Na era atual de diversas tecnologias de computação, o número de conexões que podem ser feitas entre diferentes equipamentos é impressionante. Mesmo uma rápida olhada nas portas do seu computador desktop ou laptop provavelmente revelará uma variedade de possibilidades de conexão, cada uma com sua aparência e funcionalidade exclusivas. Embora a conectividade USB seja uma das ferramentas mais discutidas e usadas para conectar computadores e periféricos, o FireWire é outro método de transferência de dados entre dispositivos. Dependendo de suas necessidades específicas, você pode achar que uma ou ambas as conexões são úteis. No entanto, converter uma conexão FireWire para USB é um pouco mais difícil do que simplesmente usar um adaptador. Compreender suas opções quando se trata de converter conexões FireWire pode ajudá-lo a tomar decisões inteligentes sobre seu hardware.
Problemas de adaptador FireWire para USB
FireWire e USB contam com um método diferente de transferência de dados para atingir a funcionalidade pretendida. Enquanto o FireWire depende de um barramento serial IEEE 1394, o USB utiliza um barramento serial universal, que corresponde diretamente à sigla USB. Embora vários adaptadores tenham sido fabricados que afirmam fornecer conversão rápida e fácil de FireWire para USB, as diferenças significativas entre essas duas formas de transferência de dados criam problemas para um adaptador. Não é surpresa, portanto, que um número significativo de usuários de adaptadores relate problemas técnicos com esses dispositivos.
Outras opções de FireWire para USB
Um dos métodos mais confiáveis para converter FireWire para USB é evitar totalmente o processo de conversão e encontrar um método direto para estabelecer uma conexão entre o dispositivo habilitado para FireWire e seu outro hardware, que na maioria dos casos é um computador. Um dos métodos mais confiáveis para fazer isso é instalar uma placa FireWire dentro do computador. Estes podem ser obtidos de forma relativamente barata e anulam completamente a problemática conversão de FireWire para USB.
A transferência FireWire está sendo gradualmente eliminada devido ao aumento da popularidade da tecnologia USB de última geração, como USB 3.0. Agora que o USB alcançou velocidades de transferência significativamente mais altas, a necessidade de tecnologia FireWire dedicada foi reduzida. Com isso em mente, você pode decidir evitar totalmente o problema da conversão FireWire e começar do zero com portas USB de alto desempenho.
Seja qual for sua decisão, certifique-se de pesquisar e testar qualquer equipamento antes de se comprometer com uma compra cara. Se você conseguir encontrar uma caixa de conversão FireWire para USB funcional, esta pode ser a solução ideal. No entanto, caso não o faça, você deve ter algum tipo de plano de backup para garantir que não perca conteúdo armazenado exclusivamente em um dispositivo habilitado para FireWire.