Para aqueles indivíduos que viveram o suficiente para observar o ritmo vertiginoso da evolução no mundo dos computadores, o hardware de hoje parece ser uma fantasia quase impossível em comparação com os computadores usados apenas duas décadas atrás. Como os processadores continuaram a diminuir de tamanho enquanto ganhavam poder e funcionalidade a uma taxa exponencial, muitos usuários de computador compraram computadores "novos" e os venderam como relíquias obsoletas alguns anos depois. Com essa ideia em mente, pode ser um benefício para alguns comparar as diferentes gerações de computadores e saber exatamente como os computadores mais novos estão superando seus predecessores.
Desempenho e potência
Talvez uma das diferenças mais significativas entre as gerações anteriores de computadores e as máquinas poderosas de hoje esteja relacionada à velocidade do processador. A unidade central de processamento, ou CPU, tem sido parte integrante da tecnologia de computação desde os primeiros dias do desenvolvimento do computador. Embora as primeiras CPUs dependessem de uma série complexa de placas e transistores, as unidades baseadas em microprocessadores de hoje são capazes de atingir velocidades de desempenho vertiginosas, medidas em hertz. O número de ações que uma CPU é capaz de realizar simultaneamente é uma referência de sua proeza. As CPUs de hoje não apenas apresentam velocidades de clock incrivelmente rápidas, mas também incluem vários núcleos para níveis ainda mais altos de funcionalidade e desempenho.
Hardware de armazenamento e memória
No final da década de 1990, a ideia de hospedar um gigabyte de espaço de armazenamento em seu computador era de tirar o fôlego. Hoje, até mesmo aplicativos de software relativamente simples podem exigir vários "gigs" de espaço. O armazenamento em disco rígido é outra área em que as novas gerações de computadores ofuscaram completamente seus "ancestrais". Os sistemas de desktop de nível básico hoje podem apresentar discos rígidos com mais de 250 gigabytes de espaço de armazenamento. Da mesma forma, a introdução de unidades de "estado sólido" fez com que os usuários não precisassem mais se preocupar com o desgaste de um disco rígido giratório.
Opções de conectividade com a Internet
O acesso à Internet é provavelmente uma das diferenças mais significativas entre os computadores de hoje e os das gerações anteriores. Enquanto os computadores de apenas 15 anos atrás normalmente exigiam conectividade com fio para acessar a Internet, as conexões WiFi agora são consideradas um elemento comum da computação diária. Embora a conexão à Internet possa parecer um processo relativamente simples na era da computação atual, a facilidade com que acessamos a World Wide Web agora seria impensável quando esses serviços foram lançados pela primeira vez em nível de consumidor na década de 1990. Quando você compara as diferentes gerações de computadores, é surpreendente ver o quão longe chegamos.