>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

As melhores maneiras de fazer café em casa (sem máquina)


Fazer café é um processo muito inflexível para muitas pessoas, pois uma boa xícara de chá pode ser a diferença entre começar o dia bem ou se preparar para uma queda no meio do dia. Seja uma prensa francesa, uma cafeteira Moka no fogão ou até uma máquina de cápsulas, muitos de nós estão presos em nossos caminhos sobre como fazemos nosso café em casa. Embora não haja nada de errado em ter uma maneira favorita de fazê-lo, muitas vezes tendemos a ignorar (ou ignorar) outras maneiras de fazer café, mesmo que possam ser mais fáceis ou mais baratas! Então, para ajudá-lo a começar o dia, a Canstar Blue decidiu comparar algumas das maneiras mais populares de fazer café em casa para ver quais são as diferenças e o que você está perdendo. Continue lendo para descobrir as melhores maneiras de fazer café em casa.

Corpo e clareza do café:algo a ser observado


Pode ser uma decepção para alguns que nenhuma maneira de fazer café seja melhor do que as outras em termos de café que produzem, mas pelo menos é bastante fácil explicar o porquê. Há duas coisas que a maioria das pessoas procura em uma xícara de café – corpo (ou seja, a consistência e sensação na boca do café) e a clareza do sabor (relativamente autoexplicativo). O irritante é que nenhum método de preparo de café fornece essas duas características na medida em que um bebedor de café em casa pode desejar. Qualquer método é uma troca de um pelo outro ou um equilíbrio dos dois que não tem o suficiente de ambos. Mas, como na maioria das coisas, um pouco de tentativa e erro, e até mesmo tentar todos os métodos listados abaixo, pode produzir a melhor xícara de café que você já tomou. E se você ainda não está recebendo o burburinho de sempre, por que não experimentar um novo tipo de café? Afinal, você pode encontrar o seu novo favorito.

Como fazer café em casa


Existem várias maneiras de fazer café em casa, cada uma exigindo um nível diferente de atenção e preparação. As maneiras de fazer café em casa exploradas neste artigo incluem:
  • imprensa francesa
  • Pote de moca
  • Aeropress
  • Chemex

Leia abaixo para descobrir o que cada método envolve e qual deve ser o produto final.

Imprensa francesa




Um dos métodos mais testados e comprovados desta lista, muitas casas têm uma prensa francesa (também conhecida como desentupidor de café) em algum lugar, mesmo que não a usem com muita frequência. É o favorito de muitos por alguns motivos, sendo o principal deles que a prensa francesa é uma maneira incrivelmente indulgente de preparar café. É muito difícil fazer uma xícara de café ruim usando uma (embora tenhamos certeza de que você poderia se tentasse o suficiente). O ires francês é a melhor opção para quem valoriza muito a sensação na boca, já que os filtros mais rústicos em uma prensa francesa não filtram exatamente aquelas minúsculas micropartículas encontradas no café moído. Este resultado é uma xícara de café cada vez mais espessa.

No entanto, essa também é a principal desvantagem da prensa francesa, porque há uma linha tênue entre melhor sensação na boca e lama, e é bastante fácil cruzar essa linha. Além disso, se você estiver usando uma mistura de café com sabores um pouco mais complexos, pelo menos alguns deles se perderão na prensa francesa. O café não filtrado, como o feito com uma prensa francesa, também é mais rico em cafestol, o que pode aumentar os níveis de colesterol sérico no corpo.

Como fazer um café com uma prensa francesa


Para fazer um café com uma prensa francesa, primeiro retire o êmbolo do recipiente e, em seguida, adicione o café moído. Em seguida, adicione água que acabou de ferver, mexa rapidamente e deixe descansar por cerca de quatro minutos (ou de acordo com suas preferências), antes de mergulhar e servir uma xícara. A quantidade de água que você adiciona ao êmbolo dependerá não apenas do tamanho do êmbolo em si, mas de suas preferências de café e de quantas xícaras de café você está fazendo. Como regra geral, porém, a maioria dos entusiastas do café recomenda o uso de cerca de 60g de borra de café por litro de água.

Pote de moka




A segunda maneira mais antiga de fazer café nesta lista (a imprensa francesa supera em alguns anos), a cafeteira Moka (também conhecida como cafeteira de fogão) é uma invenção italiana clássica que fará de você algo muito semelhante ao expresso. . No entanto, embora o café feito com uma cafeteira Moka tenha mais ou menos sabor e aparência de expresso, tecnicamente não  devido a um detalhe técnico - o pote Moka usa cerca de um a um bar e meio de pressão para preparar café, enquanto o expresso, por definição, requer cerca de nove bares de pressão para extrair. No entanto, isso é definitivamente apenas um detalhe técnico. Use uma cafeteira Moka corretamente e será difícil dizer a diferença entre café e café expresso.

Usar uma cafeteira Moka pode inicialmente ser bastante complicado e levar algum tempo para acertar, pois seu fogão a gás provavelmente lhe dará um pouco de variabilidade, o que significa que você pode facilmente queimar seu café ou extraí-lo ou extraí-lo. Tal como acontece com muitas coisas, a prática leva à perfeição.

