>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Como organizar sua tecnologia, estilo Marie Kondo


O método de Marie Kondo de limpar suas coisas se tornou uma febre desde a estreia de The Magic of Tidying Up na Netflix. A guru da arrumação viaja para a casa de alguém, dá conselhos sobre como limpar seus quartos e suas coisas, e então vemos a diferença antes e depois dos proprietários que aplicam seu método.



O show lhe dá muitos bons sentimentos e motivou alguns a limpar seu espaço. Embora a série Netflix seja nova, a filosofia de Kondo e seu método "KonMari" existem há muito tempo.

Veja como você pode aplicar o método à sua tecnologia.

O Método KonMari


Kondo divide a limpeza por categorias em vez de quartos. Sua lista de importância na hora de organizar a casa vai:roupas, livros, documentos, komono (itens diversos) e sentimentais.

Seu equipamento tecnológico cairia na categoria komono. Falando por experiência própria, tente não usar seu equipamento técnico até terminar as categorias anteriores.

Alegria cintilante


Em The Magic of Tidying Up, Kondo pergunta constantemente aos proprietários:"Esse objeto desperta alegria?" As palavras "spark joy" são apenas uma tradução aproximada do termo original "tokimeki" de seu livro, mas as pessoas podem se apegar surpreendentemente às coisas que coletaram e acumularam.

MAIS:Os melhores programas da Netflix - um guia sobre o que assistir agora

Dê uma olhada nas coisas que você possui. São consolas? São notebooks? São cabos, plugues ou fontes de alimentação? Smartphones e smartwatches? Você está se agarrando a eles porque acha que pode precisar deles no futuro, ou está segurando-os porque eles te dão arrepios quando você os vê?



Separe o hardware que lhe dá alegria dos que não o fazem. Quando terminar, encontre instalações que possam reciclar a tecnologia da qual você está se livrando. Certifique-se de limpar todos os dados pessoais de seus dispositivos com antecedência para proteger sua privacidade.

Organize sua tecnologia com cuidado


A crença de Kondo de que tudo tem um propósito para estar em nossas vidas leva à lógica de que tudo precisa de um lar próprio, para que possa descansar e relaxar depois de servir ao seu propósito do dia.



Ela recomenda não colocar seus cabos em uma caixa de papelão e depois colocar essa caixa no fundo do armário. Em vez disso, tente manter suas unidades de armazenamento o mais visualmente atraentes possível. Usar caixas de armazenamento transparentes, prateleiras de plano aberto e caixas de exibição são boas opções de uso. Torne seu equipamento facilmente identificável, envolvendo seus cabos com cuidado e empilhando suas fontes de alimentação uma ao lado da outra, em vez de uma em cima da outra.

Ao classificar arquivos de software, considere-os como parte da categoria "Documentos" e trabalhe neles antes de dar um lar ao seu hardware.

Pode dizer adeus à sua tecnologia


O método KonMari força os proprietários e colecionadores a encarar a realidade das coisas que possuem e do espaço em que vivem. Durante o processo, você pode alternar entre deixar ir e manter um objeto porque tem medo de precisar dele no futuro ou há uma grande conexão emocional com esse objeto.

MAIS:Ajude-me, Guia do Tom:Recicle uma TV antiga e outros gadgets?

Para o primeiro, pense bem se você realmente usa ou não esse tipo de tecnologia com muita frequência e se há alguma probabilidade de você precisar dela no futuro. Para pessoas que trabalham com tecnologia, pode ser mais fácil fazer essa distinção do que para usuários casuais. A consideração de futuras substituições de sua tecnologia também pode ser um fator decisivo.

Para tecnologia com anexos mais sentimentais, deixe-os de lado e volte a eles quando estiver pronto para enfrentar a categoria "Itens sentimentais".

Visualize a vida que você quer viver quando você arruma


A Magia da Arrumação dá ênfase na criação de um visual para o tipo de vida que você quer viver antes de iniciar o processo de arrumação da sua casa. Kondo explica que, quando limpamos, tendemos a confiar em um processo de armazenamento que é o mais conveniente, em vez de armazenar as coisas de uma maneira que reflita nosso melhor eu. Você está deixando seu smartphone no sofá em vez de na mesa, onde você acha que deveria estar? Reorganizar seu espaço de vida pode estar em seu futuro.

Você é o dono do equipamento ou o equipamento possui você? O método KonMari pode ser difícil para alguns, mas aplicar o processo do início ao fim pode dar resultados surpreendentes. A parte boa do processo de Kondo é que, em última análise, você é quem decide manter o que deseja – você só precisa descobrir se sua tecnologia o deixa feliz o suficiente para mantê-lo.

Crédito:Shutterstock