhamento remoto". Para garantir que seu roteador seja capaz de aceitar conexões remotas, seu primeiro passo deve ser habilitar o compartilhamento remoto no próprio dispositivo. Isso pode ser feito navegando primeiro até o endereço IP do roteador no navegador da web. Se você não tiver certeza de qual é o endereço IP do seu roteador, normalmente poderá verificar no próprio dispositivo para obter essas informações.

Depois de apontar o navegador para o roteador, você provavelmente precisará inserir um nome de usuário e senha para acessar as configurações. Após o login, navegue até as preferências de "Gerenciamento Remoto" dentro do painel de controle do seu roteador. A terminologia específica aqui pode variar um pouco. Por exemplo, o painel de controle do seu roteador pode rotular esse conjunto específico de recursos como "Acesso Remoto". De um modo geral, essas preferências são normalmente encontradas nas "Configurações avançadas" ou conjunto de controle com palavras semelhantes.

Depois de encontrar essas configurações, seu primeiro passo deve ser clicar no botão necessário para habilitar o acesso remoto. Feito isso, você iniciará as etapas necessárias para criar um DNS dinâmico.

Noções básicas de gerenciamento remoto do roteador


Seu próximo passo deve ser estabelecer um DNS dinâmico. Um DNS dinâmico ajuda a garantir que suas conexões de acesso remoto possam se integrar perfeitamente ao seu roteador pessoal. O DNS dinâmico garante que, não importa onde você esteja, sua conexão remota possa ser firmemente estabelecida. Uma variedade de provedores de DNS dinâmicos estão disponíveis hoje, alguns dos quais oferecem esses serviços gratuitamente. Um excelente exemplo de um serviço de DNS dinâmico gratuito é o NoIP.

Depois de estabelecer seu DNS dinâmico, você precisará adicionar um novo nome de host, bem como um novo subdomínio. Com essas informações, retorne ao painel de controle do seu roteador e copie seu DNS e nome de host no painel de configurações de DNS. Quando esse processo estiver concluído, você poderá acessar seu roteador remotamente digitando seu novo nome de domínio seguido do número da porta remota.

Embora 8080 seja um número de porta comum para conexão, você pode optar por alterá-lo para aumentar sua segurança. No entanto, isso depende inteiramente de você e não influenciará a operação geral do seu sistema de acesso remoto. Dada a ampla gama de ameaças potenciais existentes on-line hoje, no entanto, definitivamente pode ser do seu interesse criar um protocolo de segurança eficaz no futuro.