>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Dicas de fritadeira:o que você pode e não pode cozinhar em uma fritadeira


Não há dúvida de que as fritadeiras de ar quente conquistaram o mundo dos utensílios de cozinha. Reivindicados como um dos métodos mais saudáveis ​​para fritar alimentos, esses milagreiros que economizam tempo se tornaram um dispositivo básico para muitas famílias australianas.

Essencialmente, uma fritadeira circula ar quente para aquecer os alimentos, proporcionando a textura crocante de alimentos fritos sem óleo e em uma fração do tempo. Existem inúmeras receitas que você pode cozinhar (e assar) em uma fritadeira, incluindo frango assado, batatas fritas, bife, bolos, muffins e muito mais. No entanto, existem alguns alimentos que devem ser deixados para métodos de cozimento mais tradicionais.

Para ajudá-lo a evitar cozinhar em gafes, reunimos uma lista de alguns alimentos que você pode e não pode cozinhar em uma fritadeira.

Quais são os melhores alimentos que você PODE cozinhar em uma fritadeira?

Alimentos congelados


Se você está servindo aperitivos saborosos para os convidados da festa, cozinhando uma porção de batatas fritas para acompanhar uma refeição caseira ou desejando um lanche tarde da noite; as fritadeiras a ar são a opção perfeita para cozinhar qualquer alimento congelado que você normalmente colocaria no forno. A circulação de ar quente na unidade ajudará você a obter a crocância e o sabor desejados, usando pouca ou nenhuma gordura adicionada. Além disso, é um trabalho de limpeza fácil depois. O que não é amar?

Os tempos de cozimento podem variar dependendo do alimento congelado, mas a maioria estará pronta em cerca de 10 minutos. Com o pré-aquecimento adequado, alguns lanches congelados podem levar apenas seis minutos para cozinhar, o que reduz o tempo de forno pela metade!

Assados ​​e doces




Ao contrário da crença popular, as fritadeiras não são apenas para alimentos salgados. Prepare-se para se surpreender - uma fritadeira a ar pode assar cupcakes, biscoitos, brownies, bolos de lava, cheesecakes, donuts e muitas outras sobremesas deliciosas! Como uma fritadeira a ar não tem a mesma capacidade de um forno tradicional, a preparação de certos produtos assados ​​pode exigir que você cozinhe em vários lotes. Apenas certifique-se de seguir uma receita específica da fritadeira e obter uma que venha com uma assadeira para evitar um pesadelo na cozinha.

Carnes cruas e proteínas




As fritadeiras a ar que vêm com acessórios, como uma assadeira ou gaiola para assar, permitem cozinhar certas carnes e proteínas. A fritura de carnes cruas e proteínas pode levar cerca de 10 minutos, dependendo da espessura e do nível de cozimento preferido de seu porco assado, bife ou peixe. Bacon, salsichas e ovos (cozidos ou fritos) também levam cerca de oito a 10 minutos, o que significa que você pode tomar um café da manhã inglês completo e sem estresse para começar o dia.

Afirma-se que preparar frango cru em sua fritadeira produz resultados muito mais suculentos do que um forno ou um fogão em apenas 15 minutos. No entanto, é melhor evitar assados ​​inteiros ou frangos inteiros. Além da questão óbvia de saber se um assado inteiro caberá em sua máquina, um frango inteiro pode não cozinhar uniformemente, deixando você com um pássaro meio cozido.

Verduras




A fritadeira a ar é campeã quando se trata de fazer pratos à base de vegetais e acompanhamentos com uma textura crocante. Você pode assar certos tipos de vegetais na máquina se eles forem do tipo que você pode grelhar ou fritar. Legumes comuns como batata, tomate, pimentão e couve-flor podem ser grelhados na máquina, juntamente com pimentão, milho, abobrinha, couve de Bruxelas e aspargos.

