Computadores e outros eletrônicos não lidam bem com água e poeira pesada, mas esses não são perigos na maioria das residências e escritórios. Um perigo que é uma preocupação muito maior é o calor porque CPUs e placas de vídeo poderosas geram muito dele durante sua operação normal. Um laptop pode ficar em um tapete de resfriamento, mas se você usar uma estação de trabalho em torre ou desktop, sua melhor aposta é adicionar mais ventiladores. Eles geralmente vêm em versões de 3 e 4 fios, e você precisa entender seus códigos de cores se planeja instalar um ventilador por conta própria.
Conector do ventilador de 3 pinos
A execução de um ventilador de baixa tensão requer apenas dois fios:um para o terminal positivo ou "quente" e outro para o negativo ou terra. As cores dos fios de um ventilador de PC são bastante consistentes, com o vermelho quase invariavelmente marcando o positivo e o preto marcando o negativo ou o terra. O terceiro fio varia de acordo com o fabricante, mas geralmente é azul ou amarelo. Você não precisa dele para fazer o ventilador girar, mas o terceiro fio está lá por um bom motivo.
O terceiro fio
Se tudo o que você tem em um ventilador são os dois fios de que ele precisa eletricamente, ele só pode ser ligado ou desligado. Isso significa que, se estiver ligado, está funcionando a todo vapor o tempo todo. Tudo bem se você não se importa com o ruído ou o consumo de energia, mas é um desperdício. O terceiro fio dá ao seu computador uma medida de controle sobre isso. Ele informa a velocidade da ventoinha de volta aos processadores do computador, o que permite que a placa-mãe controle a velocidade da ventoinha aumentando a voltagem – e acelerando a ventoinha – quando o resfriamento extra é necessário, e diminuindo quando não é necessário.
Instalando um ventilador
Se você precisar instalar um ventilador de computador de 3 fios, esqueça o diagrama de fiação. A maioria das placas-mãe de computador vem com um conector padrão para o ventilador e ele só se encaixa de uma maneira. Se o conector se encaixar nos pinos, funcionará e você não precisará se preocupar com a disposição dos pinos. Existem apenas algumas circunstâncias em que você pode precisar saber a pinagem do ventilador de 3 pinos
. Uma é se o seu computador tiver um conector de ventilador proprietário e não padrão. Nesse caso, você pode querer comprar um adaptador para fazer seu ventilador funcionar com a placa desse computador específico. Como alternativa, se você estiver substituindo ou atualizando o ventilador existente, poderá cortar o conector do antigo e juntá-lo ao novo ventilador. Contanto que você combine a cor dos fios com a cor, você pode soldá-los no lugar e o novo ventilador funcionará bem.
Um ventilador de 3 fios com um conector de 4 fios
A outra vez que você precisa saber como a fiação funciona em um conector de ventilador de três pinos é quando você precisa conectar a uma conexão de quatro pinos na placa-mãe. Uma ventoinha de 4 pinos usa seus primeiros três fios da mesma forma que uma ventoinha de 3 pinos. O quarto fio se conecta a um circuito na placa principal que é usado para controlar o ventilador com precisão. Em vez de controles simples de "acelerar" ou "desacelerar", a ventoinha pode ser configurada para velocidades específicas à medida que a CPU fica mais quente. Normalmente, a placa principal é impressa com as atribuições dos pinos para o conector de 4 pinos, então você não precisa adivinhar:o primeiro pino é terra, o segundo é tensão e o terceiro é o fio de controle, então deslizando o conector sobre os três primeiros pinos é simples.
Conectando à fonte de alimentação
Se você não tiver conectores de ventoinha suficientes na placa-mãe para fornecer o tipo de resfriamento que você precisa, você também pode precisar conectar os conectores de 4 fios pesados que vêm de sua fonte de alimentação. Você poderia, teoricamente, fazer isso sozinho, mas é mais fácil encomendar um conector de seu fornecedor de peças de computador favorito ou diretamente de um fabricante de ventiladores. Estes são geralmente dispostos como um conector de passagem, para que o ventilador possa ser conectado em linha com um segundo dispositivo. Os ventiladores são dispositivos de baixo consumo de energia que deixam bastante energia para uma unidade de disco ou outro acessório. É uma maneira prática de conservar as conexões de energia e manter a máxima flexibilidade na configuração do seu sistema.