No ambiente digital cada vez mais conectado de hoje, o acesso a um servidor é um componente indispensável de muitas empresas. Tanto é assim que muitos empresários estão optando por construir um servidor próprio em vez de depender de uma plataforma de hospedagem profissional. Isso não apenas adiciona um grau adicional de acessibilidade e segurança, mas também pode ajudar a economizar dinheiro a longo prazo.
A ideia de construir um servidor pode inicialmente parecer intimidante. Dito isto, as etapas necessárias para construir um servidor podem ser concluídas pela maioria das pessoas com apenas um conhecimento prático de computadores e eletrônicos. Se você está comprometido em criar seu próprio servidor web e se sente à vontade para trabalhar com componentes de computador, pode fazê-lo sem muito esforço de sua parte.
Dica
A construção de um servidor pode ser realizada com relativa facilidade se você estiver preparado para pesquisar e explorar minuciosamente todo o hardware necessário. Suas necessidades específicas influenciarão diretamente o hardware que você compra para o seu servidor.
Encontrando o design certo
Dependendo do seu orçamento e prazo, você pode optar por
atualizar um computador pré-existente em sua casa ou empresa ou
construa seu servidor do zero. Se você decidir construir um servidor do zero, sua primeira etapa é selecionar o chassi apropriado. O tamanho do chassi depende muito de suas intenções com o servidor. Por exemplo, se você planeja criar uma configuração de servidor extremamente poderosa que seja capaz de virtualizar hardware, você precisa de um chassi grande, provavelmente um design 2u.
No entanto, se seu objetivo é construir um servidor menos poderoso que possa ser concluído por hardware adicional em algum momento no futuro, você pode se beneficiar de um
design 1U . Como regra geral, um chassi de 1U pode hospedar aproximadamente quatro discos, enquanto um
chassi de 2U pode conter de 10 a 12 discos.
Vale a pena o seu tempo para desenvolver um layout provisório do seu servidor antes de se comprometer com um chassi. Você economizará muito tempo e esforço se não for forçado a trocar o chassi no meio da construção do servidor devido a um planejamento inadequado.
Selecionando sua placa-mãe
A placa-mãe que você escolhe para o seu servidor tem um impacto profundo no desempenho geral durante a vida útil do servidor. Com isso em mente, você deve priorizar maximizar o desempenho desse hardware específico, mantendo-se dentro do seu orçamento.
As principais considerações que você deve explorar ao comprar uma placa-mãe incluem
capacidade de RAM, o número de soquetes disponíveis, tipos de soquete e
NICs integrados . Dado que cada um desses fatores influencia diretamente a operação diária de um servidor, finalize esses detalhes antes de começar a comprar uma placa-mãe.
CPU e design de servidor para pequenas empresas
O tipo de soquete que você seleciona para a placa-mãe influencia diretamente no tipo de CPU que você pode usar. Dado o fato de que os designs de soquete mudam de forma recorrente, é do seu interesse encontrar uma placa-mãe e uma CPU que sejam relativamente novas para garantir que você não precise substituir uma ou qualquer peça devido à tecnologia se tornar obsoleta.
Se o seu servidor for destinado principalmente para uso doméstico ou em uma pequena empresa, você pode adquirir processadores com potência e desempenho adequados por preços relativamente acessíveis, principalmente se estiver disposto a comprar uma CPU um ou dois anos mais antiga do que a maioria lançamentos atuais. Lembre-se de que CPUs específicas podem exigir determinada RAM. Isso é comum entre CPUs de servidores dedicados, que geralmente exigem
RAM ECC para funcionar corretamente.
RAM e placas-mãe
Construir o melhor servidor doméstico para suas necessidades pode se tornar um pouco complexo devido aos vários requisitos técnicos do hardware que você deseja usar. Por exemplo, o tipo de placa-mãe que você compra para seu servidor também
influencia diretamente o tipo de RAM necessária para uso .
Algumas placas-mãe podem exigir RAM ECC para funcionar corretamente, enquanto outras não. Outros requisitos incluem o uso de
RAM DDR3/DDR4. Com essas ideias em mente, definitivamente vale a pena identificar todos os requisitos de RAM para sua placa-mãe preferida antes de avançar com uma compra.
A quantidade de RAM que você escolher comprar para o seu servidor dependerá em grande parte das tarefas específicas que você gerenciará. Elabore uma lista clara de funções que você pretende que seu servidor execute antes de fazer sua compra de RAM para garantir que você não gaste demais nessa faceta específica do seu design.
Alimentando seu servidor
A unidade de fonte de alimentação, ou PSU, é um elemento muitas vezes esquecido do design do servidor, provavelmente devido ao fato de não contribuir ativamente para o desempenho de maneira semelhante à CPU ou RAM. Para a maioria dos servidores, um design de baixa potência é ideal e econômico. Caso seu servidor esteja usando
Unidades de processador gráfico poderosas , ou GPUs, talvez seja necessário procurar designs de PSU mais robustos. Em última análise, a confiabilidade é a referência mais importante para o desempenho quando se trata de selecionar a PSU certa para o seu servidor.
Encontrando o armazenamento perfeito
Ao construir seu servidor, você pode não saber se deve investir em unidades de estado sólido (SSD) ou em pilhas de discos rígidos mais tradicionais. Na realidade, uma combinação de um
SSD como unidade de inicialização e os discos rígidos tradicionais para armazenamento podem ser a opção mais econômica e confiável. Embora os SSDs sejam considerados uma solução de longo prazo quando se trata de armazenamento para servidores, essa confiabilidade tem um preço.
Dado o fato de que você poderá comprar quantidades significativamente maiores de armazenamento em discos rígidos tradicionais, tudo se resume às suas próprias preferências e orçamento ao determinar se um complemento de SSDs é adequado para você. Em qualquer um dos cenários, você poderá se beneficiar de desempenho e armazenamento confiáveis no futuro próximo.
Outras considerações a serem exploradas
Embora os componentes principais da construção do servidor tenham sido discutidos, vários outros periféricos podem chamar sua atenção. Como mencionado anteriormente, uma GPU poderosa pode ser necessária se seu servidor for usado para qualquer aplicativo rico em mídia. Muitas pessoas começam a considerar construir um servidor para complementar suas necessidades de jogos, o que consequentemente requer uma GPU relativamente nova e de alto desempenho.
Se você decidir implementar esse hardware em seu servidor, lembre-se de que isso também pode afetar outras opções de hardware, como sua PSU ou um
ventilador ou sistema de refrigeração líquida. Como sempre, é de seu interesse pesquisar suas escolhas o mais minuciosamente possível antes de se comprometer com qualquer compra para garantir que você encontre as melhores opções de hardware possíveis para suas próprias necessidades a um preço que fique dentro do seu orçamento.
Algumas estimativas chegam a menos de US$ 1.000 para construir um servidor por conta própria, dependendo de suas necessidades e das peças que você pode encontrar. Mas você também precisará levar em consideração o custo da energia necessária para executá-lo, bem como quaisquer atualizações necessárias a cada cinco anos ou mais.
Construir seu próprio servidor não deve ser apressado, porque você pode colocar seus eletrônicos em risco, criando potencialmente uma situação ainda mais cara. Portanto, certifique-se de se sentir confortável com tudo o que está envolvido antes de optar por construir um servidor. Mas se você tiver um plano definido e se sentir bem com isso, pode ser uma experiência gratificante.