Alimentos reaquecidos




Quantas vezes você reaqueceu as sobras da noite passada no micro-ondas ou no forno, apenas para ser recebido com comida encharcada, cozida demais, dura ou nada crocante? Para muitos alimentos, o processo de reaquecimento pode ser tão demorado quanto o método de cozimento original e às vezes nem de longe tão bom. A fritadeira a ar pode tornar certos restos de alimentos palatáveis ​​em questão de minutos, evitando que sejam desperdiçados. Restos de pizza, gemas de batata, batatas fritas, frango frito e bife, todos (sem dúvida) cozinham e têm um sabor melhor reaquecido em uma fritadeira!

Quais alimentos você NÃO PODE cozinhar em uma fritadeira?

Alimentos amassados ​​ou com cobertura líquida




Você definitivamente vai querer evitar colocar alimentos com massas molhadas em sua fritadeira se não quiser bagunçar sua máquina. Por exemplo, tempura de frutos do mar e corndogs são um grande não, pois a massa provavelmente escorrerá da comida e grudará no fundo da fritadeira.

Certos vegetais ou verduras


Como mencionado acima, as fritadeiras são ótimas para os tipos de vegetais que você normalmente assaria ou fritaria. Além de alimentos salgados congelados, uma fritadeira pode transformar vegetais congelados em um delicioso acompanhamento. No entanto, você deve evitar vegetais frescos ou verduras que normalmente cozinharia no vapor, como espinafre, cenoura e feijão verde.

Arroz e macarrão




O objetivo principal de uma fritadeira a ar é fritar, portanto, os alimentos que normalmente são fervidos ou precisam absorver muito líquido - como arroz e macarrão - não são adequados para serem colocados em uma fritadeira. É melhor seguir o método tradicional de ferver água ou comprar uma panela de arroz. Alternativamente, você pode optar por um multi-fogão com as funcionalidades de fritar ao ar e cozinhar arroz.

Queijo fresco


Se você está pensando em usar sua fritadeira para assar algo com queijo fresco como cobertura ou por si só, recomendamos o contrário. A menos que você comece com algo congelado com uma crosta externa (como palitos de mussarela), colocar queijo fresco na fritadeira pode causar uma bagunça que você não vai querer raspar e esfregar mais tarde.

Quais são os prós e contras das fritadeiras?


Se você já ouviu falar em fritar ao ar e está se perguntando se vale a pena a despesa, deve ter certeza se este aparelho atenderá às suas necessidades. Embora existam alguns benefícios importantes em usar uma fritadeira, também existem algumas desvantagens. Aqui estão alguns prós e contras a serem considerados:
Prós de comprar uma fritadeira Desvantagens de comprar uma fritadeira
Pode cozinhar alimentos com mais rapidez e eficiência em comparação com a maioria dos fornos e cooktops Capacidade limitada para cozinhar grandes quantidades de alimentos que podem não servir para famílias maiores
Vem com diferentes funções automáticas fáceis de usar Os resultados do cozimento geralmente diferem entre os modelos, configurações e funções de temperatura
Pode cozinhar uma grande variedade de alimentos, incluindo pratos salgados e sobremesas A fritura ao ar produz altas temperaturas rapidamente, portanto, os alimentos devem ser monitorados durante o cozimento
Reduz a quantidade de óleo normalmente necessária para cozinhar alimentos, oferecendo uma alternativa mais saudável Pode ser alto e barulhento
Tamanho compacto Alguns modelos podem ser volumosos

5 razões pelas quais você deve comprar uma fritadeira


Existem alguns benefícios em comprar uma fritadeira, seja por conveniência ou para reduzir a quantidade de óleo em sua cozinha. Aqui estão algumas vantagens que podem fazer com que uma fritadeira valha a pena comprar:
  1. Pode economizar tempo e energia
  2. É fácil de usar e limpar
  3. É versátil o suficiente para cozinhar todos os tipos de alimentos
  4. Fornece uma alternativa mais saudável à fritura tradicional
  5. É compacto e fácil de guardar

1. Economiza tempo e energia


Não é nenhum segredo que a fritadeira a ar cozinha os alimentos em tempo recorde, de acordo com diferentes marcas. Mas algo que você pode não saber sobre esse milagreiro é que ele também pode ser eficiente em termos de energia. Devido ao seu tamanho compacto, normalmente não requer tanta energia para funcionar como um forno.

