A última vez que você comprou um AC, você provavelmente considerou o SEER da unidade antes de decidir comprá-lo.
SEER, é claro, é um padrão para medir a eficiência de um ar condicionado. É um acrônimo para "razão de eficiência energética sazonal" com números SEER mais altos indicando um AC mais eficiente.
Mas a partir de 1º de janeiro de 2023, o SEER não será mais o padrão. Em vez disso, cada novo AC receberá uma classificação SEER2. Um SEER2 mais alto ainda será mais eficiente do que um SEER2 mais baixo. No entanto, SEER2 é calculado de forma muito diferente do SEER. É realmente um padrão totalmente novo.
O que é SEER2?
O objetivo do SEER2 é compensar as deficiências na forma como o SEER foi calculado.
Veja bem, o Departamento de Energia dos EUA (DOE) define os padrões de eficiência de aparelhos e emite orientações extremamente precisas sobre como os fabricantes precisam calcular a eficiência relativa de seus equipamentos. Os padrões para o SEER foram estabelecidos há muitos anos e os fabricantes os têm seguido desde então. No entanto, sempre houve problemas com o SEER.
De acordo com um relatório recente da ACHR, o DOE criou o SEER2 em um esforço para alinhar melhor as classificações de eficiência de AC com as condições operacionais do mundo real:
Em outras palavras, a forma como o SEER considera a pressão estática como parte de seu cálculo geral não é realista. SEER2 ainda é responsável pela pressão estática, mas de uma forma que está mais alinhada com a forma como os sistemas são configurados na natureza (por exemplo, sua casa).
Isso é legal. Mas como o SEER2 me afeta?
Que bom que você perguntou! O efeito geral do SEER2 é tornar os condicionadores de ar mais eficientes. É como quando o DOE aumentou o SEER mínimo nos últimos anos, só que desta vez eles também mudaram os postes.
Sendo esse o caso, o SEER2 afetará você das seguintes maneiras:
- Todos os AC disponíveis para compra no Sudeste (essa é a nossa região) a partir de 2023 terá um SEER2 mínimo de 14,3. Isso equivale a 15 SEER no sistema atual, então a unidade menos eficiente que você pode comprar em 2023 será mais eficiente do que a unidade menos eficiente que você pode comprar em 2022. (SEER2 mínimo para estados do sudoeste também será 14,3; para estados do norte, o SEER2 mínimo será 13,4).
- Novos aparelhos de ar condicionado serão mais caros. Apenas custa mais para fabricar um sistema mais eficiente. Fatos da vida, certo?
- Se você estiver comprando um novo ar-condicionado este ano, terá que decidir se faz sentido instalar uma nova unidade 14 SEER.
Vamos nos concentrar no terceiro ponto. Os compradores preocupados com o preço podem ficar tentados a substituir seu ar-condicionado antigo e moribundo por um sistema 14 SEER mais barato enquanto ainda têm a opção. E sejamos claros:
vai custa menos do que obter um sistema 14.3 SEER2 em 2023.
No entanto, esse 14 SEER AC pode causar alguns problemas se você quiser vender sua casa em breve. Quando o DOE elevou o SEER mínimo de 10 para 13 em 2006, vimos muito remorso do comprador entre as pessoas que acabaram de instalar SEER 10 unidades nos últimos dois anos. Durante o processo de venda de suas casas, os agentes imobiliários diziam aos potenciais compradores que os aparelhos de ar condicionado, embora novos, não estavam em conformidade com os padrões atuais de eficiência energética. Os compradores exigiam que os vendedores trocassem os ACs ainda novos por outros ainda mais novos com um SEER mais alto.
Você pode acabar em uma situação semelhante. Se você não quer que isso aconteça com você, sua melhor aposta será comprar uma unidade SEER 15 ou 16 antes que o SEER2 entre em vigor. O SEER2 mínimo de 14,3 equivale a SEER 15 sob o padrão atual, portanto, obter uma unidade um pouco mais eficiente hoje deixará você livre após 1º de janeiro de 2023.
Lembre-se de que SEER e SEER2 não são a palavra final sobre eficiência de AC
Embora SEER e SEER2 sejam definitivamente fatores que você deve considerar ao comprar um ar condicionado, existem outras características que têm um grande impacto na eficiência.
Estamos falando do AC velocidades , às vezes chamado de estágios . A maioria dos condicionadores de ar são unidades padrão de velocidade única. Eles ligam para resfriar a casa, funcionam a todo vapor o tempo todo e desligam quando o termostato está feliz. Provavelmente é assim que seu AC atual funciona.
ACs de duas velocidades são mais eficientes. Eles funcionam em baixa velocidade na maioria das vezes e só mudam para a configuração máxima em dias muito quentes ou se alguém diminuir a temperatura do termostato em vários graus. Funcionando a uma velocidade mais baixa e refrigerando menos ar, o sistema de duas velocidades mantém temperaturas confortáveis em sua casa, exigindo menos energia do que uma unidade padrão de velocidade única.
Depois, há ar condicionados de velocidade variável . Além do SEER e do SEER2, as unidades de velocidade variável oferecerão a melhor eficiência para a maioria das pessoas, na maioria das vezes.
Isso ocorre porque as unidades de velocidade variável aumentam e diminuem para atender às necessidades exatas de resfriamento de sua casa a qualquer momento. Na maioria dos dias, eles rodarão em velocidades mais baixas ao longo do dia. Eles podem até continuar correndo por quase um dia inteiro sem desligar!
Isto é uma coisa boa. O maior consumo de energia dos ACs padrão acontece quando eles começam a funcionar por um ciclo. As unidades de velocidade variável não iniciam com tanta frequência, então usam menos energia. Então, enquanto eles estão correndo, geralmente é em baixa velocidade. Mais uma vez:menos refrigeração, menos energia.
Como as unidades de duas velocidades e de velocidade variável funcionam por ciclos mais longos, elas também removem mais umidade das casas do que os ACs padrão. Com uma unidade padrão, as pessoas geralmente são tentadas a executá-la com mais frequência para lidar com a umidade persistente entre os ciclos. Como resultado, o AC inicia com mais frequência e funciona em alta velocidade por um longo período de tempo. Nenhuma dessas coisas acontece com uma CA de duas velocidades ou de velocidade variável.
O objetivo de tudo isso é ajudá-lo a entender que há mais na eficiência do AC do que apenas SEER ou SEER2. Você tem que considerar a velocidade ou velocidades do AC também.
Vá em frente e use esses insights do SEER2 a seu favor!
Se você não está à beira de uma substituição de ar condicionado agora, você pode não se importar muito com SEER vs. SEER2. Isso é bom. Você pode pensar mais no SEER2 sempre que chegar a hora de substituir seu AC.
Mas se você está pensando em adquirir uma nova unidade este ano, você tem uma decisão a tomar! Você pode seguir o caminho mais barato e obter um sistema 14 SEER, ou pode obter uma unidade 15 ou 16 SEER para garantir que esteja em conformidade com as próximas diretrizes do SEER2.
A escolha do AC depende muito de muitos fatores, e eficiência e preço são apenas dois de vários. Use essas informações a seu favor, para que você possa fazer a melhor escolha para sua casa!