Os aparelhos de ar condicionado tornaram-se uma necessidade para o verão nos dias de hoje. Mas, assim como qualquer outro eletrodoméstico, os aparelhos de ar condicionado também têm uma vida útil fixa. Embora você possa aumentar a eficiência e a vida útil de um sistema seguindo alguns truques, após o uso contínuo de 10 a 15 anos, ele começa a se desgastar e se torna ineficiente em seu trabalho. Essa ineficiência também leva a contas de energia mais altas. Existem alguns sinais que indicam que é hora de substituir o seu ar condicionado. Neste artigo, discutiremos esses sinais em detalhes.
Sinais para você substituir seu Ar Condicionado
Embora obter um novo ar condicionado seja um grande investimento, em certas circunstâncias, é melhor substituir o sistema antigo para evitar danos ao sistema, à saúde e também ao orçamento. Existem muitos sinais sinalizando que você precisa trocar o seu ar condicionado, basta ficar de olho neles.
Principais condicionadores de ar recomendados para você: - MIDEA MAW05M1BWT Ar condicionado de janela 5000 BTU com controles mecânicos, 7 temperatura, 2 configurações de refrigeração e ventilador, branco
- Ar condicionado LG LW8016ER 8.000 BTU 115V com controle remoto montado na janela, branco
- Condicionador de ar de janela com inversor Midea U 8.000 BTU, AC em forma de U com flexibilidade de janela aberta, instalação robusta, extremamente silencioso, 35% de economia de energia, controle inteligente, Alexa, controle remoto, suporte incluído
- Ar condicionado minicompacto Frigidaire 5.000 BTU 115V montado na janela com controles mecânicos, branco
- Ar condicionado portátil BLACK+DECKER BPACT10WT, 5.500 BTU DOE (10.000 BTU Ashrae), branco
- MIDEA MAP08R1CWT Ar condicionado portátil 3 em 1, desumidificador, ventilador, para salas de até 150 pés quadrados, controle de 8.000 BTU (5.300 BTU SACC) com controle remoto
- Rollibot ROLLICOOL Ar Condicionado Portátil com App e Controle de Voz Alexa | AC e desumidificador portátil habilitado para Wi-Fi | Operação silenciosa, fácil instalação (10.000 BTU, branco)
- Condicionador de ar portátil SereneLife SLPAC, 10.000 BTU, ventilador, mangueira de exaustão, vedação da janela, rodas, controle remoto
A seguir estão os sinais para você substituir o seu ar condicionado:
- Fluxo de ar limitado ou sem fluxo de ar:
Se você não estiver recebendo ar frio do ar condicionado ou se o fluxo de ar for limitado, talvez seja hora de substituir o sistema definitivamente. Embora possa haver alguns outros motivos para problemas de fluxo de ar, como dutos ou saídas de ar bloqueados, filtros sujos, problemas mecânicos, etc. Sempre que você enfrentar esse problema, entre em contato com um técnico especializado e ele poderá determinar a causa do problema. Se o problema não for solucionável, substitua seu sistema o mais rápido possível e evite outros problemas.
Crédito da imagem:Wikimedia Commons
- Faturas de energia altas:
Após anos de uso contínuo, seu ar condicionado começa a funcionar de forma ineficiente. Isso faz com que seu sistema trabalhe mais e por mais horas para resfriar sua casa. Isso resulta em contas de energia mais altas, indo mais fundo em seu orçamento e bolso. A atualização para um novo sistema evitará que seu sistema trabalhe mais e também economizará seu dinheiro.
- Seu AC tem mais de 10 anos:
A vida média de um ar condicionado é de 10 a 15 anos quando mantido adequadamente. Mas se o seu sistema estiver funcionando com R-22 Freon ou precisar de reparos caros e regulares, será melhor substituí-lo por um novo sistema. Além disso, novos condicionadores de ar com eficiência energética são frequentemente desenvolvidos, tornando-se uma boa opção para atualizar. Se o seu sistema tiver passado de sua vida média e ainda estiver em execução, você poderá experimentar ineficiência e contas mais altas, o que é sempre uma má notícia.
- Maus odores:
O ar que sai do ar condicionado geralmente deve ter um cheiro limpo e neutro. Mas, às vezes, quando o sistema envelhece, isso pode mudar. O aroma natural é substituído por aromas incomuns. Se você sentir cheiro de queimado ou fumaça vindo do seu ar condicionado, contate imediatamente um profissional, pois pode haver algum problema sério com seu sistema. Nesse caso, pode ser necessário substituir o ar condicionado antigo por um novo.
- Avarias e reparos frequentes:
Seu ar condicionado está quebrando com frequência? Você tem que lidar com reparos caros regularmente? Essas avarias e reparos podem ser causados devido ao sistema ser muito antigo ou ao mau funcionamento de qualquer componente do sistema. Os custos de reparo incorridos devido a essas avarias frequentes podem ser somados para comprar um novo ar condicionado para você. Economize o dinheiro que você tem para gastar com esses reparos caros e substitua seu sistema antigo por um novo ar condicionado.
- Umidade e vazamento ao redor da unidade:
Os condicionadores de ar criam umidade naturalmente durante o processo de resfriamento de sua casa. No entanto, um ar condicionado que funcione bem pode lidar com a umidade sem nenhum problema. Mas no momento em que você perceber a umidade se formando em seu sistema ou vazamento ao redor, isso pode ser um problema. Pode haver vários motivos para vazamento ou formação de umidade em seu sistema, como vazamento de refrigerante, filtro sujo, tubo de drenagem bloqueado, etc. Esse problema pode levar ao crescimento de esporos de mofo, causando riscos à saúde para você e sua família.
Crédito da imagem:flickr.com
- Sons incomuns saindo do seu sistema:
Normalmente, um ar condicionado faz ruídos muito baixos quando ligado ou desligado, mas quando você percebe algum ruído incomum ou estranho vindo do seu sistema, pode ser sinal de algum problema sério com seu ar condicionado. Os ruídos incomuns ou estranhos podem ser explicados como rangidos, rangidos, chocalhos, etc. Se não for reparável, opte por uma substituição para o seu ar condicionado.
Conclusão
Após o uso contínuo do seu ar condicionado durante sua vida útil, ele naturalmente começa a ficar atrasado em seu trabalho, levando a vários problemas, tanto em termos de saúde quanto de dinheiro. Quando se deparar com algo incomum em seu sistema ou qualquer tipo de problema, é melhor entrar em contato com um especialista e consertá-lo. Mas, quando se depara com um problema que não pode ser reparado, é hora de substituir completamente o ar condicionado. Fique de olho no seu sistema e tome medidas o mais rápido possível quando notar qualquer um dos sinais mencionados acima.