>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Lista de dispositivos de entrada e saída


Você pode pensar em seu computador como um objeto ou uma única coisa, mas não é. É mais um ecossistema ou um coletivo, composto por vários dispositivos menores. Muitos desses dispositivos são usados ​​para mover informações e são descritos – logicamente – como dispositivos de entrada e saída . Nenhuma lista de exemplos de entrada e saída poderia esperar ser completa, mas os comuns se enquadram em um número relativamente pequeno de categorias.

Entrada x saída em termos de computador


Qualquer computador, se você reduzi-lo às suas funções básicas, é uma ferramenta para fazer coisas com informações . Para que funcione, essa informação tem que chegar ao processador e então, uma vez processada, o computador tem que fazer algo com os resultados. Essa é uma maneira simples de explicar um processo complexo, mas explica a diferença entre dispositivos de entrada e saída. Se fornecer informações ao processador, é um dispositivo de entrada e, se aceitar informações do processador, é um dispositivo de saída.

Exemplos de dispositivos de entrada


O grande número de dispositivos de entrada usados ​​com computadores pode ser dividido em categorias de várias maneiras, dependendo de como você os classifica. Uma maneira simples é separar aqueles que você mesmo usa, prático, daqueles que convertem informações analógicas em dados digitais para uso do computador.

Dispositivos de entrada manual


Como regra, qualquer coisa com a qual você usa as mãos provavelmente é um dispositivo de entrada. Esses dispositivos de entrada manual se enquadram em algumas categorias amplas:
  • Teclados :em um computador desktop ou laptop, o teclado geralmente é o dispositivo de entrada mais importante. Geralmente é como você digita informações em seu computador ou faz qualquer coisa criativa com palavras e números. Alguns teclados se conectam com um cabo à porta USB e alguns são sem fio. Alguns são projetados para serem ergonômicos, o que significa que se destinam a manter as mãos em uma postura natural para reduzir o risco de lesões por esforço repetitivo, mas, fora isso, são todos bastante semelhantes.
  • Mouse e dispositivos apontadores semelhantes a mouse :o mouse do computador tem sido amplamente utilizado desde a década de 1980 para clicar ou selecionar itens na tela. Você move o mouse e o ponteiro na tela se move; em seguida, você clica nos botões para fazer o que deseja. Os fabricantes oferecem uma variedade de dispositivos alternativos para fazer o mesmo trabalho, desde trackballs – uma espécie de mouse de cabeça para baixo que fica parado enquanto você rola uma bola com o polegar para mover o cursor – até os touchpads da maioria dos laptops e o dispositivo TrackPoint usado em ThinkPads.
  • Digitalizando tablets :são uma variação do tema de uma tela sensível ao toque ou touchpad, mas são mais sofisticados. Projetado para artistas gráficos, eles permitem que os usuários desenhem, esbocem ou pintem em uma superfície em alta resolução com o uso de uma caneta.
  • Controladores de jogos :alguns jogos funcionam bem com teclado e mouse, mas outros precisam de algo mais próximo dos controladores em um console de jogos. As versões para computador podem ser qualquer coisa, desde controladores convencionais de thumb-pad até joysticks elaborados. Controladores especializados, como volantes e pedais para jogos de direção ou manchetes de controle para simuladores de voo, estão disponíveis para entusiastas sérios.
  • Controles remotos :alguns computadores voltados para entretenimento vêm com um controle remoto estilo TV, que pode ser usado para reproduzir DVDs ou para selecionar e transmitir mídia por meio de um programa como Kodi ou Plex. Este também é um dispositivo de entrada, à sua maneira.

Dispositivos de entrada analógica para digital


Os computadores podem trabalhar com praticamente qualquer tipo de informação, mas tem que estar em formato digital. Objetos e estímulos do mundo real são quase sempre analógicos, então toda uma outra classe de dispositivos de entrada converte essas entradas analógicas em algo com o qual o computador pode trabalhar:
  • Microfones: Os microfones captam as ondas sonoras, que são analógicas, e as transformam em sinais elétricos. Um conversor digital-analógico ou DAC no próprio microfone ou no computador o converte ainda mais em formato digital. A partir daí, o computador pode gravar o som ou passá-lo para a internet ou sua rede local em tempo real.
  • Scanners: Os scanners fazem praticamente a mesma coisa, mas para entrada visual. Os scanners de mesa e os scanners alimentados por folha fazem isso com texto impresso ou imagens impressas, convertendo a imagem ou o texto em um formato de dados que o computador pode usar. Os leitores de código de barras que você vê nas lojas são uma variação da mesma ideia, lendo códigos de produtos e convertendo-os em dados.
  • Câmeras: A webcam do seu computador ou qualquer câmera digital que você usa para transferir imagens para o seu computador – até mesmo seu telefone – é outro dispositivo de entrada. Ele captura uma representação digital do mundo analógico ao seu redor e a envia para o seu computador por meio de uma conexão com ou sem fio.

