Encontrar a empresa de HVAC certa para serviços comerciais pode ser difícil. Nem todas as empresas de serviços terceirizadas - muitas são apenas residenciais - e pode ser difícil saber o que procurar entre os contratados que
fazem prestar serviço comercial.
Embora, até certo ponto, a manutenção de um ar condicionado seja semelhante, quer o AC pertença a uma casa ou a uma empresa, existem algumas diferenças importantes para unidades comerciais. Se você está procurando um provedor de serviços de ar condicionado comercial, aqui estão três coisas para procurar.
1. O plano de manutenção deve incluir limpeza.
Em primeiro lugar, o contratante precisa oferecer um plano de manutenção regular para clientes comerciais. Isso é essencial. Depois disso, você precisa ter certeza absoluta de que o plano de manutenção inclui uma limpeza anual da serpentina do condensador do sistema.
Encontramos muitos problemas quando verificamos as bobinas em unidades comerciais. Ou a empresa não atendeu o ar-condicionado recentemente ou o último empreiteiro que veio não o limpou. Uma bobina AC suja é uma má notícia. Você estará cuidando de seus negócios quando perceber que está quente por dentro. Você colocará a mão sob a ventilação do ar condicionado e sentirá o ar saindo, mas parecerá que é a mesma temperatura do ar dentro da sala.
Isso ocorre porque a bobina está tão suja que o calor armazenado no refrigerante que flui através dela não pode escapar do sistema. Para o AC funcionar, esse calor
deve ser removido do interior. Basicamente, a limpeza da bobina deve ser um item essencial em qualquer verificação de manutenção anual para uma unidade de CA comercial.
E já que estamos falando de limpeza, não vamos esquecer os filtros de ar. Deixar de trocar seu filtro de ar de acordo com as especificações do fabricante está pedindo problemas. Um filtro sujo priva o sistema de ar e pode levar ao congelamento da bobina. Na pior das hipóteses, essa bobina congelada pode levar à falha das peças.
Você mesmo pode trocar o filtro, é claro, mas é algo que seu contratante de HVAC precisa pelo menos verificar durante cada visita.
2. Eles verificam os cintos? Eles precisam.
Vemos muitas correias quebradas ou quase desgastadas em unidades comerciais de AC. Se você não tiver certeza se o seu empreiteiro verifica a integridade da correia do ventilador, pergunte a eles. Eles definitivamente
deveriam estar verificando!
As correias quebradas que vemos só podem ser resultado da falta de manutenção ou de uma inspeção ruim por parte de um empreiteiro anterior. De qualquer forma, é algo que os empresários devem saber que é um ponto comum de falha em suas unidades de ar condicionado.
3. Uma inspeção operacional abrangente
Certifique-se de perguntar a um empreiteiro de AC comercial em potencial sobre seu protocolo de inspeção para unidades de ar condicionado comerciais. No mínimo, eles precisam fazer o seguinte durante uma visita de manutenção:
- Limpe e teste a linha de drenagem de condensado
- Limpe ou substitua os filtros
- Ajuste o fluxo de ar para o aumento da temperatura
- Inspecione a bobina do condensador e limpe-a
- Verifique o fluxo de ar adequado
- Verifique a pressão estática total no sistema (se necessário)
- Inspecione os drenos primário e secundário
- Monitore os ciclos AC
- Verifique se o termostato está funcionando corretamente
- Monitore a tensão e a amperagem
- Inspecione todos os componentes do soprador
- Monitore as pressões operacionais AC
- Garantir a carga adequada de refrigerante
- Inspecione as conexões elétricas e aperte-as conforme necessário
Somente fazendo todos os itens acima, um técnico pode dizer com certeza que seu ar condicionado está funcionando bem. Sinta-se à vontade para perguntar ao empreiteiro se eles fazem todas essas coisas durante uma inspeção!
Precisa de serviço comercial de AC? Nós temos você.
Se você mora na região metropolitana de Atlanta e precisa de serviço ou manutenção para seu aparelho de ar condicionado comercial, entre em contato conosco! Nossa equipe pode resolver qualquer problema ou necessidade de reparo ou fornecer uma inspeção abrangente para garantir que sua unidade esteja em boas condições de funcionamento.