Como fazer um café com uma cafeteira Moka


Para fazer um café com uma cafeteira Moka, despeje água na base da cafeteira, antes de inserir um filtro e seu café moído. Feche a tampa e ligue o fogão, antes de retirar a panela assim que ouvir barulhos, e sirva com cuidado (pois a panela de metal estará quente ao toque).

Aeropress




A Aeropress é uma inovação um pouco mais recente no campo do café, e está ganhando muito destaque devido à sua facilidade de uso e design compacto. Ele usa um filtro de papel para fornecer uma xícara de café muito mais “limpa”, sendo completamente livre de micropartículas e sedimentos.

No entanto, o Aeropress vem com algumas desvantagens. A primeira é que seu design compacto mencionado acima significa que você só pode fazer uma xícara de café por vez, tornando-a menos que ideal para festas ou empresas. A outra questão comumente citada é que a remoção completa de todos os sedimentos e óleos encontrados no café moído resulta em uma xícara quase “limpa demais”, sendo muito fina para alguns. E, como acontece com a maioria dos métodos de preparar café em casa, é preciso mexer e experimentar para descobrir como usá-lo da maneira certa.

Como fazer um café com Aeropress


Para fazer uma xícara de café com a Aeropress, basta colocar a prensa na caneca, inserir um filtro de papel na base junto com o café moído. A partir daqui, adicione água que acabou de ferver e mexa, antes de empurrar o êmbolo para baixo cerca de um minuto ou dois depois, dependendo de suas preferências e de quão forte você deseja que seu café.

O Chemex




A Chemex ressurgiu recentemente nos círculos esnobes do café, mas na verdade existe desde o início dos anos 40. É uma forma de café derramado, mas difere do derramamento padrão de duas maneiras - usa papéis de filtro muito mais grossos e tem uma forma ligeiramente diferente da maioria dos recipientes de derramamento. Sua popularidade vem de sua capacidade de fazer uma xícara de café incrivelmente limpa, sem amargura ou excesso de acidez, com o papel de filtro mais espesso garantindo que nenhum sedimento passe.

O outro lado desta moeda é que o papel de filtro mais espesso também filtra os óleos encontrados no café, o que pode resultar em um café bastante fino, e remove alguns dos sabores mais complexos do café. Sua forma também pode dificultar a limpeza completa, mas se você enxaguar imediatamente após o uso, isso deve ser suficiente.

Como fazer um café com Chemex


Para preparar um café com Chemex, insira o papel de filtro no Chemex e enxágue com água quente (descartando a água em seguida). Adicione o pó de café e despeje suavemente a água logo após a fervura no café, mexendo levemente à medida que avança. Depois de adicionar toda a água, retire o papel de filtro e despeje o café em uma xícara.

Dicas para fazer um bom café em casa


Todos nós podemos pensar que sabemos como fazer uma xícara de café de primeira qualidade, mas com tantas maneiras de fazer uma xícara, existem algumas áreas que você pode melhorar para realmente dar vida a esse café? Algumas dicas em potencial incluem:
  • Use grãos de café de qualidade: Eles são a base do que você está trabalhando; portanto, se você deseja café de qualidade, precisará de grãos de café de qualidade. Experimente alguns tipos e sabores diferentes, pois você pode encontrar um novo feijão que lhe dê um toque extra ou se adapte mais ao seu paladar.
  • Moa apenas o que você precisa: Moer mais grãos do que o necessário pode afetar a frescura da moagem do café. Moer à medida que avança pode ajudar a garantir que seu café esteja sempre fresco.
  • Armazene seu café adequadamente: Assim como a moagem apenas do que você precisa, ao armazenar adequadamente o café, você pode ajudar a mantê-lo fresco por mais tempo.
  • Limpe sua cafeteira: Como acontece com qualquer coisa na cozinha, garantir que seus utensílios, máquinas e ferramentas estejam todos limpos antes do uso pode ajudar a evitar o gosto de algo particularmente desagradável (a menos que você queime seu café, é por sua conta).
  • Experimente com especiarias e espuma de leite: Ao adicionar extras como noz-moscada, chocolate raspado ou até mesmo espumar seu leite em vez de despejá-lo diretamente do recipiente, tudo isso pode afetar o sabor e a qualidade do seu café. É claro que isso exige um pouco mais de esforço, mas se você gosta de bom gosto, pode valer a pena fazer um esforço extra.

Qual ​​é o melhor método para fazer café em casa sem máquina?




Para muitas famílias, uma xícara de café é uma parte importante da rotina diária, mas quando se trata de descobrir o melhor método para preparar uma xícara de café, tudo se resume às suas preferências pessoais. Suas preferências de sabor, textura, força do café, aroma e todos os outros fatores influenciarão em qual método pode acabar sendo a melhor opção para você, juntamente com quanto esforço você está disposto a fazer para fazer um café e quanto dinheiro você pode gastar em uma nova máquina de café ou engenhoca. Claro, não há pressão para não usar uma máquina, pois há muitas opções disponíveis no mercado para permitir que você simplesmente aproveite sua xícara quente pela manhã.

Leia mais: Um guia sobre as melhores máquinas de café portáteis

Procurando uma maneira mais fácil de fazer café?


Confira nossas avaliações de consumidores sobre máquinas de café para ver quais marcas podem ser sua próxima data de café.
Avaliações de máquinas de café expresso