Se você possui vários dispositivos do Google, deve ter notado que o Google Assistant às vezes pode demorar um pouco a mais para responder aos seus comandos. Pior ainda, esse atraso pode piorar quanto mais você usar alguns dos melhores telefones Android.
Isso ocorre porque quanto mais dispositivos você vinculou à sua conta do Google, mais o assistente digital fica lento. Se você é um usuário leal do Android e tem trocado de dispositivo regularmente, suas velocidades do Google Assistente podem estar sendo seriamente drenadas pelos dispositivos que você está usando há mais tempo.
A boa notícia é que o Google está lançando silenciosamente uma atualização para ajudar com esse problema. Identificado por @MishaalRahman (abre em nova guia), você deve ter notado uma nova opção nas configurações do seu dispositivo Android:agora você pode remover dispositivos não utilizados da sua conta do Google.
Ver mais
Navegue até as configurações do Google Assistant e você verá uma nova opção "Remover dispositivos não usados". Aqui estará uma lista de todos os dispositivos vinculados à sua conta que não foram usados em mais de três meses. Com um toque rápido, você pode desvinculá-los, que notas do Google devem ajudá-lo a “obter um assistente mais rápido”.
Dito isso, aconselhamos pensar com cuidado antes de remover qualquer dispositivo, pois o Google avisa que esse recurso não apenas desvincula sua conta, mas também redefine de fábrica o dispositivo em questão.
Isso parece um pouco estranho para nós - por que a remoção do Assistente redefiniria todo o dispositivo? - mas pode ser que o texto esteja um pouco confuso aqui, e o que realmente significa é que ele redefinirá as configurações do Assistente para o padrão nesse dispositivo. Tentamos isso com vários dispositivos antigos e nenhum foi totalmente redefinido de fábrica, mas entramos em contato com o Google para esclarecimentos e atualizaremos este artigo quando recebermos uma resposta.
O Google esclarece que, se você remover um dispositivo e posteriormente quiser adicioná-lo novamente à sua conta do Google, basta inicializar o dispositivo e configurar o Google Assistant novamente.
Não há informações sobre o tamanho do aumento de velocidade que o Google Assistant ganhará ao remover um dispositivo, mas não fará mal desvincular os dispositivos antigos que você não usa mais regularmente. O processo leva apenas alguns segundos e é extremamente simples.
Se você precisar de ajuda para executar esse truque simples para acelerar o Google Assistant, basta seguir as instruções passo a passo abaixo.
Como remover dispositivos não utilizados para acelerar o Google Assistente
1. Abra o aplicativo do Google no seu dispositivo. Você pode encontrá-lo facilmente na gaveta de aplicativos pesquisando pelo Google.
2. Toque na sua foto de perfil no canto superior direito e, em seguida,
navegue até Configurações .
3. No menu Configurações,
selecione Google Assistente .
4. Role para baixo e
localize o submenu "Dispositivos" , daqui
selecione Remover dispositivos não usados .
5. Você verá uma lista de dispositivos que não foram usados nos últimos três meses.
Remova todos os dispositivos indesejados tocando neles. Você será solicitado a confirmar sua seleção antes de prosseguir.
Para obter mais dicas, truques e instruções relacionadas ao Google Assistant, confira nosso guia completo do Google Assistant ou, para obter ajuda mais específica, você pode descobrir Como desativar o Google Assistant e Como iniciar o Google Assistant no Android 12.