Quando pensamos em vendas de compras, muitas vezes pensamos em multidões frenéticas e lojas abrindo suas portas à meia-noite. A ‘Black Friday’ agora está atingindo a Austrália em grande estilo – e não exatamente da maneira tradicional. Canstar Blue explica o que você precisa saber sobre a Black Friday.
As compras online são uma parte cada vez mais importante da Black Friday – especialmente na Austrália, onde muitos varejistas participantes são lojas online sediadas nos EUA. Esta é uma ótima chance para os compradores que não querem ter que lutar contra a multidão e se estressar para conseguir uma pechincha antes que todos acabem.
O que e quando é a Black Friday 2021?
Em 2021, a Black Friday na Austrália acontecerá em 26 de novembro. No entanto, você deve esperar que o período de vendas da Black Friday comece alguns dias ou semanas antes. Com origem nos EUA, a Black Friday é um feriado de compras que ganhou muito impulso na Austrália e agora compete com o Boxing Day e o EOFY como nossos maiores eventos de compras.
É normalmente realizado na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos EUA (que é sempre a quarta quinta-feira de novembro). A Black Friday também marca o início não oficial da temporada de compras de Natal. Muito bom!
A Black Friday pode parecer um pouco mórbida, mas 'preto' refere-se a estar 'no preto' - (ou seja, obter lucro). Na contabilidade, os lucros são registrados em preto e as perdas são registradas em vermelho. Para os varejistas, a ‘Black Friday’ é uma oportunidade de usar as vendas para vender mais estoque – principalmente modelos em excesso, com baixo desempenho e descontinuados ou mais antigos.
Por que os australianos devem se preocupar com a Black Friday?
Com o aumento das compras on-line e o COVID-19, os varejistas agora precisam trabalhar mais para acompanhar as tendências da Black Friday ou correm o risco de perder participação de mercado para os EUA e outros varejistas internacionais. Isso significa que marcas e varejistas oferecerão ofertas e descontos competitivos para conquistar e reter clientes fiéis. Isso apresenta uma ótima oportunidade para conseguir um bom negócio se você procurar nos lugares certos.
Você pode comprar TVs nas promoções da Black Friday?
As vendas da Black Friday cobrem uma enorme variedade de categorias, incluindo eletrodomésticos, tecnologia e eletrônicos, moda, saúde e beleza e muito mais.
A especialista em compras da Canstar Blue, Megan Birot, disse que a Black Friday foi um ótimo momento para economizar em itens caros, como TVs e outros eletrodomésticos.
“Se você está no mercado para uma nova TV ou máquina de lavar, existem algumas ótimas ofertas disponíveis se você se sentir confortável em comprar um modelo mais antigo que pode não ter a tecnologia mais recente, mas terá toda a funcionalidade de que você precisa em um preço reduzido”, disse ela.
“Como sempre, faça sua lição de casa antes de comprar qualquer coisa. Descubra quais varejistas estão oferecendo os maiores descontos, compare preços em seu site e online e pesquise quais marcas ou modelos valem seu dinheiro suado.”
O que esperar nesta Black Friday?
Grandes e pequenos varejistas participam das vendas da Black Friday (nas lojas e online), então lance uma ampla rede para a melhor chance de pegar uma pechincha. Em termos de quais produtos procurar, conhecer suas marcas e lançamentos de produtos pode ser útil para prever o que pode estar à venda. Os suspeitos usuais incluem produtos que são:
- Recentemente substituído por um modelo mais recente
- Muito sensacionalista, mas com baixo desempenho em termos de vendas que provavelmente estão em excesso de oferta
- Maior e mais caro, o que significa que às vezes é necessário um pequeno desconto para incentivar os compradores a comprar
Claro, não há como dizer o que será descontado e por quanto até que os varejistas comecem a lançar seus catálogos de vendas e preços da Black Friday. Com grandes eventos de venda, as melhores pechinchas podem se esgotar rapidamente, portanto, fazer sua pesquisa com antecedência pode prepará-lo para avançar rapidamente para ficar à frente da multidão de compras.
O que é a Cyber Monday?
A Cyber Monday é uma continuação das vendas online da Black Friday, quando (sem dúvida) algumas das melhores ofertas, descontos e cupons de vendas são oferecidos.
Este ano, cai na segunda-feira, 29 de novembro. Dicas de compras na Black Friday
Agora que abordamos o básico, aqui estão algumas dicas de compras para ajudá-lo a obter as melhores ofertas e evitar ser enganado.
Faça sua pesquisa: Nunca diremos isso o suficiente - a devida diligência ajuda muito a obter um bom negócio e evitar o remorso do comprador. Antes mesmo de começar a pensar em fazer compras, descubra quais varejistas estão participando das vendas da Black Friday e quem está oferecendo o quê e por quanto. Você pode se inscrever em boletins informativos ou perseguir suas marcas e varejistas favoritos nas mídias sociais para saber mais. Também é bom lembrar que só porque algo está com desconto, não significa que seja um bom negócio! Certifique-se de comparar o preço de um determinado produto de diferentes varejistas e marcas. Nunca compre a primeira coisa que você vê!
Conheça seus direitos de consumidor: Todos os varejistas e fabricantes devem cumprir a Lei do Consumidor Australiano (ACL), segundo a qual os bens de consumo e produtos vendidos na Austrália vêm com garantias automáticas, independentemente de qualquer garantia voluntária ou estendida fornecida por um vendedor. A ACL também oferece proteção contra produtos e serviços defeituosos ou inseguros e tratamento injusto por parte das empresas.
Verifique as letras miúdas: Os varejistas geralmente não oferecem reembolsos ou devoluções de itens em promoção, portanto, considere suas compras com cuidado. Verifique os termos e condições de cada compra e a política de devolução do varejista. De acordo com a Lei do Consumidor Australiano, os varejistas precisam fornecer uma solução (reembolso, substituição ou reparo) para um produto defeituoso, mas não são obrigados a oferecer um reembolso ou troca se você mudar de ideia.
Compre somente em sites confiáveis e verificados: Existem muitos sites falsos por aí, então faça você comprar de um site verificado e real. Você pode identificar facilmente sites seguros com um URL que começa com 'https' com um cadeado fechado ao lado. Ao pagar online, use apenas um serviço de pagamento seguro, como Visa, Mastercard ou PayPal.
Boa sorte!