>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

7 sinais de alerta que alguém está roubando seu WiFi

Ter uma pessoa de fora roubando seu WiFi pode ser inconveniente e frustrante na melhor das hipóteses, prejudicial para você e sua família na pior das hipóteses. Fique atento a esses sinais de que sua rede Wi-Fi tem um convidado não convidado e saiba o que fazer a respeito.

1/10

Cuidado com a infiltração de WiFi


WiFi é uma mercadoria quente. Especialmente agora, quando o trabalho remoto e a escola são fundamentais para a vida cotidiana e as pessoas passam horas online quando muitas atrações externas estão fechadas.

Se você tiver a sorte de desfrutar de uma Internet boa e funcional durante esse período, ótimo. Mas alguém poderia estar aproveitando sua conexão? Veja como saber se alguém está roubando seu WiFi e o que fazer a respeito. Além disso, confira esses extensores e amplificadores WiFi que acelerarão sua conexão.
ⓘ 2/10

Velocidade lenta da Internet


De acordo com Alex Hamerstone, líder de prática de GRC na TrustedSec, existem alguns sinais indicadores de que você tem um ladrão de Wi-Fi, o mais pedestre dos quais é a diminuição da velocidade da Internet.

Claro, pode haver uma série de razões pelas quais você está tendo uma Internet mais lenta. Mas se você está percebendo regularmente velocidades de Internet mais lentas ou mais buffering, deve determinar se alguém pode estar roubando seu WiFi. Aqui estão outras razões ocultas pelas quais sua Internet é tão lenta.










3/10

Anúncios incomuns


Uma das marcas do melhor ou pior da era da Internet é a publicidade – especificamente, aqueles anúncios estranhamente precisos que aparecem em praticamente todos os seus navegadores, um lembrete sutil de que sua atividade está sendo monitorada.

Mas se você de repente começar a notar anúncios que parecem claramente não  você, isso geralmente é um sinal de que seu WiFi tem um squatter, diz Hamerstone. “O ladrão de WiFi provavelmente está compartilhando seu endereço IP, e seu histórico de navegação pode influenciar os anúncios que aparecem no seu navegador enquanto você navega na web”, explica ele.

“Na maioria dos casos, isso será apenas irritante, mas também pode ser prejudicial se o ladrão de WiFi estiver visualizando conteúdo adulto ou impróprio de sua rede, levando a anúncios com temas adultos semelhantes que aparecem em suas sessões na Internet.” Se isso acontecer, você vai querer agir imediatamente.
4/10

Faturas acima da média


Se alguém estiver roubando seu WiFi, as consequências podem ser financeiras, além de irritantes e inconvenientes. Hamerstone adverte:“Se você… paga com base na quantidade de dados que usa, ou paga quando analisa uma certa quantidade de dados em um mês, pode receber contas inesperadamente altas pelo uso exorbitante de dados”.

Se de repente você for cobrado muito mais do que o normal pela sua conta de dados, sua rede Wi-Fi pode ter um convidado não convidado.
5/10

Dispositivos desconhecidos


Se você suspeitar que seu WiFi é o alvo de um ladrão, verifique seu roteador fazendo login para ver todos os dispositivos conectados à sua rede. (Hamerstone também aconselha fazer isso regularmente!)

Se houver um dispositivo que você não reconhece, examine-o mais para identificá-lo. Esteja ciente, porém, que só porque o nome de um dispositivo parece incomum não significa que seja um intruso.

“Não se assuste imediatamente se você vir algo que parece estranho no começo – os dispositivos podem ter nomes desconhecidos que obviamente não se correlacionam com o que é o dispositivo”, diz Hamerstone.

Esta é a frequência com que você deve reiniciar seu roteador.










6/10

Notificações de spam


Essa é outra consequência que provavelmente só acontecerá se o ladrão de WiFi estiver se envolvendo em um comportamento online incompleto ou ilegal – e não é algo que você deseja. “Um ladrão de WiFi também pode fazer com que seu endereço IP doméstico seja sinalizado pelos vários mecanismos de spam usados ​​pelos principais serviços de e-mail e provedores de segurança de rede”, explica Hamerstone.

