Uma apresentação atraente requer um bom conteúdo, bem definido e visualmente informativo. O PowerPoint tem muitas ferramentas excelentes para ajudá-lo a atingir esse objetivo, mas os diagramas não são um de seus pontos fortes. Se você precisar de um diagrama para transmitir seu ponto de vista, provavelmente será melhor criá-lo no Visio.
Visio x PowerPoint
O Visio e o PowerPoint fazem parte da família estendida do Microsoft Office. O PowerPoint cria e apresenta apresentações de slides e pode ser usado para qualquer coisa, desde uma apresentação de ciências do ensino médio até um discurso de vendas corporativo de alto risco.
O Visio é uma ferramenta especializada para criar fluxogramas e diagramas. Eles podem ser tão simples quanto um organograma para um departamento com uma dúzia de pessoas ou tão complexos quanto o mapa das funções de um novo chip de processador.
Há um grau de sobreposição entre o PowerPoint e o Visio. Você pode criar gráficos simples no PowerPoint e apresentações simples no Visio, mas se precisar de um diagrama de alta qualidade em uma apresentação de slides completa, sua melhor aposta é
começar com um gráfico do Visio e importá-lo para o PowerPoint forte> .
Como usar snippets de slide
Há uma maneira simplificada de exportar o Visio para o PowerPoint, desde que você seja um usuário do Office 365 que assine o Plano 2 do Visio Online. É um recurso chamado
Fragmentos de slide .
Criar um snippet é como cortar uma foto. Primeiro, clique em
Visualizar e escolha
Painel de Trechos de Slide . O novo painel aparece à direita da janela principal. Clique em
Adicionar no painel Snippets e uma caixa redimensionável aparece sobre o diagrama. Mova-o e redimensione-o até ficar satisfeito com a parte da imagem que você vê no painel Snippets e digite um título para a imagem.
Para criar Snippets adicionais do mesmo diagrama, repita o processo. Quando terminar, clique em
Exportar para criar seu deck de PowerPoint. Como alternativa, você pode escolher
Criar apresentação do PowerPoint do
Arquivo aba.
Um bom recurso extra
Se você estiver tirando vários snippets do mesmo diagrama, sobreponha-os levemente. Quando você os exporta para o PowerPoint,
as imagens usam a transição de slides de transformação do PowerPoint . Esse recurso requer a versão de assinatura mais recente do PowerPoint. Se você estiver usando uma versão sem assinatura do PowerPoint ou se não sobrepor os snippets, obterá a transição padrão.
Copiar do Visio para o PowerPoint
Os snippets de slide não estão disponíveis em outras versões do Visio. A solução é copiar e colar no PowerPoint.
Abra a
Início do Visio guia e escolha
Copiar ou use o
Ctrl +
C atalho de teclado. Se for uma imagem de várias páginas, verifique se a página que você deseja usar no slide do PowerPoint está ativa. Você pode colá-lo em seu deck de slides do PowerPoint.
Se você colar usando
Colar comando ou o
Ctrl +
V atalho de teclado, como sugere a página de suporte da Microsoft, seu diagrama pode parecer inaceitavelmente em blocos e de baixa resolução. Há uma razão para isso e uma solução fácil.
Raster, vetor e colagem corretamente
Os computadores salvam arquivos gráficos de duas maneiras. Uma delas é salvar cada pixel que compõe uma imagem, para que ela possa ser recriada com exatidão. Esses são gráficos raster, o tipo de imagem que o PowerPoint usa. Sua desvantagem é que o arquivo gráfico é criado em um tamanho específico. Se você a aumentar, a imagem ficará borrada e terá bordas ásperas e quadradas.
Os gráficos vetoriais salvam instruções matemáticas para recriar a imagem, não a imagem em si. As imagens vetoriais, do tipo usado no Visio, são menores e podem ser redesenhadas de forma limpa em qualquer tamanho. No entanto, se você usar
Ctrl +
V para colar no PowerPoint, a imagem vetorial se converte em um gráfico raster do PowerPoint e
perde sua resolução e clareza .
O truque é clicar com o botão direito do mouse no local onde deseja inserir o diagrama e escolher
Colar imagem . Se preferir atalhos de teclado a cliques do mouse, pressione a tecla
Alt para abrir a faixa de opções e, em seguida,
H para a guia Página inicial,
V para colar e
U para colar como um objeto de imagem.
Esta ação incorpora o diagrama , o que significa que continua sendo um gráfico vetorial e permanece vinculado ao Visio, mesmo que esteja em uma apresentação de slides do PowerPoint.