2. Fácil de usar e limpar


A maioria das unidades é projetada para ser muito fácil de usar e fácil de operar - basta colocar sua comida na cesta, definir a temperatura e a hora e ir embora (com o check-up ocasional, é claro). Uma fritadeira típica não possui dezenas de opções de cozimento, apenas controles simples, básicos e fáceis de entender. Como as fritadeiras a ar não usam muito óleo, elas também são muito fáceis de limpar. Ganha-ganha.

3. Versatilidade


Se você quer uma máquina que faça mais do que apenas fritar alimentos, então uma fritadeira é o aparelho para você. Uma fritadeira vai cozinhar seus lanches congelados favoritos, carne assada e legumes, reaquecer o jantar da noite passada e assar algumas sobremesas bem legais. The sky’s the limit!

4. Healthier alternatives


A little bit goes a long way when it comes to using oil in your air fryer, meaning you can easily reduce levels of fat in your meal whilst still ensuring food comes out tender and crispy. Unlike a traditional oven, speedy air frying cooking times are said to ensure excess oil doesn’t soak into your food.

5. Compactness


Typical air fryers are small and usually no larger than a coffee machine. Some small-scale and super compact units are perfect for households with limited benchtop space like dorm rooms, apartments and kitchenettes. Essentially, an air fryer can replace an oven when you find yourself in a situation that lacks one! You can also buy an air fryer for under $100 which is not too shabby for such a versatile gadget. Check out Kmart air fryers for some cheap and cheerful options.

4 reasons why air fryers aren’t worth buying


It may be the case that you’ve already got everything you need in your kitchen. We’ve listed several potential disadvantages that you should be aware of to avoid getting burned.

1. Limited volume


A smaller model may mean you will have to cook in batches which is not ideal, especially when you’re cooking for a large family. Essentially, the smaller the air fryer, the more limited you are by the size and shape of the basket, so it’s important to keep this in mind when choosing your ideal model.

2. Trial and error


Different air fryer models will have various particularities you will need to contend with before you decide to cook in it. Most owner’s manuals will usually come with cooking recipes, guides and instructions, but it may take a few trials (and errors) to get that perfect crispiness you desire. Don’t be afraid to experiment with cooking times and temperatures to suit your needs!

3. Monitoring


Few air fryers will have a window, meaning you can’t have a quick peek from the outside like you would with an oven. Also, the short cooking time throws a lot of beginners off. A few minutes could spell the difference between perfectly crisp fried food and overcooked flavourless solids. So, you’ll need to closely monitor your food to prevent it from drying out or burning.

4. Space and storage


Whilst the air fryer is a compact appliance, it does take up some space. If you’re only planning to drag it out of the cupboard to make the occasional batch of fries to go with dinner, then the loss of space in your kitchen may not be worth the expense.

Common mistakes you’re probably making with your air fryer


Cleaning it incorrectly or infrequently: Not many of us look forward to cleaning up post-meal. But, to keep your air fryer in decent condition, crumbs should not be left behind. Generally, washing the air fryer with hot soapy water after each use, combined with an occasional soak and light scrub, will help keep your appliance squeaky clean.

Not checking on your air fryer while it’s cooking: For best results, you’ll want to periodically check up on your food, which means opening up your air fryer. Most units are designed so you can open them, check on your food, and shake the basket around allowing food to be evenly cooked and crispy without burning or drying it out.

Overcrowding the basket: A mistake a lot of first-time buyers make is filling their air fryer to the brim with food, and expecting it all to magically cook evenly and thoroughly. It is recommended you should never fill your basket more than halfway, so larger portions of foods must be cooked in batches. The general rule of thumb is:resist the temptation to feed a crowd, all in one go.

Not pre-heating: When using an oven to bake or cook, you would usually pre-heat before cooking. Well, the same goes for an air fryer. Spending a few extra minutes waiting for the machine to reach optimum cooking conditions will potentially help you avoid under-baked choc chip cookies or unevenly cooked potato gems.