Embora não exista um operador exponencial Java simples, você pode calcular facilmente um expoente usando alguns métodos diferentes. No entanto, usar o poder em Java (Math.pow) é a abordagem mais flexível e direta. Você precisa importar a classe java.lang.math antes de calcular o expoente, mas esta é uma linha de código simples, e a função em si tem uma sintaxe fácil de usar. Os métodos alternativos usam um
for loop ou uma
chamada recursiva , mas eles só funcionam para potências maiores ou iguais a 1, então você deve tentar usar o primeiro sempre que possível.
Math.pow em Java
O núcleo do método para calcular expoentes em Java é a função math.pow(), que recebe dois valores e calcula um elevado à potência do outro. A sintaxe é "math.pow(base, expoente)" com o número que você quer elevado à potência onde diz "base" e a potência que você quer que seja elevada à potência onde diz "potência". Você pode tornar o resultado um inteiro usando (int) antes da função, mas sem isso, ele retorna automaticamente um valor "double" e também recebe parâmetros como "double".
Cálculo do expoente
O processo de cálculo de um expoente Java envolve basicamente o uso desta função. Abra seu Java IDE – Netbeans, por exemplo. Para a primeira linha do código, você importa a classe antes de realizar o cálculo, então digite "import java.lang.math;" (sem cotações) antes de prosseguir com o cálculo. Na próxima linha, digite "class" e algo descritivo após um espaço, como "CalculatePower {" com o colchete aberto no final para preparar o restante do código.
Em uma nova linha recuada, escreva "public static void main( String args[] ) {" (novamente sem as aspas) e, em seguida, prossiga com o cálculo. Dependendo do tipo que você deseja retornar – valores inteiros ou valores duplos, por exemplo – digite "int" ou "double" no início de uma nova linha recuada. Em seguida, digite algo descritivo para a resposta, como "ans", seguido por "=(int) Math.pow(base, expoente)" observando que, se você estiver usando valores duplos, digite "(double)" em vez de "(int )" após o sinal de igual.
Finalmente, digite "System.out.println(+ans)" em outra nova linha e execute o comando para calcular o expoente. Como sempre, você digita os números que deseja usar no lugar de "base" e "expoente". Portanto, se você deseja calcular 5 como um número inteiro, seu código deve dizer:
import java.lang.Math;
classe pública CalcularPoder {
public static void main(String args[]) {
int ans =(int) Math.pow(5,2);
System.out.println(+ans);
}
}
Outros métodos:para loop
Você só pode usar os métodos restantes se o expoente para o qual está aumentando o número for 1 ou maior. Isso envolve o uso de um loop for e uma chamada recursiva. Ambos os métodos são razoavelmente longos, mas você pode copiar algum código existente em vez de ter que escrever tudo sozinho. Usando o método de loop for, copie o código a seguir em seu Java IDE:
pacote exponent_example;
public class Exemplo_expoente {
public static void main(String[] args) {
número duplo =2;
int exp =3;
resposta dupla =Pow(num, exp);
System.out.println(resposta);
}
public static double Pow(double num, int exp){
resultado duplo =1;
for (int i =0; i
resultado *=num;
}
retorno resultado;
}}
As partes "num =2" e "exp =3" são onde você insere o número base e a potência para a qual você o eleva, respectivamente. Observe que o expoente deve ser um inteiro (daí o "int" antes dele na linha), que é outra limitação desse método (embora não apareça com muita frequência). Para usar esse código, altere esses números para o que você deseja calcular e execute-o.
Outros métodos:chamada recursiva
A abordagem final que você pode usar para calcular expoentes em Java é uma chamada recursiva. Como o método de loop for, você só pode fazer isso para expoentes maiores ou iguais a 1 e para valores inteiros. Copie o código a seguir e use-o da mesma maneira:
pacote exponent_example;
public class Exemplo_expoente {
public static void main(String[] args) {
número duplo =3;
int exp =2;
resposta dupla =Pow(num, exp);
System.out.println(resposta);
}
public static double Pow(double num, double exp) {
se (exp <=0)
retorno 1;
return num * Pow(num, exp - 1);
}
}