>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

O que é água quente centralizada?


Se você está se mudando e se mudando para um quarteirão com poucos apartamentos, pode ter sido informado de que não precisa pagar pela água, mas precisa pagar pela 'água quente'. Então, o que diabos isso significa?! Água quente é o mesmo que água fria, certo? Bem, sim, mas você tem que pensar em como sua água é aquecida – seja através de gás ou eletricidade. Isto é o que você está pagando. Em um bloco de apartamentos, isso geralmente é chamado de “água quente centralizada” ou “faturamento comunitário de água quente”. Descubra o que isso significa e o que significa para o seu orçamento com o Canstar Blue.

O que é água quente centralizada?


Água quente centralizada, ou cobrança de água quente comunitária, é a cobrança que um bloco de apartamentos incorre pelo aquecimento de água em todo o bloco. Os apartamentos são medidos individualmente e cobrados de acordo. Pense nisso como uma rede de eletricidade embutida, mas apenas para água quente, ou melhor, pagando pela eletricidade ou gás para aquecer a água quente. Normalmente a água quente centralizada é alimentada a gás natural, onde é inviável ter um sistema de água quente a gás em apartamentos individuais.

A água quente centralizada geralmente é reservada para blocos de apartamentos razoavelmente grandes, em vez de casas geminadas ou vilas. Portanto, se você se mudou para um novo apartamento e foi informado de que precisa "pagar pela água quente", isso é efetivamente o que significa. Então, por que diabos alguém teria uma conta separada para água quente?

Comparar planos de eletricidade



Quanto custa a água quente centralizada?


Como qualquer outra conta de eletricidade ou gás, geralmente há uma taxa de uso e uma taxa de fornecimento. A maioria dos sistemas centralizados usa o gás como fonte de energia e, portanto, as contas são apresentadas em megajoules (MJ) – a unidade de medida do gás. Os medidores individuais são então lidos em MJs. Os custos variam de estado para estado, mas geralmente o gás é muito mais barato que a eletricidade, então considere-se sortudo por não ter um sistema elétrico de água quente!
  • Devido ao poder de compra em massa, os sistemas centralizados podem proporcionar economia ao usuário final

A Origin é o fornecedor perene de água quente a granel, com o fornecedor menor "Savant Energy" também a bordo. Embora possa haver diferentes fornecedores caso a caso, a Origin é uma das principais empresas a oferecer esse serviço. No entanto, você geralmente não pode escolher o provedor; ou o seu complexo de apartamentos é da Origin ou de outro fornecedor, como a Savant Energy. Portanto, você provavelmente não pode mudar. Isso significa que você deve configurar uma conta com um provedor específico.
  • Você pode configurar uma conta no Origin aqui
  • Você pode configurar uma conta com a Savant Energy aqui

Prós e contras da água quente centralizada


Como redes de eletricidade incorporadas, o fato de um bloco de apartamentos comprar 'água quente' a granel significa que as economias potenciais podem ser repassadas o residente individual. Em vez de fazer com que os moradores escolham individualmente seu fornecedor de eletricidade ou gás, centralizar o sistema e, em seguida, medir os apartamentos pode ser conveniente e econômico.

Conveniência x Escolha


Aqueles que gostam de controle total sobre suas contas podem ser desligados por um ideal tão “socialista” em que todos se unem… ou melhor, são forçados a se unir. No entanto, para a maioria das pessoas, ter uma coisa a menos para se preocupar ao se mudar pode ser conveniente. Fazer com que o bloco de apartamentos seja cobrado a granel também pode gerar economias que são repassadas ao consumidor. Além disso, os apartamentos podem não ter espaço suficiente para um sistema de água quente individual, portanto, ter um para todo o complexo também pode ser eficiente em termos de espaço.

Claro, geralmente apenas um fornecedor de energia preside todo o complexo de apartamentos , e geralmente se relacionam com a administração da propriedade, não com inquilinos individuais. Isso significa que os residentes geralmente não podem escolher qual provedor escolher. A principal mensagem da Canstar Blue com os fornecedores de energia é 'comprar' e isso vai contra esse mesmo mantra. No entanto, você terá que se pesar se deseja escolha ou conveniência.

Medição


Um problema gritante que é mais um problema geral com a medição de energia em geral é o fato de que sua água quente pode ser medida incorretamente . Isso só pode ser agravado se você estiver em um grande bloco de apartamentos. Você tem uma vizinha chamada Sarah que você sabe que canta no chuveiro por uma hora todas as noites? Há todas as chances de que o medidor de Sarah possa ser confundido com o seu, e os resultados podem não ser bonitos. No entanto, geralmente isso pode ser corrigido com um pouco de comunicação com o grupo de administração da propriedade ou corporação.

Arrendamento


Se você estiver entrando em um contrato de aluguel em um complexo de apartamentos, certifique-se de que o inquilino anterior deixou tudo em ordem e também certifique-se de configurar uma nova conta de cobrança com o provedor em questão. Os sistemas centralizados funcionam sem problemas, mas podem ser interrompidos por pessoas terminando concessões e novas concessões sendo iniciadas. Afinal, você não quer pagar pelos banhos de uma hora dos inquilinos anteriores, e o antigo inquilino não quer ser cobrado por algo que não está mais usando!

Como beneficia a pessoa jurídica, proprietários ou gerentes de propriedade


Os principais benefícios para estes três partidos centram-se na conveniência e na aversão ao risco. A Origin Energy delineou alguns benefícios potenciais se você estiver envolvido no 'outro' lado do contrato de locação:
  • Faturamento automatizado: O provedor geralmente gerencia o faturamento da água quente e envia as contas individualmente para cada apartamento. Isso evita que o grupo de gestão ou corporação divida a conta total
  • Serviço de medição: Cada apartamento é medido individualmente, facilitando os cálculos de uso
  • Economia de espaço: Em blocos de apartamentos, o espaço pode ser apertado e ter um sistema centralizado significa que a água quente pode ser fornecida sem que cada apartamento individual tenha um tanque de água quente
  • Menor risco de vazamentos: Da mesma forma, os tanques de água quente individuais podem ser uma dor de cabeça se houver um vazamento. Ter um tanque de água quente centralizado facilita a resolução de quaisquer problemas de vazamento

A água quente comunitária é um bom negócio?




A água quente comunitária, ou sistemas centralizados de água quente, são obviamente muito convenientes, mas a principal armadilha reside principalmente em não ter a escolha do fornecedor. Existem muitos fornecedores de eletricidade por aí, que oferecem muitas opções para o consumidor. Para aqueles acostumados a fazer compras, mudar-se para um complexo de apartamentos com água quente centralizada pode ser um pouco chocante. Para pessoas jurídicas, a água quente comunitária também é extremamente conveniente, mas parte do acordo está na ativação de sua conta pelo inquilino – não fazê-lo pode atrapalhar o sistema de faturamento tranquilo. De qualquer forma, a água quente comunitária pode ser vista como uma coisa neutra – não é nem boa nem ruim, e você não tem escolha de qualquer maneira. Se você insiste em não fazer parte de um sistema centralizado, muitas vezes não tem escolha a não ser escolher um apartamento diferente para morar.