Na era atual das mídias sociais, existem redes que todo mundo conhece e usa, como Facebook, Twitter e LinkedIn, e outras que voam um pouco mais fora do radar. Omegle – um site que se apresenta como um lugar para "Falar com estranhos!" – é um dos meios de comunicação social que pertence a esta última categoria. Assim como muitos outros sites de redes sociais, o Omegle tem sua própria terminologia, incluindo algo chamado "ASL".
Como o Omegle funciona
Omegle é uma rede social que permite aos usuários se conectar e conversar com estranhos. Essencialmente, o site (ou aplicativo) funciona como uma sala de bate-papo para duas pessoas que o associa aleatoriamente a outro usuário. As conversas devem ser completamente anônimas e os usuários são desaconselhados a trocar fotos ou informações pessoais. Embora a maioria das conversas no site ocorra por meio de mensagens instantâneas, há também um recurso de vídeo que permite que duas pessoas conversem por vídeo uma com a outra usando webcams.
A questão ASL
Muitas vezes, quando você entra em um bate-papo com outra pessoa no Omegle, a primeira coisa que eles digitam para você – pelo menos depois de uma saudação superficial – é a mensagem do acrônimo "ASL?" Esta consulta significa "Idade, Sexo, Localização?" e destina-se a iniciar a conversa incentivando os usuários do Omegle a divulgar seu gênero, quantos anos têm e onde moram. Esses fatos são geralmente as informações mais pessoais que os usuários do Omegle revelam uns aos outros. ASL no Omegle é o equivalente Omegle de um aperto de mão e introdução. Como os usuários não devem trocar nomes, sua idade, sexo e localização servem como informações de identificação.
Outros acrônimos comuns
Se você faz role-play no Omegle, precisa conhecer muitas outras siglas além da pergunta Omegle ASL. Mesmo se você for um usuário comum que apenas conversa, talvez precise conhecer atalhos como "brb" para "volto já" e "kthxbai" para "ok, obrigado, tchau". Novas siglas são desenvolvidas regularmente.
Os perigos do Omegle
A grande questão entre pais, professores e outros adultos é se o Omegle é ou não seguro para crianças. De acordo com a Common Sense Media, a resposta a essa pergunta em particular é "Não". Embora o site tenha sido construído por um jovem de 18 anos e tente manter as coisas anônimas, os usuários às vezes trocam nomes, endereços de e-mail pessoais, links de contas do Facebook e outras informações pessoais. O site também é um centro de linguagem profana, conotações sexuais e outros conteúdos que não são adequados para crianças. A página inicial do Omegle inclui um aviso de isenção de responsabilidade aos usuários de que "Os predadores são conhecidos por usar o Omegle".