>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Guia de temperatura de geladeira e freezer


A amada geladeira, se estiver funcionando, pode manter a família funcionando também! As temperaturas frias ajudam a garantir que os alimentos do dia a dia, como leite e carne, mantenham sua vida útil e permaneçam seguros para você comer. Mas se a sua geladeira estiver perto do congelamento, alguns itens podem começar a mostrar gelo neles. As temperaturas corretas da geladeira e do freezer não apenas mantêm a longevidade de seus alimentos, mas também os protegem de bactérias nocivas.

Para manter os padrões de segurança alimentar, é recomendado que você sempre mantenha a geladeira abaixo de 5°C e o freezer abaixo de -18°C . De acordo com o CSIRO:
  • A melhor configuração para a geladeira é 3°C
  • A melhor configuração para congeladores é -18°C a -20°C

No entanto, isso pode variar dependendo do tipo de alimentos e produtos armazenados na geladeira. Seria sensato verificar as instruções de armazenamento nos rótulos dos produtos. Cada seção da geladeira pode diferir em temperatura e detalhamos abaixo onde itens específicos devem ser armazenados.

Qual ​​é a melhor temperatura para armazenar alimentos na geladeira ou no freezer?




De acordo com o Instituto Australiano de Segurança Alimentar, alimentos que são manuseados adequadamente e armazenados no freezer a -18°C permanecerão seguros . Embora o congelamento não mate a maioria das bactérias, ele impede que as bactérias cresçam. Colocar seus alimentos no freezer também pode diminuir a qualidade dos nutrientes em seus alimentos.

Afirma-se que o congelamento de alimentos ajuda a durar mais porque o conteúdo de água dos alimentos congela, impedindo o crescimento de bactérias e a deterioração dos alimentos. Ao descongelar alimentos congelados, o item deve ser armazenado na geladeira até que esteja pronto para ser preparado.

Lembre-se de que congelar alimentos não elimina as bactérias e, quando os alimentos descongelam, as bactérias começam a crescer novamente. Também é importante evitar o recongelamento de alimentos que já foram congelados e descongelados, porque quando os alimentos são congelados pela segunda vez, é mais provável que tenham uma contagem mais alta de bactérias. Uma geladeira ou freezer que está muito cheio ou não fecha corretamente (por exemplo, porque a vedação é fraca ou o freezer precisa ser descongelado) também pode colocar seus alimentos em risco de estragar.

Manchas de couro cinza ou marrom às vezes encontradas em alimentos congelados são queimaduras de congelamento. Estes ocorrem quando o alimento não está devidamente vedado, causando manchas secas nos alimentos. Também pode ser causado pelo fato de a geladeira estar muito fria.

Onde você deve armazenar frutas e legumes na geladeira?




Um refrigerador vem com vários compartimentos, cada um oferecendo uma faixa de temperatura diferente. Aqui está um detalhamento do que você pode esperar:
  • Porta da geladeira: seção mais quente
  • Prateleira superior: seção um pouco mais quente
  • Prateleira intermediária: seção mais fria
  • Prateleira inferior: seção mais fria
  • Crisper: mantém a umidade

Porta da geladeira


A porta da geladeira é normalmente a parte mais quente da geladeira – em grande parte porque é a área exposta ao mundo exterior quando você abre a porta – e, em particular, a prateleira superior da porta será a mais quente. Os produtos que você armazena na porta podem facilmente atingir até 15°C, por isso é recomendável evitar colocar alimentos particularmente sensíveis à deterioração na porta. É por isso que o compartimento superior da porta geralmente é o melhor lugar para guardar manteiga e queijo macio, pois eles podem estar prontos para servir assim que você retirá-los da geladeira.

Diferentes tipos de alimentos que você pode colocar nas prateleiras da porta da geladeira incluem:
  • Condimentos (por exemplo, maionese, churrasco e molho de tomate)
  • Manteiga e margarina
  • Queijos macios (por exemplo, brie, cream cheese, queijo feta).

Prateleira superior


Frigorífico da porta à parte, a prateleira superior do próprio frigorífico é ligeiramente mais quente em comparação com as secções abaixo. Sugere-se que esta área seja usada para alimentos prontos para consumo. Isso pode incluir:
  • Laticínios
  • Iogurtes e cremes
  • Refeições prontas e alimentos embalados.

Manter esses alimentos no topo também ajuda a minimizar a transferência de qualquer bactéria dos alimentos crus.

Prateleira intermediária


A prateleira do meio é uma seção mais fria em comparação com a parte superior. Há menos flutuação de temperatura nesta área e fornece ar bem circulado. Pode ser usado para:
  • Sobras
  • Carnes cozidas
  • Saladas.

Prateleira inferior


Esta é a parte mais fria da geladeira. Para evitar que os alimentos explodam, certifique-se de que esses itens estejam selados com segurança para evitar que os alimentos vazem e sejam potencialmente transferidos para outros itens.