E se isso acontecer, você experimentará os efeitos. “Os e-mails que você envia de sua rede Wi-Fi doméstica podem ser bloqueados ou filtrados para pastas de spam porque o ladrão arruinou sua reputação de IP”, diz ele.

Escusado será dizer que isso pode se tornar um grande problema se você for muito dependente da sua Internet. Cuidado com esses golpes online que você precisa estar ciente.
7/10

Problemas com seus dispositivos ou dados pessoais


Claro, o WiFi alimenta mais do que apenas computadores hoje em dia. Se você começar a encontrar problemas de privacidade com outros dispositivos “inteligentes” ou habilitados para Internet, poderá estar enfrentando os efeitos de um ladrão de WiFi.

“Se alguém estiver usando seu WiFi, há uma boa chance de que também tenha acesso a qualquer dispositivo pessoal que compartilhe a mesma rede”, diz Hamerstone. “Isso pode incluir laptops, telefones, consoles de jogos, impressoras – até mesmo dispositivos Roku e câmeras de segurança.”

Eles podem não se importar; eles podem simplesmente estar tentando pegar um pouco de Internet grátis. Mas na pior das hipóteses, eles podem começar a acessar suas informações pessoais. E se suas informações não estiverem devidamente protegidas, o ladrão de WiFi poderá obter acesso à sua conta bancária ou outro conteúdo confidencial. Aqui estão seis etapas a serem seguidas para garantir que suas informações estejam protegidas online.
8/10

Ação Judicial


Nos casos mais graves, um ladrão de WiFi beligerante pode trazer uma visita da polícia. “Se o ladrão de Wi-Fi estiver usando sua rede Wi-Fi para cometer crimes, como fazer ameaças a pessoas ou acessar conteúdo ilegal, é seu endereço IP que será vinculado à atividade ilegal e você será acusado do crime.” adverte Hamerstone.

É quando o roubo de WiFi se transforma em um grande problema. “Isso pode levar a um pesadelo longo e caro de tentar provar que você não é um criminoso”, diz Hamerstone. Mesmo que o ladrão esteja cometendo “crimes” mais sutis como pirataria, isso ainda não é algo pelo qual você queira ser culpado.










9/10

Como evitar roubo de WiFi


A melhor maneira de manter os espreitadores de WiFi indesejados:Escolha uma senha forte. Escolha uma senha que apenas sua família conheça e tenha cuidado com quem você a compartilha, se é que alguém.

“Tenha cuidado especial ao compartilhar sua senha com pessoas que moram perto o suficiente para usar seu WiFi de casa ou apartamento!” Hamerstone aconselha. Não é infalível, pois um hacker talentoso pode quebrar sua senha, mas “este passo simples impedirá a maioria dos casos de roubo oportunista de WiFi”, resume Hamerstone.

Ele também recomenda configurar uma rede “Convidado” separada e/ou uma rede 5G, certificando-se de que todos tenham senhas fortes. Por fim, você deve considerar o uso de uma VPN, que, além de mantê-lo seguro em WiFi público, também pode proteger suas informações em sua rede.
10/10

E se você suspeitar que é uma vítima?


Prevenir esse roubo é muito bom, mas e se você achar que foi vítima disso?

O primeiro passo, diz Hamerstone, é verificar seu roteador. “Siga as instruções fornecidas com seu roteador para fazer login em sua conta de administrador e, a partir daqui, você poderá verificar quais dispositivos estão se conectando à sua rede”, diz ele.

Também existem ferramentas, como o aplicativo gratuito Fing, que pode identificar todos os dispositivos que usam seu WiFi. Se você identificar um dispositivo indesejado, veja o que fazer:

“Mude imediatamente a senha da rede WiFi e a senha de login do administrador do roteador, caso a pessoa também tenha acesso a isso”, aconselha Hamerstone. “Você também deve reiniciar seu roteador e verificar se há atualizações de software ou firmware que melhorem a operação e a segurança do dispositivo.”

É por isso que você não deve ignorar os avisos de segurança em seu computador.

A seguir, você sabia que pode atualizar sua porta de garagem com WiFi? Aqui está como.