A recuperação geralmente é possível quando você exclui acidentalmente um ou mais Google Docs. Restaurar o documento original junto com todo o conteúdo associado geralmente é uma questão de pesquisar na lixeira. Sempre execute uma pesquisa geral no Google Docs primeiro, no entanto, para confirmar que o documento não foi arquivado incorretamente na unidade.
Pesquisar documentos
Pesquisar documentos do Google Docs é fácil por meio da função de pesquisa geral. No entanto, você precisa do nome usado para o documento para executar uma pesquisa efetiva. Abra o Google Drive no seu computador, que é onde todos os seus documentos, planilhas e arquivos de mídia salvos são salvos no sistema de armazenamento em nuvem do Google.
Vá para o topo da janela e localize a barra de pesquisa. Digite o nome do documento e pressione
Enter para pesquisar a unidade. O documento ausente pode ser salvo no arquivo ou local errado na unidade, não excluído. Esse processo de pesquisa recupera arquivos extraviados — quando o nome é digitado corretamente. Depois de localizar o documento perdido, mova-o para o arquivo ou espaço de armazenamento apropriado para fácil recuperação no futuro.
Outro método de pesquisa fácil é através da guia de documentos recentes. Abra o Google Drive e procure o
Recente opção no painel de navegação esquerdo. Esta seção mostra todos os documentos e arquivos acessados no histórico recente. Se você visualizou ou editou o documento nas últimas duas semanas, ele pode ser exibido neste painel. Faça uma pesquisa visual nos documentos exibidos para localizar o arquivo.
Por fim, verifique na pasta de downloads se o arquivo foi salvo de e-mail ou importado de uma fonte externa. Ele pode ter sido armazenado nos downloads sem mover para as pastas do Google Drive. Copie o documento dos downloads e mova-o para o local apropriado. Os documentos compartilhados são armazenados de maneira semelhante. Clique no botão
Compartilhado comigo guia para localizar arquivos dessa maneira. Eles também podem ser acessados por meio da notificação por e-mail criada quando o arquivo foi compartilhado inicialmente.
Restauração do Google Docs
Para recuperar arquivos excluídos do Google Drive, abra o Google Drive e olhe para o painel de navegação esquerdo. Localize a
Lixeira opção e clique nele para ver todos os arquivos armazenados na lixeira. O Google Drive armazena arquivos excluídos nesta lixeira por um longo tempo se um mínimo de arquivos for excluído da unidade. À medida que a lixeira é preenchida, os arquivos mais antigos são movidos para a exclusão completa.
Pesquise manualmente na lixeira para localizar o arquivo. Ao localizá-lo, clique com o botão direito do mouse no arquivo e clique em
Restaurar para devolver o documento à unidade principal. Uma vez restaurado, acesse o documento através da opção Arquivos recentes.
Se o arquivo não estiver mais armazenado na lixeira e não for extraviado na unidade, a recuperação pode não ser possível. Procure no e-mail anexos compartilhados do documento como último recurso para recuperação. Caso contrário, o arquivo provavelmente será perdido para sempre.
Recuperar conteúdo excluído
Em alguns casos, o arquivo existe, mas o conteúdo do documento foi excluído acidentalmente. Este é um erro comum que ocorre durante o processo de edição. Destacar um pedaço de texto ou mídia e pressionar acidentalmente a tecla de retrocesso remove seu trabalho duro do documento. Felizmente, esse conteúdo é facilmente recuperado e até a formatação retorna perfeitamente.
Navegue até a barra de ferramentas principal no Google Docs e clique em
Editar . Encontre
Desfazer no menu suspenso e selecione-o. Selecionar esta opção desfaz a última etapa realizada. Se a exclusão de conteúdo foi a última movimentação feita, ela restaura o conteúdo. Você pode ter que pressionar a opção Desfazer várias vezes para obter o resultado desejado.