>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Vaporizadores faciais:valem a pena?


Obter um bom tratamento facial envolve mais do que apenas algumas fatias de pepino para os olhos e pintar o rosto com claras de ovos. Cuidar da sua pele e obter um brilho saudável às vezes envolve ficar fumegante…

Embora o vapor facial seja normalmente reservado para serviços de spa, o crescente interesse nessa tendência de cuidados com a pele fez com que os vaporizadores faciais caseiros se tornassem um item obrigatório em seu kit de ferramentas de beleza. Mas eles são adequados para todos?

O que é um vaporizador facial?




Um vaporizador facial produz rajadas de vapor sobre o rosto para desobstruir os poros e purificar a pele. O vapor funciona para extrair óleo, sujeira, sebo (óleo natural) e outras impurezas presas em seus poros que podem causar problemas de pele, como cravos e acne.

O vapor facial é normalmente o segundo passo de uma rotina de cuidados com a pele, logo após a limpeza. Um vaporizador facial geralmente vem com um tanque de água, que é preenchido com água destilada e aquecido. Quando a água ficar quente o suficiente, ela começará a evaporar e produzirá uma névoa quente.

O vapor é bom para o rosto?


O vapor facial pode ser ótimo para obter uma pele mais macia e menos "texturizada". Diz-se que expor sua pele ao calor ajuda a abrir os poros e extrair óleos, sujeira e sebo presos no interior. O ar quente também pode hidratar a pele e os pelos faciais e melhorar a circulação. Outros benefícios alegados do vapor facial incluem ajudar a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, aumentar a produção de colágeno e elastina (ou seja, minimizar a pele solta) e prevenir fugas.

Quais são os benefícios de vaporizar o rosto?


Os principais benefícios de usar um vaporizador facial em casa incluem:
  • Limpa e desobstrui os poros: aplicar calor ou vapor na pele abre os poros, facilitando a extração de óleo, sujeira e sebo presos no interior.
  • Hidrata a pele: o vapor pode estimular a produção de óleo saudável para acalmar a pele e evitar que ela seque, desde que você não exponha a pele ao vapor quente com muita frequência ou por longos períodos.
  • Minimiza cravos: enquanto o sebo mantém a pele e o cabelo hidratados, é importante desobstruir os poros para remover o excesso de sebo, pois pode causar cravos e congestão da pele.
  • Livra-se das espinhas: abrir os poros elimina os óleos presos, sujeira e pele morta que podem contribuir para acne e erupções.
  • Reduz linhas finas e rugas: o vapor pode promover a regeneração celular e melhorar a produção e a elasticidade do colágeno, pois o calor aumenta a circulação sanguínea, ajudando a trazer mais oxigênio.
  • Aumenta a eficácia potencial dos produtos para a pele: o ar quente pode criar o ambiente ideal para que os produtos de cuidados da pele penetrem na pele e torná-la mais receptiva ao soro de mucina de caracol ou qualquer outra coisa que esteja em seu arsenal.
  • Economiza seu dinheiro: rosto fumegante em casa em vez de ir a um spa deve economizar muito dinheiro a longo prazo.


Quem não deve usar vaporização facial?


É importante observar que o streaming facial não é adequado para todos os tipos de pele . Pessoas com pele sensível ou seca, ou com problemas de pele como eczema, podem achar que banhos quentes, saunas e outros ambientes de alta temperatura tendem a remover seus óleos naturais e secar a pele.

Pessoas com as seguintes condições de pele podem achar que o vapor facial não é seguro para a pele:
  • Eczema
  • Psoríase
  • Pele inflamada
  • Acne ativa (ou seja, onde a pele está inflamada e há inchaços vermelhos com pus branco ou amarelo, ou onde os inchaços são sensíveis ao toque)
  • Rosácea
  • Dermatite seborreica.

Também vale a pena pedir a um profissional para dar uma olhada em sua pele e discutir se o vapor facial é adequado para você.

Como você usa um vaporizador facial?




