As bobinas são uma das partes mais importantes do Ar Condicionado. As bobinas são as peças que essencialmente ajudam o ar a ser comprimido, resfriado e transferido do compressor para a unidade frontal do AC e, finalmente, para o seu quarto.
A serpentina é uma combinação das serpentinas do condensador e serpentinas do evaporador. Ambos têm seus papéis específicos a desempenhar e você precisa que eles funcionem com eficiência. Portanto, quanto mais duráveis e resistentes forem as bobinas, melhor será. Portanto, em circunstâncias normais, as bobinas de cobre seriam a melhor maneira de fazer quando se trata das bobinas CA. Mas bobinas de cobre podem ser mais caras quando comparadas às bobinas de alumínio (aproximadamente Rs 5000 ou mais caro dependendo do modelo e capacidade dos ACs).
Então, mesmo que a resposta seja simples, estamos aqui hoje para detalhar os benefícios e deméritos de cada tipo de metal quando se trata da construção das bobinas CA do ponto de vista do consumidor.
Transferência de calor
O cobre claramente ganha aqui. O objetivo das bobinas AC é transferir calor e o Cobre tem um coeficiente de transferência de calor maior que o Alumínio. Então, cobre todo o caminho até aqui. Portanto, é muito possível que em um futuro próximo possamos encontrar um material mais eficaz e eficiente do que o cobre para as bobinas AC.
Fator de custo
O cobre é muito mais caro que o alumínio. O cobre não é usado apenas como uma unidade integrada no AC, mas (em termos de ACs divididos onde as unidades externas e internas são separadas), as bobinas de cobre também conectam a unidade externa à unidade interna. Esses tubos de cobre que transportam o ar comprimido podem ser caros e, dependendo da distância da unidade externa da unidade interna, o custo do tubo de cobre pode aumentar. O preço médio do tubo de cobre para esta finalidade varia de Rs 600-800 por metro. Quando você compra um novo AC split, o fabricante fornece um determinado comprimento de tubo de cobre como padrão. Mas dependendo de seus requisitos de instalação, você pode precisar de mais tubos de cobre. Assim, as bobinas de alumínio são mais econômicas neste aspecto.
Durabilidade
Escolha o cobre se precisar de durabilidade e recursos duradouros. As bobinas de alumínio, quando danificadas, como costumam fazer, precisam ser substituídas. Não é o caso das bobinas de cobre, que também podem ser soldadas e reutilizadas. Então, cobre todo o caminho quando se trata de durabilidade.