O Excel é uma ferramenta poderosa para empresários que lidam com uma ampla variedade de dados e lidam com muitas tarefas administrativas. Usando um formato de folha de salário em Excel com fórmulas que tratam do cálculo do salário de um funcionário com base nas horas trabalhadas, as horas extras e comissões recebidas é uma das aplicações que economizam tempo do software. O Excel não tem um modelo padrão para isso, mas os modelos estão disponíveis online. Encontrar um modelo que corresponda à sua situação específica nem sempre é fácil, portanto, aprender a usar um modelo e editá-lo para atender às suas necessidades é a melhor abordagem.
Como encontrar um modelo de recibo de pagamento on-line
A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar um modelo de folha de pagamento para baixar procurando por
Modelos de folha de pagamento do Excel . Não importa se o modelo não for perfeito para suas necessidades, pois ele pode ser editado e ajustado para o seu negócio. Você pode encontrar formatos que incluem ou excluem vários campos específicos. Por exemplo, você pode encontrar modelos que incluem cálculos de impostos ou excluí-los e modelos com ou sem bônus.
Faça o seu próprio modelo
Pense no modelo como um ponto de partida para a folha salarial da sua empresa, em vez de um produto acabado. Por exemplo, se o modelo escolhido incluir um campo para função de trabalho, mas não para o departamento em que seu funcionário trabalha, você pode adicionar uma linha para as informações extras. Talvez seja necessário adicionar uma linha para pagamentos de pensão de funcionários.
A flexibilidade do Excel é uma grande ajuda se sua empresa tiver requisitos exclusivos para seus recibos de pagamento ou se você não conseguir encontrar um modelo que cubra tudo o que você precisa.
Muitos modelos de recibos de pagamento têm seções creditando o site que criou o modelo. Alguns modelos de sites incluem um logotipo e um hiperlink para o site na parte superior do modelo. Exclua-os e substitua-os pelo logotipo da sua empresa e endereço do site e insira o nome da sua empresa no espaço indicado.
Certifique-se de que as fórmulas funcionam
Na maioria das vezes, um formato de folha de salário em Excel com fórmulas inclui um cálculo básico para o salário final, somando ganhos e subtraindo descontos com base nos valores incluídos nos campos relevantes. No entanto, vale a pena verificar se as fórmulas produzem o resultado desejado antes de usar o modelo para o seu negócio. A maneira mais simples de fazer isso é destacar as diferentes células e ler as fórmulas nos campos de função para esclarecer como tudo é calculado.
Um problema que você pode encontrar é o cálculo de impostos nos modelos de recibos de pagamento. Os modelos geralmente deixam um espaço onde você insere o valor do imposto diretamente e, em seguida, é subtraído do salário líquido na última etapa. No entanto, o valor do imposto depende do valor dos ganhos, portanto, convém incorporar uma fórmula para calcular isso automaticamente. Por exemplo, se um funcionário estiver na faixa de 20% de imposto, na célula do valor do imposto, digite um sinal de igual (
= ) seguido da célula de referência para o total de rendimentos tributáveis e, em seguida, multiplique por 0,2 para 20 por cento.
Por exemplo, se o valor tributável estiver na célula D14, insira
=D14*0,2 para calcular o valor do imposto automaticamente. Altere o decimal se a porcentagem for diferente (0,15 para 15% ou 0,35 para 35%, por exemplo) e altere a referência da célula conforme necessário.
Preencha os detalhes
Nesta fase, você está pronto para preparar um recibo de salário de um funcionário no MS Excel. Insira os detalhes específicos nos campos do modelo, incluindo o nome do funcionário, número do funcionário, cargo e outros campos relevantes. O modelo facilita isso porque indica as informações que precisam ser inseridas em cada campo. Você trabalha com isso como se fosse qualquer outra forma.