O Google Maps é uma ferramenta popular para navegar de carro, trem ou a pé, mas por si só não fornece direções integradas para rotas de barco. No entanto, você pode usar o Google Maps para traçar aproximadamente uma viagem de barco ou usar ferramentas construídas em torno do Google Maps para traçar sua rota e estimar distâncias. Em alguns casos, você pode preferir usar um mapa que não seja do Google projetado especificamente para velejadores, seja on-line ou em papel, que contenha informações como profundidade da água.
Google Maps e navegação marítima
Com exceção da balsa comercial ocasional, o Google Maps não fornece rotas de barco da mesma forma que fornece ajuda de navegação passo a passo para motoristas, passageiros em trânsito e pedestres. No entanto, ainda pode ser potencialmente útil no planejamento de uma rota de navegação ou de barco.
Primeiro, você pode usar o Google Maps, incluindo a visualização de satélite, para dar uma olhada em uma área que você planeja navegar. Você pode ver onde diferentes lagos e rios estão localizados e identificar quaisquer recursos disponíveis em terras próximas, de docas e marinas a empresas e parques. Você também pode usar o recurso My Maps do Google para desenhar uma rota aproximada em um Google Map, que você pode imprimir ou levar com você em um smartphone ou computador.
Você também pode usar ferramentas de navegação construídas em torno do Google Maps, como a calculadora de distância Sea Seek, que usa o Google Maps para calcular o comprimento aproximado de uma rota potencial ou a distância entre dois pontos.
Alternativas do Google Maps para velejadores
Um problema com o uso do Google Maps para passeios de barco é que ele não inclui muitas das informações normalmente incluídas nos mapas de navegação, chamados de cartas náuticas, como profundidades da água e informações sobre perigos de navegação, pontos de referência e regulamentos locais. Os navios comerciais são legalmente obrigados a levar cartas náuticas oficiais atualizadas, e muitos velejadores de recreio insistem em fazê-lo também.
Você pode obter cartas náuticas oficiais da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica da área onde você vai navegar para planejar sua rota. Eles estão disponíveis em papel ou online como um download gratuito. Você também pode usar um serviço gratuito chamado OpenSeaMap para ver certas informações de navegação.
Muitos barcos agora vêm equipados com dispositivos GPS, e alguns deles incluem informações de mapa de navegação integradas. Alguns aplicativos de smartphones também incluem cartas náuticas, além de outras informações, como clima, localização de locais de pesca e rotas de barco recomendadas.