Aqui está o que você pode armazenar nos compartimentos inferiores da geladeira:
  • Carnes cruas
  • Aves
  • Frutos do mar.

Caldeira de geladeira


Os crispers, ou gavetas de umidade, geralmente estarão um pouco mais quentes para que as frutas e legumes não congelem. Normalmente, esta seção pode ser ajustada – baixa a alta – o que simplesmente abre ou fecha uma janela nas gavetas. Verduras, incluindo espinafre, brócolis e ervas, requerem altos níveis de umidade, pois esses produtos são sensíveis à perda de umidade. Frutas como maçãs, mangas, peras e abacates não são sensíveis à umidade, portanto requerem um nível de umidade mais baixo.

Por quanto tempo você pode deixar comida fora da geladeira?




Ao colocar produtos em sua geladeira, tenha em mente os seguintes itens que são frequentemente classificados como “alimentos de alto risco”:
  • Carne
  • Aves
  • Laticínios
  • Frutos do mar
  • Ovos
  • Pequenos bens
  • Arroz cozido
  • Massa cozida.

Isso também inclui refeições prontas que têm “alimentos de alto risco” como ingredientes, como pizza, salada de macarrão, caçarolas, quiche, sanduíches e muitos bolos. Ao manter esses “alimentos de alto risco” abaixo de 4°C, impede-os de entrar na “zona de perigo” – temperaturas entre 5°C e 60°C. Essa faixa de temperatura específica dá às bactérias um ambiente ideal para crescer e se multiplicar em números que causam intoxicação alimentar.

Muitos outros itens além de carnes, vegetais e laticínios também precisam ser mantidos frios. Todos os perecíveis devem ser colocados na geladeira ou no freezer imediatamente. Recomenda-se seguir a regra de duas horas para deixar produtos frescos e sobras em temperatura ambiente. Se você esqueceu de refrigerar adequadamente algo, geralmente é melhor jogá-lo fora.

10 maneiras de saber se sua comida está estragada




Os alimentos podem estragar por diferentes motivos, como flutuações de temperatura, armazenamento em temperatura incorreta, embalagens fracas ou danificadas, além de insetos ou roedores. Além de deixar um gosto ruim na boca, a deterioração pode causar até cinco dias de náusea, cólicas estomacais, vômitos, diarreia, febre e outros problemas associados à intoxicação alimentar. Que nojo!

Aqui estão alguns sinais que sugerem que algo vale a pena jogar no lixo:
  1. Descoloração
  2. Mudança na textura
  3. Mau cheiro
  4. Sabor desagradável
  5. Mofo ou fermento
  6. Vazamento
  7. Filme viscoso
  8. Lata inchada ou amassada
  9. A lata borrifa ou assobia depois de aberta
  10. Os alimentos ultrapassaram a data de validade ou o prazo de validade.

Embora, como regra geral, provavelmente seja melhor prevenir do que remediar:em caso de dúvida, jogue fora.

O resultado final sobre as temperaturas de geladeira e freezer


Manter a temperatura ideal da geladeira e do freezer é importante. A “zona de perigo de temperatura” entre 5°C e 60°C pode potencialmente dar origem a bactérias nocivas. Mas armazenar alimentos perecíveis a uma temperatura igual ou inferior a 5°C e a uma temperatura igual ou superior a 60°C pode impedir que as bactérias se multipliquem, por isso não se esqueça de verificar o seu termómetro regularmente.

Além disso, você sabia que poderia estar pagando mais pelas contas de eletricidade apenas porque sua geladeira e freezer não estão na temperatura correta? Manter o refrigerador abaixo da temperatura recomendada pode fazer com que o aparelho trabalhe mais, forçando-o a usar mais energia do que seria necessário.

Outras dicas incluem:
  • Evite manter a porta da geladeira aberta por períodos prolongados.
  • Cubra os líquidos armazenados na geladeira, pois esses itens liberam umidade, o que faz o compressor funcionar mais.
  • Fique de olho nas temperaturas usando um termômetro – se sua geladeira não vier com um termômetro embutido, você pode comprar um e colocá-lo abaixo da prateleira superior, em direção à porta para dar uma indicação geral da temperatura da geladeira .
  • Descongele a geladeira e o freezer regularmente para evitar o acúmulo de gelo, o que diminui a eficiência energética do aparelho. Embora muitos refrigeradores agora venham com um recurso frost-free, que descongela automaticamente para você.

Se você está no mercado para uma nova geladeira, por que não conferir nossas classificações on-line e ver quais marcas de geladeira estão mantendo os consumidores australianos felizes.

Crédito da imagem:Yashkin Ilya/Shutterstock.com, Andrey Armyagov/Shutterstock.com.