Exemplos de dispositivos de saída


Uma lista de dispositivos de saída sempre será menor que a lista de dispositivos de entrada. Os computadores podem receber informações de várias maneiras, desde que sejam digitais, mas a maioria dos dispositivos de saída fala com humanos e só temos cinco sentidos. O paladar e o olfato não são considerados na computação convencional neste momento, então isso deixa visão, audição e toque como as maneiras que um computador pode enviar informações de volta para nós. Todos os três são usados, de maneiras diferentes.
  • Seu monitor: Os monitores mais antigos usavam um tubo de raios catódicos de vidro, ou CRT, para exibir uma imagem. As telas modernas geralmente são painéis de LED, embora as tecnologias OLED e AMOLED usadas em telefones possam ser ampliadas para uso em computador em algum momento. Eles traduzem a saída do computador em imagens e texto que os humanos podem processar. Eles são julgados por seu brilho, sua resolução em pontos por polegada, seu contraste e precisão de cor e pela rapidez com que podem ser atualizados.
  • Alto-falantes e fones de ouvido: Alto-falantes e fones de ouvido fornecem feedback audível para que você saiba o que o computador está fazendo. Os primeiros computadores usavam o som principalmente como forma de alertar os usuários sobre um problema, mas as máquinas modernas são mais versáteis. Eles podem tocar música ou a parte de áudio de um filme. Eles podem ler audiolivros para você ou converter texto em fala e fornecem a trilha sonora e os efeitos sonoros dos jogos. Os melhores sistemas de alto-falantes de computador rivalizam com o áudio de home theater em grande escala, com subwoofers e configurações de vários alto-falantes para um som imersivo.
  • Impressoras e plotadoras: Impressoras e plotters pegam a saída de um computador e a traduzem em cópia impressa, imprimindo em papel, transparências, etiquetas e outras mídias. A maioria das impressoras modernas usa a tecnologia a laser, que é muito parecida com a saída de uma fotocopiadora, ou a tecnologia de jato de tinta, que usa gotas finas de tinta. As plotadoras são uma forma especializada de impressora projetada para criar desenhos de engenharia de grande formato e gráficos igualmente grandes.
  • impressoras 3D: Um dispositivo de saída mais recente é a impressora 3-D, que atravessa a linha entre dispositivos de consumidor/hobbyist e ferramentas de engenharia profissional. Ele transforma a saída do computador em objetos físicos, geralmente feitos de plástico ou resina que podem ser extrudados enquanto estão quentes e depois se tornam rígidos quando esfriam.
  • Dispositivos de feedback tátil: Você pode não reconhecer este pelo nome, mas provavelmente já usou um. Estes são os pequenos dispositivos vibratórios usados ​​por telefones, tablets e outros pequenos dispositivos para que você saiba quando algo acontece. Pode ser o toque silencioso do seu telefone ou o lembrete de hora em hora do seu Fitbit para se levantar e se movimentar. Eles não são muito usados ​​em computadores convencionais, mas vale a pena mencionar porque são muito comuns no mundo da computação móvel.

Alguns dispositivos executam entrada e saída


Embora a linha entre os dispositivos de entrada e saída pareça bastante clara, nem sempre é o caso no mundo real. Alguns dispositivos têm funções de entrada e saída , então eles não se encaixam perfeitamente em uma categoria ou outra. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos:os que você usa e os que o computador usa.