A maneira de usar um vaporizador facial varia de acordo com o produto/modelo que você usa. Mas aqui estão alguns passos que geralmente podem ser aplicados:
  1. Remova qualquer maquiagem e limpe o rosto para se livrar de impurezas, como óleo e sujeira, depois seque a pele com uma toalha limpa. Além disso, afaste qualquer cabelo do rosto.
  2. Esfolie a pele para remover as células mortas.
  3. Encha o tanque de água do vaporizador facial com água morna e destilada.
  4. Reconecte o tanque de água ao vaporizador facial e siga as instruções sobre como aquecer a água.
  5. Alguns vaporizadores faciais podem ser colocados em uma mesa ou superfície plana para permitir que a névoa "vai" sobre seu rosto, enquanto outros tipos de modelos são mais compactos e mantidos ligeiramente afastados do rosto. Comece a vaporizar o rosto por alguns minutos antes de verificar se há alguma irritação.
  6. Se não houver problemas, continue cozinhando por cerca de cinco a 10 minutos (ou o tempo estipulado no manual de instruções). Dependendo do produto, você também pode precisar fazer pausas periódicas.
  7. Quando terminar, seque o rosto e deixe a pele respirar.

O que fazer depois de vaporizar o rosto


É muito importante que você retome sua rotina de cuidados com a pele logo após o tratamento facial, caso contrário, a umidade começará a evaporar e ressecar a pele. Abaixo estão alguns passos básicos para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu vapor facial:
  1. Limpe o rosto após o vapor para remover qualquer gosma solta extraída.
  2. Depois de vaporizar o rosto, você pode usar uma máscara de folha para retirar as impurezas adicionais dos poros. Alternativamente, você pode fazer um peeling facial para reduzir a aparência dos poros, o que pode ser especialmente útil, pois o processo de vapor aumenta os poros. Um peeling também pode minimizar a aparência dos poros, além de reduzir linhas finas e rugas e corrigir o tom de pele irregular.
  3. Se você não quiser usar uma máscara, entre na rotina de cuidados com a pele imediatamente após concluir o vapor facial.

Como vaporizar seu rosto sem vaporizador facial




Você não precisa desembolsar muito dinheiro (ou qualquer dinheiro ) para obter o mesmo tipo de benefícios que você obteria com um dispositivo de vapor facial ou marcando uma consulta com sua esteticista. Aqui estão duas maneiras de vaporizar seu rosto em casa (de graça):
  1. Coloque seu rosto sobre uma tigela (ou pia) cheia de água quente
  2. Coloque uma toalha quente sobre o rosto

Até mesmo os umidificadores são conhecidos por fornecer alguns benefícios à pele, principalmente nos meses mais frios, quando a pele está mais seca e há uma maior necessidade de manter a pele hidratada.

Por quanto tempo você deve usar um vaporizador facial?


O popular dermatologista de celebridades Dr. Dennis Gross recomenda começar por vaporizar o rosto por dois minutos antes de verificar a aparência e, o mais importante, a sensação da pele. Claro, interrompa o uso se sua pele parecer ou se sentir irritada.

A vaporização facial não deve ser feita por mais de cinco minutos , ou menos, dependendo do produto/modelo que você está usando. Se você é novo no vapor facial, é uma boa ideia começar com o tempo recomendado mais curto.

Com que frequência você deve usar um vaporizador facial?


Existem várias opiniões sobre quantas vezes o vapor facial deve ser realizado, embora alguns dermatologistas sugiram que não deve ser feito mais de uma vez por semana . Algumas marcas como Panasonic e Dr. Gross recomendam usar um vaporizador facial três vezes por semana em média, mas isso depende do produto específico e das características únicas da sua pele.

É seguro usar um vaporizador facial todos os dias?


Se você quiser vaporizar seu rosto, o lema “um pouco vai longe” se aplica. Especialistas sugerem que os vaporizadores faciais não devem ser usados ​​todos os dias ou por longos períodos porque a exposição da pele ao calor aparentemente causa a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode danificar a pele. Alguns efeitos podem incluir rubor, inflamação ou agravamento de condições de pele existentes, como rosácea.

Créditos das imagens:Julio Ricco/Shutterstock.com, Bojan Milinkov/Shutterstock.com, New Africa/Shutterstock.com, Fotosparrow/Shutterstock.com.