A computação mundial, também conhecida como computação ubíqua ou computação pervasiva, é uma visão do futuro da computação onde os dispositivos computacionais são perfeitamente integrados ao ambiente que nos rodeia. Em vez de ter que interagir com computadores através de um dispositivo específico como um desktop ou laptop, os usuários poderiam usar qualquer dispositivo disponível para acessar informações e serviços, onde quer que estivessem.
Num ambiente computacional mundial, os dispositivos seriam capazes de comunicar entre si e partilhar informações sem intervenção humana. Isso permitiria níveis sem precedentes de automação e personalização. Por exemplo, seu carro pode ajustar automaticamente as configurações com base nas suas preferências, ou sua casa pode ajustar automaticamente a temperatura com base na sua localização atual.
A computação mundial tem o potencial de revolucionar a forma como interagimos com o mundo que nos rodeia. Poderia libertar-nos das restrições dos ambientes de escritório tradicionais, proporcionar novas oportunidades de interação social e tornar possíveis novas experiências.
No entanto, também existem desafios potenciais associados à computação mundial. Um desafio é o potencial para maiores violações de segurança. Outro desafio é o potencial de sobrecarga de informações.
Com tantos dispositivos coletando dados constantemente, o grande volume de informações pode se tornar maior do que qualquer mente poderia utilizar ao mesmo tempo.