Provavelmente, sua internet doméstica foi configurada por um técnico que tratou de tudo para você. Mesmo que não, você provavelmente pegou o equipamento e seguiu as instruções para configurá-lo. No entanto, se você precisar solucionar problemas, provavelmente será solicitado a fornecer o nome de usuário e a senha do provedor de serviços de Internet, que talvez você não saiba como encontrar facilmente.
Localize suas informações de segurança do ISP
Problemas de conexão com a Internet não são brincadeira. Não importa o quanto você use sua internet doméstica, uma falha se torna um grande inconveniente. Quando sua conexão não está funcionando, seu primeiro passo deve ser desconectar o roteador e conectá-lo novamente, mas se isso não funcionar, você provavelmente avançará para etapas de solução de problemas mais avançadas.
Seu roteador é o pequeno equipamento que possui luzes piscando. Provavelmente foi colocado em um local central de sua casa e, se foi fornecido pelo seu provedor de serviços de Internet, o nome do provedor deve estar em algum lugar. Ter essas informações pode ser útil se você não tiver certeza de quem é realmente seu ISP.
Encontre seu provedor de serviços de Internet
Se o seu ISP forneceu seu roteador ou você o comprou por conta própria, deve haver um adesivo em algum lugar com seu nome de usuário e senha. Este é o caminho de menor resistência, então olhe primeiro. Seu próximo passo deve ser encontrar o manual que acompanha o seu roteador, que pode ter o nome de usuário e a senha.
O nome de usuário e senha padrão para muitos roteadores é "admin" e "admin". Tente isso primeiro e veja se funciona. Se isso não acontecer, você pode encontrar o nome de usuário e a senha padrão típicos para os roteadores mais comuns online. A Netgear usa "admin" e "senha", por exemplo, enquanto a Digicom usa "admin" e "Michelangelo".
Se, por nome de usuário e senha do ISP, você estiver procurando a senha que usa para se conectar ao Wi-Fi da sua casa, verifique a documentação que recebeu quando a internet foi instalada. Muitas vezes, os técnicos anotam as informações para que você não as esqueça. Se tudo mais falhar, normalmente você pode ligar para seu ISP e solicitar suas credenciais.
Quando você encontrar sua senha
Você pode ter rastreado o nome de usuário e a senha do seu provedor de serviços de Internet, apenas para descobrir que a própria senha não está funcionando. Nesse caso, talvez seja necessário entrar em contato com seu ISP e informá-lo sobre o problema. Eles devem poder fornecer as informações de que você precisa, embora talvez seja necessário verificar sua identidade primeiro.
Uma vez dentro, você deve alterar sua senha o mais rápido possível. Por mais conveniente que seja agora ter seu Wi-Fi configurado com o nome de usuário e a senha padrão do provedor de serviços de Internet, isso pode ser um risco de segurança. Afinal, você pode rastrear o nome de usuário e a senha padrão online, para que seus vizinhos e hackers também possam.
Corrigindo problemas de conexão
Se você estiver com problemas de conectividade com a Internet, precisará tomar medidas para identificar o problema. Primeiro, determine se é um problema com todos os dispositivos da sua casa. Isso ajudará você a decidir se a própria rede é o problema ou se é uma conexão com essa rede.
Para problemas em toda a rede, geralmente desconectar o roteador, aguardar vários segundos e conectá-lo novamente pode resolver o problema. Você também precisará garantir que não haja uma interrupção conhecida afetando sua área da cidade. Muitos ISPs fornecerão essas informações em seus sites ou como uma mensagem automática quando você ligar.
Se for um dispositivo, você pode tentar desligar o Wi-Fi e ligá-lo novamente. Ainda não consegue se conectar? Exclua essa rede específica da sua lista de redes e reconecte-se. Você pode precisar de seu nome de usuário e senha de internet para isso, que é diferente do nome de usuário e senha que você usa para fazer sua internet funcionar.