Dispositivos de consumo bidirecionais


A maioria dos dispositivos de consumo com os quais você trabalha combina uma função de entrada e uma função de saída em um pacote unificado. Alguns exemplos incluem:
  • Fones de ouvido de áudio: Jogadores e usuários de bate-papo por vídeo estão familiarizados com esses dispositivos convenientes, que combinam um microfone com um fone de ouvido intra-auricular ou intra-auricular e, muitas vezes, uma faixa ou clipe para mantê-lo no lugar. Eles estão disponíveis em versões com ou sem fio, para que você possa sentar ou andar enquanto os usa. Eles são úteis para chamadas de vídeo, programas de reconhecimento de voz e jogos em rede com seus amigos.
  • Impressoras multifuncionais: Eles combinam uma impressora convencional a jato de tinta ou a laser com um scanner e, às vezes, outros recursos. Eles são convenientes para qualquer pessoa com espaço limitado ou com apenas uma necessidade ocasional de usar a segunda função. Economiza espaço e custo de ter dispositivos separados para cada trabalho.
  • Telas sensíveis ao toque: Essencial em um dispositivo móvel e útil em computadores com sistemas operacionais sensíveis ao toque, as telas sensíveis ao toque exibem informações como qualquer outro monitor, mas também aceitam entrada diretamente na tela.
  • Interfaces e instrumentos MIDI: MIDI significa Interface Digital para Instrumentos Musicais , Que é auto-explicativo. Com os equipamentos MIDI, os músicos podem tocar seus instrumentos e ter o som convertido em dados digitais, ao contrário das gravações sonoras, que podem ser manipuladas e reproduzidas pelo próprio dispositivo MIDI. Na prática, eles são usados ​​principalmente como dispositivos de entrada, mas funcionam nos dois sentidos.

Dispositivos de E/S do computador


Outros dispositivos com funcionalidade bidirecional são integrados a um computador e desempenham um papel importante em como ele funciona. Estes são referidos formalmente como dispositivos i_nput/output,_ ou dispositivos de E/S . Os que você pode encontrar em quase qualquer computador incluem:
  • Cartões de interface de rede: A maioria dos computadores vem com dois tipos de rede integrados, uma interface sem fio para Wi-Fi e uma conexão com fio que você pode usar para se conectar diretamente ao seu roteador ou a outros dispositivos. Computadores mais antigos geralmente tinham um modem embutido, que também é um dispositivo de E/S, mas agora você normalmente conecta toda a sua rede doméstica a um único modem e roteador externo.
  • Placas de som: As placas de som eram um extra opcional décadas atrás, mas são rotineiramente incorporadas aos computadores modernos. Se o seu computador tiver um conector de fone de ouvido e um conector de microfone, ele terá uma placa de som integrada. O conector de microfone é uma entrada e o conector de fone de ouvido é uma saída; portanto, são dispositivos de E/S. Os usuários exigentes podem adicionar uma placa de som de última geração a um desktop ou torre por meio de uma de suas placas de expansão PCIe conhecidas como barramento de E/S do computador.
  • Dispositivos de armazenamento: As unidades que você usa em seu computador são outro conjunto de dispositivos de E/S. Eles armazenam informações do seu computador e carregam informações no seu computador constantemente enquanto ele está em uso. Isso inclui o disco rígido, uma unidade de DVD-ROM, se houver, e quaisquer pen drives USB ou cartões de memória usados ​​com o computador.

Dispositivos de entrada e saída especializados


O número de dispositivos de entrada e saída especializados é quase ilimitado porque existem muitos nichos de mercado, mas todos são bastante semelhantes às principais categorias listadas aqui. Você pode pensar na pequena câmera de fibra óptica que um cirurgião enfia em suas veias como uma webcam refinada, por exemplo, e a grande máquina CNC em uma fábrica é semelhante em função de uma impressora 3-D.

Outros, como os dispositivos assistivos de entrada e saída projetados para usuários com necessidades especiais, mostram um verdadeiro gênio em combinar tecnologias de maneiras úteis. Os usuários de computador com deficiência visual podem contar com um leitor de tela que converte texto em fala ou Braille em um teclado sensível ao toque especializado. O software de reconhecimento de voz transforma um microfone em um teclado alternativo. Aqueles que não podem usar as mãos podem usar os controles de gole e sopro para navegar na tela ou dispositivos especializados que detectam movimento da cabeça ou ondas cerebrais. Para aqueles com alguma mobilidade, joysticks, trackballs e varinhas e bastões usando várias tecnologias sem fio podem substituir um mouse ou touchpad convencional.